Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Ensino Fundamental em Guarulhos supera meta estabelecida pelo Ideb para 2017

Foto: Sidnei Barros/PMG    04/09/2018 11:06

 

A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2017 foi superada em Guarulhos entre os alunos do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. Esta etapa alcançou 6,3 (em uma escala que vai de 0 a 10), quando a meta estipulada era de 5,9. Este dado do índice, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, 3/09, abrange a rede pública de ensino da cidade (federal, estadual e municipal).
 
Se levarmos em conta apenas a rede municipal, os números também são positivos no ensino fundamental. A meta do Ideb para 2017 (5,8) foi superada em 0,4 ponto, registrando 6,2.
 
No ensino médio, o índice em Guarulhos ficou abaixo da média estabelecida pelo Ideb: 4,7, quando o índice previa 5,1. Nesta etapa de ensino, Guarulhos não possui escolas municipais, apenas estaduais e federais.
 
“Apesar do crescimento observado em alguns estados e municípios, o país ainda está distante da meta projetada”, avalia o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Ideb, que é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.
 
O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desde a criação do indicador, em 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
 
(Com informações da Agência Brasil)
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário