Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Parlamento da Índia derrota moção de desconfiança contra premiê Narendra Modi

Redação Guarulhosweb    20/07/2018 19:36

 


A Casa dos Povos, como é chamada a câmara baixa do Parlamento da Índia, debateu e derrotou nesta sexta-feira, por 325 votos a 126, a moção de desconfiança protocolada pela oposição contra o governo do primeiro-ministro Narendra Modi.

Enquanto os parlamentares debatiam o procedimento, agricultores marchavam em Nova Délhi exigindo o perdão de dívidas contraídas por meio de crédito rural e preços justos para seus produtos. Há anos, o setor agrícola na Índia enfrenta dificuldades em face de rendas cadentes.

Dentro da Casa Legislativa, a votação permitiu aos oposicionistas criticar o governo por faltar com o cumprimento de promessas feitas antes de assumir o mandato. O líder do partido Congresso Nacional Indiano, Rahul Gandhi, acusou a situação de criar apenas 400 mil novos empregos, uma fração dos 20 milhões prometidos para o período de um ano. O rebento da dinastia política Nehru-Gandhi alegou que Modi favorece grandes empresas em detrimento da população empobrecida.

Os ataques enraiveceram parlamentares da legenda do premiê, o nacionalista hindu Partido Bharatiya Janata (BJP, na sigla em inglês), levando a presidente da Casa, Sumitra Mahajan, a suspender os trâmites para acalmar os ânimos. Posteriormente, Gandhi retomou seu discurso e, ao encerrá-lo, caminhou de forma inesperada ao lugar em que Modi estava sentado, apertou-lhe as mãos e o abraçou.

Ainda assim, quando assumiu a fala, Modi acusou Gandhi de tentar derrubá-lo do posto de primeiro-ministro. "(A oposição) fez mau uso da provisão (que permite convocar moções de desconfiança) para desestabilizar este governo", disse, acrescentando que seus detratores sabiam não ter votos suficientes para derrotá-lo. (Associated Press)
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário