Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Gabriela Kapim faz palestra sobre alimentação infantil na Bienal do Livro

Fotos: Nícollas Ornellas/PMG    05/12/2018 12:09

 

A nutricionista Gabriela Kapim, referência em alimentação infantil e apresentadora do programa da GNT “Socorro! Meu Filho Come Mal” prendeu a atenção de pais e filhos no auditório principal da Bienal do Livro de Guarulhos “Páginas que Conectam”, na noite desta terça-feira (4), no Parque Linear Transguarulhense.
 
O tema da palestra, que também dá nome ao seu último livro publicado, é de grande interesse de pais em busca de soluções para “botar” ordem à mesa. Em um bate-papo franco, direto e sem passar a mão na cabeça de quem faz tudo errado na hora de se alimentar, a nutricionista defende os cinco mandamentos fundamentais para uma alimentação saudável, sem os quais torna-se impossível vencer o quadro de obesidade e desnutrição infantil que hoje abarca milhares de crianças em todo o país.
 
“Se a atitude dos adultos não mudar, as crianças não vão compreender que é preciso comer outros alimentos além de arroz e nuggets, macarrão e ovo”, observa Kapim, lembrando aos pais que assim como as crianças estão em fase de desenvolvimento, os adultos também devem cuidar de seu processo de envelhecimento.
 
Em seus estudos, Gabriela Kapim também observou forte relação entre a falta de organização, limites e educação com os hábitos alimentares praticados em muitos lares e que encontram respaldo negativo no comportamento dos próprios adultos. “Se o adulto não der exemplos de hábitos alimentares saudáveis para as crianças, elas não vão compreender por si só o motivo pelo qual devem comer determinados alimentos”, reforça. Ela ainda observa que as crianças aprendem muito mais rápido do que imaginamos, quando incorporam bons hábitos.
 
Longe da TV, Kapim tem o mesmo jeito animado com o qual lida com as crianças em seu programa e essa característica foi fundamental para uma gostosa interação com o público da Bienal. Foi a partir daí que ela conseguiu elencar os famigerados cinco mandamentos da alimentação infantil: Comer sentado à mesa; comer sem distrações eletrônicas; comer sozinho e fazer o próprio prato; ter cinco cores no prato e experimentar novos alimentos. 
 
De acordo com a nutricionista, quanto mais autonomia e responsabilidade, melhor as crianças vão entender que são parte de seu próprio desenvolvimento. Contudo, Gabriela Kapim dá um alerta aos pais: “É nossa a responsabilidade de oferecer às crianças, dentro de nossas possibilidades, tudo o que elas precisam para seu amplo desenvolvimento”. 
 
Programação
Um dos grandes destaques da programação desta quarta-feira, 5, o lançamento da Revista da Academia Guarulhense de Letras, acontece às 18h, no Auditório 2 – O Menino Maluquinho. Logo mais às 20h, o professor e escritor Marcos Nakagawa, autor do livro “101 dias de ações sustentáveis”, apresenta palestra no Auditório 1 – O Pequeno Príncipe. 
 
No período da tarde, às 14h, acontece bate-papo com Sunny, autor de Contos Africanos, no Auditório 3 – Dom Quixote. O escritor Fábio Sgroi participa de sessão de autógrafos, às 15h30, sobre seu livro “Um sonho de passarinho”, no Auditório 3 – Dom Quixote. Às 17h, os visitantes da Bienal conferem a palestra “A.A. e seu trabalho com dependência alcoólica”, oferecida pela equipe da entidade Alcoólicos Anônimos, no Auditório 3 – Dom Quixote. 
 
No início da noite, às 18h, Gaspar Z’África Brasil apresenta a palestra “Nômade”, no Auditório 3 – Dom Quixote; e às 18h30, acontece bate-papo e sessão de autógrafos com Amailton Magno Azevedo e Danilo Luiz Marques, autores dos livros “Sambas, Quintais e Arranha Céus: as micro-áfricas em São Paulo” e “Sobrevivendo e resistindo”, no Auditório 1 – O Pequeno Príncipe.
 
A Bienal do Livro de Guarulhos tem como tema “Páginas que Conectam” e acontece até o dia 9 de dezembro no Parque Linear Transguarulhense, no Parque Continental.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário