Guarulhosweb Guarulhosweb Rádio
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Guarulhos registra 54 quedas de árvores no primeiro semestre deste ano

Katia Russões    12/07/2018 16:18

 

A Prefeitura de Guarulhos recebe uma média de 250 solicitações mensais de serviços relacionados a fiscalização de árvores em diversas regiões do município, sendo que 70% dos pedidos são para remoções. Até esta quinta-feira, 12/07, foram registradas 54 quedas de árvores na cidade, sem vítimas.
 
Em 2017, a Prefeitura registrou a queda de 85 árvores por completo - este número não abrange quedas de galhos. Em janeiro deste ano, durante a temporada de chuvas, muitas pessoas encaminharam imagens ao GuarulhosWeb com árvores caídas em vias. No dia 11 de janeiro, o Corpo de Bombeiros recebeu nove chamados de queda de árvores na cidade.
 
O Departamento de Gestão e Implantação de Áreas de Lazer e Parques Urbanos – Divisão de Poda e Remoção é o responsável pelo serviço. Este ano foram realizadas 129 podas e remoções. Ao todo 26 funcionários, divididos em três equipes, sendo uma noturna trabalham no setor.
 
Ainda de acordo com a prefeitura, as fiscalizações ocorrem através de solicitações ou denúncias de munícipes e por constantes rondas e vistorias dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. Com relação as solicitações o departamento esclareceu que do total de remoções cerca de 70% dos pedidos não podem ser efetuadas. “Os munícipes solicitam remoções desnecessárias por não querer mais a árvore que, em muitas vezes, eles mesmos plantaram, ou por não ser de espécies adequadas para o local”, informa a administração.
 
Em abril deste ano, moradores da Avenida São Bento, na Vila Galvão, denunciaram o risco de queda de árvores plantadas dentro da Escola Estadual Homero Rubens de Sá. Várias solicitações teriam sido registradas junto a Secretaria de Meio Ambiente, que ainda não compareceu até o local. Após denúncia do GuarulhosWeb, a pasta esclareceu que encaminharia uma equipe até o local, porém, segundo moradores, nada foi feito. 
 
Para solicitar uma vistoria no local o munícipe se encaminhar até uma das Unidades do Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão. Somente após vistoria dos técnicos poderá ser feita a poda em árvores, que em áreas particulares é de responsabilidade do proprietário. A Secretaria salientou que podas ou remoções sem autorização é crime ambiental.
 
Para plantio correto acesse: www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/manual-de-arboriza%C3%A7%C3%A3o-urbana
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário