Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

1ª Virada Inclusiva emociona público no Bosque Maia

Foto: Andréa Bastos Grandeze/PMG    04/12/2018 08:16

 

Em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta segunda-feira (3), a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos, coordenou a 1ª Virada Inclusiva de Guarulhos, realizada no sábado (1), no Bosque Maia. O evento mobilizou parceiros e voluntários da SAI, que contribuíram para que as atividades obtivessem êxito. 
 
Com o objetivo de estimular a interação de pessoas com e sem deficiência em atividades culturais, esportivas, educativas e de lazer, a Virada Cultural contou com apresentações que emocionaram o público. Por meio da dança, música em libras, interação cultural e artística, atividade esportiva, exposição fotográfica, circuito acessível e adaptado, teatro interativo, entre outras, o público acompanhou as habilidades e superações de pessoas com diversos tipos de deficiências. 
 
A Virada Inclusiva é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que desde 2010 trabalha na busca de uma sociedade inclusiva para todos. A ação que já havia sido incorporada por diversos municípios, chegou pela primeira vez em Guarulhos.
 
O subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, agradeceu a todos os patrocinadores e voluntários que tornaram possível a realização desse sonho antigo. “Já existe há nove anos no Estado de São Paulo e essa edição ocorreu em 77 municípios, incluindo Guarulhos. A Virada Inclusiva é a demonstração real de que uma pessoa com deficiência pode estar onde ela quiser”, disse Messias.
 
Destaques
O grupo de dança da Instituição Alan Kardec Alice Pereira/ IAKAP abriu as atividades da 1ª Virada Inclusiva, seguida do Desfile Inclusivo da Superação com reabilitados do CER II da Secretaria de Saúde. Cada participante desfilou com uma placa que traduziu seu sentimento em relação a vida e, ao final, todos cantaram a música “É preciso saber viver”, composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
 
A programação, apresentada por Kássia Franco, incluiu ainda Teatro Interativo Clown, com a equipe "Anjos do Sorriso"; Coral do Movimento Interativo Elaine Richter – Escola São Judas; Big Band Inclusiva "Música do Silêncio", sob a regência do maestro Fábio Bonvenuto, do Projeto Cemear da Secretaria de Cultura; Dança e Diversão, com Lucas Lima da Casas André Luiz; Música em Libras, do Instituto Mãos que Cantam; Zumba e Mexe Fitness, com a Youfit Academia; Bateria Escola de Samba Superação, da Casas de David; e a dupla sertaneja Kleber & Alê.
 
O público também prestigiou atividades como capoeira, dominó inclusivo, Roda de Música e Dança, Exposição Fotográfica, Projeto Clarear Guarulhos; Bike Sem Barreiras, UnG/Univeritas; Reconhecendo os Resíduos, Projeto Lixo Zero da Secretaria de Serviços Públicos; Atividade Esportiva e Fotográfica, pela Minha Down é Up!; Interação Artística e Cultural do Instituto Patrícia Marques; Pintural Facial e outras interações da Central do Voluntariado; Comunicação Acessível (Libras e Audiodescrição); e Circuito Adaptado: Oficina dos Sentidos, Caminhada de Trilha Acessível e Visita Monitorada ao Orquidário; Educadores Ambientais CEA – Bosque Maia, da Secretaria do Meio Ambiente.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário