Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Gol 1.6 com câmbio automático vai ao encontro do desejo do novo consumidor

Ernesto Zanon - Especial para o GuarulhosWeb    03/11/2018 11:28

 

Quando um dos carros considerados mais populares do Brasil ganha um câmbio automático de série, confirma-se uma tendência crescente no país: o tempo das transmissões manuais vai chegando ao fim. Sim, o Gol – veículo que se tornou sinônimo de economia, eficiência e preço baixo ao longo por quase quatro décadas – agora oferece câmbio automático de seis marchas e passa a atender o consumidor que busca mais conforto na direção, principalmente no trânsito urbano. O GuarulhosWeb avaliou um modelo MSI Automatic por 10 dias, quando pode destacar as qualidades deste modelo, que mantém a marca “pé-de-boi”, porém com alguns requintes de modernidade.  Por tudo que oferece, sai por R$ 58,9 mil. 
 
Já como versão 2019, o Gol automático conta com o motor 1.6l da família EA211, com até 120 cv (o mesmo utilizado no Polo MSI e no Virtus MSI). O câmbio automático de seis marchas, com conversor de torque, garante conforto e praticidade no trânsito, sem abrir mão da robustez e da eficiência na troca de marchas. A transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic – por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante multifuncional (opcional) – e também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida, para um comportamento mais dinâmico do veículo. 
 
O motor 1.6 MSI  tem potência máxima é de 120 cv com etanol e 110 cv com gasolina a 5.750 rpm. Segundo números da VW, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima (etanol). 
 
No visual, o Gol apresenta pequenas mudanças, quase imperceptíveis. Na parte frontal, o capô está mais elevado do que a versão anterior, com duas linhas que se conectam aos faróis maiores. O conjunto ótico é caracterizado por ser retangular e traz um recorte diferenciado do capô. Com a grade larga e alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô. O para-choque dianteiro conta com entradas de ar na parte inferior e linhas geométricas, bem definidas e de aspecto esportivo. Os faróis de neblina têm formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta. 
 
Por dentro, o Gol 2019 se apresenta mais moderno, mas não nega marcas características do modelo, sendo bem robusto e prático. O volante multifuncional, oferecido como opcional. O instrumento combinado (cluster) traz iluminação de LED, combinando com a iluminação do console central e do sistema de infotainment.
 
A evolução do Gol é percebida no número de equipamentos de série disponíveis, como ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico. A lista de equipamentos de conforto e conveniência é composta ainda pelo encosto do banco traseiro rebatível, desembaçador traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, tomada 12V no console central e para-sol com espelho para motorista e passageiro. Entre os itens de aparência, destaque para os para-choques pintados na cor do veículo, as rodas aro 15 (pneus 195/55 R15), antena de teto e faróis com máscara negra.
 
No quesito segurança, Gol tem de série freios ABS de última geração com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), dois airbags, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista, três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência)
 
Alguns opcionais – disponíveis no modelo avaliado - podem sofisticar o Gol. O pacote “Urban Completo” acrescenta aos modelos itens visuais e funcionais como rodas de liga leve de 15”, alarme keyless, chave tipo “canivete” com controle remoto, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto ninja e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, função tilt down (lado direito) e luzes indicadoras de direção integradas.
 
A função "tilt down” regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. O “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.
 
Há ainda como opcional neste pacote o sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, travamento elétrico das portas com controle remoto, para-sol com espelho iluminado, faróis duplos (exclusividade na categoria), farol de neblina, lanterna traseira escurecida, 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras, alças de segurança no teto e coluna de direção com ajuste de altura e distância.
 
Outro opcional disponível para os modelos Gol e Voyage 2019 é o “Interatividade Composition Touch” que traz o sistema de Infotainment com 4 alto-falantes, 2 tweeters e "I-System com Eco-Comfort" – computador de bordo e volante multifuncional com comando de sistema de som e do “I-System”.
O sistema Composition Touch conta ainda com entradas USB e para SD-card, conexão Bluetooth e permite conectividade por meio do App-connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink).
 
O sistema ‘Discover Media’ permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) com sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e possui uma entrada USB. Esse sistema de infotainment traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário