Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Saiba quais são os benefícios da coleta seletiva em uma empresa

Redação Guarulhosweb    03/10/2018 11:50

 

Apesar de a reciclagem ser um assunto cada vez mais popular na mídia, na prática, ainda são poucos que realmente a praticam. Segundo pesquisa Ibope, 39% dos brasileiros não separa o lixo reciclável do orgânico e 76% não fazem qualquer tipo de separação. 
 
Por outro lado, 95% dos entrevistados acreditam que a coleta seletiva é importante — mesmo que apenas uma parte disso coloque a ideia em prática. Nesse assunto, as empresas têm papel fundamental de conscientização, além de terem muito a ganhar com essas medidas. 
 
As empresas que adotam medidas sustentáveis têm sido melhor vistas pelo mercado. Hoje em dia, há até quem só feche negócio com companhias ecofriendly. Portanto, vale a pena fazer parte desse movimento. Além disso, as empresas também podem obter retorno financeiro vendendo os resíduos que foram separados. 
 
Levando em consideração que grande parte dos materiais demoram para se decompor e o descarte irregular causa danos ao meio ambiente, quem incentiva a reciclagem está pensando no futuro do planeta. Por isso, as empresas que fazem a coleta garantem uma imagem positiva perante os colaboradores, os clientes e o próprio mercado. 
 
Mais do que um ato corriqueiro, a coleta seletiva ajuda a divulgar o conceito dos 3Rs da sustentabilidade. Reduzir é o ato de repensar o consumo e evitar a produção de lixo desnecessário, como por exemplo trocar a sacola plástica pela de pano. Reutilizar é outro termo importante, e consiste em aproveitar alguns materiais para outras funções, como as embalagens de vidro que podem ser usados novamente. Há ainda o R de reciclagem — que é a consequência direta da coleta seletiva. 
 
Quando a equipe estiver em sintonia quanto à sustentabilidade, ficará mais fácil adotar outros comportamentos que visem a diminuição de custos. Os copos plásticos, por exemplo, podem ser trocados por canecas plásticas. Além de economizar recursos, os empreendedores também estarão gerando menos resíduos.
 
O Brasil ainda tem um longo caminho a trilhar quando o assunto é reciclagem. Caso a prática fosse mais incentivada, as companhias que trabalham com isso se fortaleceriam e o país até poderia se destacar nesse segmento. Então, quem investe em coleta seletiva indiretamente está contribuindo com o aumento dos empregos gerados pelas empresas de reciclagem. 
 
Como implementar a coleta seletiva 
Antes de fazer a coleta seletiva, a empresa precisa fazer um estudo de viabilidade, para saber onde as lixeiras poderão ser colocadas e para onde o lixo será destinado. Também é importante verificar que tipo de resíduo é produzido na companhia e em qual quantidade. 
 
Para informar a equipe, vale marcar uma reunião e fazer informativos sobre como fazer a coleta seletiva. Todos devem estar cientes da importância de separar o lixo e qual o papel que cada um tem nisso.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário