Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Procon ganha unidades em Cumbica e Vila Galvão e planeja ações itinerantes

Redação Guarulhosweb    30/11/2018 16:56

 

Com unidades de atendimento no Centro, nos Pimentas e no São João, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) ganhará mais duas sedes no próximo ano. A população dos bairros Cumbica e Vila Galvão são os beneficiados com a medida, anunciada pela coordenadora, Vera Lucia Gomes, durante audiência pública referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (29) na Câmara Municipal de Guarulhos.
 
No pacote de projetos da Coordenadoria consta ainda a realização de ações itinerantes, com veículo próprio. “Guarulhos é uma cidade muito grande e precisamos atingir os bairros mais periféricos, permitindo que a população local possa fazer denúncias e ser orientada sobre seus direitos como consumidor”, justificou a coordenadora.
 
Para 2019, o Procon tem um orçamento estimado em R$ 2.302.000,00, sendo R$ 50.000,00 para custeio, ficando o restante para cobrir a folha de pagamento. “É o dobro do previsto para 2018, mesmo assim, pedimos mais funcionários para nos ajudar, pois com o quadro atual não conseguimos dar conta da demanda nem ampliar nosso atendimento”, explicou Vera, lembrando que a Coordenadoria conta com 35 funcionários.
 
Entre as ações que compõem o dia a dia do Procon estão atendimento, análise, apuração e intervenção a denúncias, divulgação e educação sobre direitos e hábitos de consumo, distribuição de materiais informativos, operação do disque-denúncia (tel. 151), fiscalização de práticas abusivas do comércio, realização de reuniões com empresas e audiências conciliatórias, além de operações de fiscalização.
 
Segundo Vera Lucia, o Procon recebeu neste ano, até novembro, 7.947 denúncias relacionadas a serviços de empresas privadas, financeiras, sobre produtos com defeito, telefonia, saúde e fornecedores de alimentos, com 70% das reclamações atendidas. “O aeroporto em Cumbica também está na nossa lista de fiscalização, temos atendido denúncias de formação de cartel de restaurantes e lanchonetes, principalmente”, contou a coordenadora.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário