Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Fake News levam à não vacinação e podem trazer sequelas e até o óbito de crianças

Paulo Manso e Katia Russões    08/11/2018 18:09

 

As fake news estão por toda a parte e afetam diversos setores da sociedade. As informações falsas sobre as campanhas de vacinação foi o tema do bate-papo do GuarulhosWeb com Ermelinda Antônia Tomé, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Ela esteve nesta quinta-feira, 8/11, na carreta do projeto “Jornalismo em Movimento - Combate às Fake News”, do qual o GuarulhosWeb é parceiro.
 
Ermelinda explicou que o país conseguiu receber o certificado de eliminação da circulação do vírus selvagem da poliomielite e do sarampo através das campanhas de vacinação, com ações desencadeadas em duas décadas. Porém, as notícias falsas têm dificultado o acesso da população mais vulnerável. “Essas falsas notícias estão levando a população a não comparecer nas campanhas e nas unidades básicas de saúde para vacinação de rotina das crianças. Este é um sério risco, porque se não tiver altas coberturas vacinais, as doenças podem ser reintroduzidas”, disse.
 
CONFIRA O VÍDEO:
 
 

Guarulhosweb TV

 
Para atingir as metas de vacinação, a Secretaria de Saúde tem realizado ações como abertura de Unidades Básicas de Saúde aos fins de semana e a massiva divulgação de campanhas. “Guarulhos historicamente apresentava altas coberturas vacinais. Nos últimoS anos não temos conseguido alcançar o mínimo de 95% da população”. Ermelinda lembra ainda que a meta é fundamental para impedir que o vírus volte a causar surtos e epidemias. “Isso pode gerar um acúmulo de crianças susceptíveis, crianças que não estão protegidas por estas doenças”, afirmou.
 
A especialista lembrou de um episódio recente, quando houve a corrida pela vacinação contra a febre amarela. Na época, a Secretaria de Saúde divulgou que a cidade não estaria na área de risco da doença e passou a vacinar a população próxima às áreas de mata do município. Após uma publicação no Facebook com uma lista de UBSs que estariam abertas “naquele final de semana”, porém sem data expressa no post, alguém copiou e redistribuiu depois com datas erradas, causando transtornos aos moradores que procuravam pelo serviço. “A população ficou desorientada e não sabia qual UBS estaria aberta. Tivemos que trabalhar massivamente postando nas nossas redes oficiais e recebendo a ajuda da imprensa local para colocar informações corretas”, lembrou.
 
As fake news também são alvos do Ministério da Saúde, que tem avançado no seu combate criando até um canal de comunicação com a população para tirar dúvidas. É possível acessar em http://portalms.saude.gov.br/ ou através do WhatsApp (61) 99289-4640. O município trabalha junto com o MS disponibilizando nas páginas oficiais da Prefeitura informações atualizadas sobre campanhas e ações da saúde.
 
No fim da entrevista, Ermelinda deixou um recado para a população: “Não compartilhem notícias falsas. Isso gera um dano importante para a sociedade. Existe um interesse nessa divulgação das notícias falsas. O dano das fake news no âmbito da saúde pode acarretar prejuízos, como no caso das vacinas: a não vacinação pode levar a sequelas e até ao óbito”, concluiu.
 
O Projeto Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News é uma iniciativa da DeMello Consultoria, Truckvan e Grupo Band Rádios e conta com patrocínio da Anhanguera Educacional por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Apoio institucional da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e parceria da Comunicação Integrada,Boatos.org, Canaltech e UOL. Após estacionar em Guarulhos a carreta segue para as cidades de Osasco, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo e São Paulo.
 
Programação
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 19h
Os horários sofrerão alterações em dias de transmissão ao vivo do Grupo Band Rádios
 
6 A 11 DE NOVEMBRO
Cidade: Guarulhos
Local: Parque Bosque Maia
 
13 A 18 DE NOVEMBRO 
Cidade: Osasco
Local: Entrada do Super Shopping Osasco 
 
20 A 25 DE NOVEMBRO 
Cidade: Taboão da Serra
Local: Praça Nicola Vivilechio
 
27 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO 
Cidade: São Bernardo
Local: Praça da Matriz
 
04 A 16 DE DEZEMBRO (não haverá ação na segunda-feira, dia 10/12)
Cidade: São Paulo
Local: Largo da Batata
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário