Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

União de profissionais pode amenizar impacto das fake news, diz professora ao GuarulhosWeb

Paulo Manso e Katia Russões    07/11/2018 18:06

 

O GuarulhosWeb é o veículo de comunicação local parceiro do projeto “Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News”. Na manhã desta quarta-feira, 7/11, o portal recebeu a jornalista Yara Verônica Ferreira, professora de Publicidade da Faculdade Anhanguera de Guarulhos. Para a especialista, as fake news não são novidade e a união de profissionais da comunicação pode amenizar os impactos sempre negativos das notícias falsas.
 
CONFIRA O VÍDEO:
 
 

Guarulhosweb TV

 
O projeto “Jornalismo em Movimento - Combate às Fake News” é uma iniciativa da DeMello Consultoria, Truckvan e Grupo Band Rádios e tem o patrocínio da Anhanguera Educacional por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura; apoio institucional da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e parceria da Comunicação Integrada, Boatos.org, Canaltech e UOL.
 
Uma carreta de cerca de 15 metros de comprimento percorrerá 4 regiões de São Paulo (Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo) e capital paulista no período de 6 de novembro a 16 de dezembro. Desde a última terça-feira, 6/11, até o domingo, 11/11, o GuarulhosWeb manterá uma redação itinerante na unidade móvel e fará entrevistas com profissionais de diversas áreas sobre o tema. A professora Yara Ferreira falou sobre como o assunto é abordado em sala de aula e qual é o papel dos veículos de comunicação para combater notícias falsas.
 
Ela falou sobre danos à imagem que uma fake news pode causar tanto para pessoas comuns, personalidades da mídia, políticos e também empresas, além da importância de debater o assunto no ambiente familiar e tratar a fake news como algo que precisa ser explorado também nas salas de aula e durante a grade de programação dos grandes veículos de comunicação.
 
A jornalista indicou alguns passos para identificar uma fake news: “É preciso prestar atenção nos detalhes. Já conhecemos os principais veículos de comunicação dentro do Brasil e temos como checar se eles existem ou não. Seria importante notar se há erros de português, geralmente as notícias começam com frases bombásticas que chamam a atenção e fazem com que as pessoas abram, além dos detalhes do formato da construção texto e a contextualização”, explicou.
 
Yara lembrou que as fake news sempre existiram, porém não haviam muitos veículos de comunicação como no cenário atual. Dentro da sala de aula a professora afirma que os alunos costumam levar notícias para serem discutidas.
 
A iniciativa de grandes grupos de comunicação, que criaram ferramentas para o combate às fake news, foi algo elogiado pela professora. Para o futuro a jornalista espera que a união de pessoas e projetos como os que surgiram com profissionais da comunicação para checar as informações devem estimular a checagem de notícias para evitar a disseminação das informações falsas.
 
O projeto ficará na cidade até o dia 11 de novembro, dentro do Bosque Maia. A ação é interativa e convida os frequentadores do parque a identificar as fake news através de quizzes e do jogo de escape “The Fake” (jogo de fuga com enigmas jornalísticos no qual o público precisa identificar as informações falsas e verdadeiras para escapar de uma redação que mistura o cenário do jornalismo antigo com atual).
 
Nesta quinta-feira, 8/11, o GuarulhosWeb conversará com a responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ermelinda Tomé. E com o jornalista Leandro Siqueira, assessor de comunicação da Truckvan e curador do projeto.
 
Entre as outras pautas confirmadas, destaque para “Mitos e Verdades sobre Ayrton Senna” no dia 9 de novembro, das 14h às 15h, com a participação de Paola Santilli, gerente executiva do Instituto Ayrton Senna; e para o bate papo do GuarulhosWeb com jornalista Thiago Kazu, professor da São Paulo Digital School.
 
No dia seguinte (10/11), o bate-papo será sobre Raul Seixas, com curiosidades contadas por Sylvio Passos, amigo do cantor baiano e fundador do Raul Rock Club, fã-clube oficial do Maluco Beleza, e pelo escritor Leonardo Mirio, autor do livro “Raul Nosso de Cada Um”. Esta conversa acontecerá das 16h às 17h.
 
As Rádios Bandeirantes e BandNews FM transmitirão alguns programas ao vivo direto da Unidade Móvel.
 
Depois de Guarulhos, a carreta segue para as cidades de Osasco, Taboão da Serra, São Bernardo do Campo e a capital.
 
Programação
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 19h
Os horários sofrerão alterações em dias de transmissão ao vivo do Grupo Band Rádios
 
6 A 11 DE NOVEMBRO
Cidade: Guarulhos
Local: Parque Bosque Maia
 
13 A 18 DE NOVEMBRO 
Cidade: Osasco
Local: Terminal de Trem – Estação Osasco
 
20 A 25 DE NOVEMBRO 
Cidade: Taboão da Serra
Local: Praça Nicola Vivilechio
 
27 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO 
Cidade: São Bernardo
Local: Praça da Matriz
 
04 A 16 DE DEZEMBRO (não haverá ação na segunda-feira, dia 10/12)
Cidade: São Paulo
Local: Largo da Batata
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário