Guarulhosweb
   

Prefeitura agenda 925 castrações de cães e gatos para junho

Redação Guarulhosweb    17/05/2018 09:41

 

Foram totalmente preenchidas nesta quarta-feira (16) as vagas para a próxima campanha de castração gratuita de cães e gatos da Prefeitura de Guarulhos. Um total de 925 procedimentos foi agendado, para machos e fêmeas das duas espécies, 125 a mais que o número previsto inicialmente.
 
As cirurgias serão realizadas nos próximos dias 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de junho, no Centro de Controle de Zoonoses, Bonsucesso (rua Santa Cruz do Descalvado, 420). O local tem capacidade para realizar 120 castrações por dia. Todos os animais atendidos também receberão vacina contra raiva, microchip com dados de identificação e o Registro Geral Animal (RGA), tudo sem custos aos responsáveis.
 
De acordo com o Departamento de Proteção Animal (DPAN), em breve mais vagas para castração gratuita de cães de gatos serão disponibilizadas pela Prefeitura.
 
 
Benefícios da castração
 
Procedimento rápido e seguro que deve ser realizado, preferencialmente, durante o primeiro ano de vida, a castração acaba com os períodos de cio, evitando crias indesejadas; reduz a agitação; e até elimina a necessidade de marcar território (fazer xixi por todos os cantos); suaviza o odor da urina; previne doenças comuns em cães e gatos idosos, como tumores, por exemplo, aumentando em ao menos cinco anos a expectativa de vida destes animais.
 
Mitos da castração
 
Castração faz o animal engordar: somente o fato de castrar não determina que o cão ou gato engordará ou se tornará obeso. Um animal saudável não engordará com a castração.
 
Fêmeas devem ter pelo menos uma cria antes da castração: Quanto mais cedo a fêmea for esterilizada, menor será a chance de ela desenvolver algum tipo de tumor. O ideal é que a esterilização ocorra antes do primeiro cio.
 
Castração faz o macho perder a masculinidade: machos castrados não se tornam “menos machos”.
 
 
 
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário