Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Cavalgada integra programação da Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso

Redação Guarulhosweb    23/08/2018 12:12

 

No próximo domingo (26), a partir das 8h, a Associação dos Cavaleiros de Guarulhos (ACG) promove a Cavalgada de romeiros durante a 277ª Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso. A tradicional atividade, cuja realização conta com o apoio da Prefeitura, integra a programação das comemorações à padroeira.
 
Tradição que se estende ao longo de quase trezentos anos de realização da Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, a Cavalgada é responsável pelo transporte da imagem de Nossa Senhora do ponto de partida, localizado no bairro Cidade Seródio, até o Santuário em Bonsucesso. De acordo com Leonardo Augusto Soares de Andrade, presidente da ACG, o objetivo da entidade é garantir o bem-estar dos cerca de 60 animais que participam do evento durante o trajeto de aproximadamente 10 quilômetros. 
 
“Sob o aspecto da integridade animal, nosso maior foco é conscientizar os cavaleiros, sobretudo os participantes da Cavalgada, sobre a importância de se manter a carteira de vacinação dos animais atualizada, além de fornecer a eles orientações específicas sobre a criação do animal e da legislação específica”, explica Leonardo ao evidenciar a Lei Municipal nº 7114, de 7 de janeiro de 2013, que “disciplina as ações de vigilância sanitária no âmbito do controle de zoonoses, controle das populações de animais e da promoção do bem-estar animal e tem por finalidade a proteção, a preservação e a promoção da saúde humana e animal”.
 
Suporte
Para assegurar condições ideais de participação dos cavalos na Cavalgada, Leonardo explica ainda que a ACG possui acompanhamento de um veterinário da entidade e carro de apoio, que monitoram os animais durante todo o percurso e se estão aptos para qualquer tipo de intervenção de auxílio, caso necessário. Os animais contam ainda com alimentação e hidratação adequadas durante o trajeto.
 
Além de toda a parte organizacional que envolve os cavaleiros, o Departamento Proteção Animal (DPAN), da Secretaria de Meio Ambiente, atua na fiscalização da documentação necessária para participação dos animais na Cavalgada, que tem a carteira de vacinação como pré-requisito essencial e sem a qual não é possível integrar o cortejo. 
 
“A fiscalização da documentação visa assegurar a participação de animais imunizados na Cavalgada e garantir a proteção e o bem-estar deles”, pontua Douglas Cardoso, chefe da divisão técnica de veterinária do DPAN.
 
De acordo com o DPAN, a tradição de realização da Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso extrapola os limites do munícipio de Guarulhos e reúne romeiros de outras regiões, como Arujá, Santa Isabel, Igaratá, Nazaré Paulista, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, entre outras. Contudo, é importante acentuar que apenas os animais cadastrados pela Associação dos Cavaleiros de Guarulhos, devidamente vacinados e com documentação em dia podem participar da Cavalgada.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário