Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Carlos Alberto Fernandes - Consultoria: Sucesso com planejamento estratégico

Redação Guarulhosweb    07/02/2019 13:59

 

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado aos seus planos e objetivos que têm relação com os cenários internos e externos. Planejar pode parecer simples, porém, se não o fizer com expertise, pode-se interromper o processo da obtenção do sucesso.
 
Recentemente vivemos alguns anos com momentos de dificuldades econômicas no país e, em tempos assim, os empresários acabam perdendo o foco de seu negócio para dedicarem-se a atividades de gestão que não são sua especialidade. Eles decidem atuar em áreas financeiras, contábeis, tributárias, jurídicas, entre outras, com o objetivo de resolver seus problemas.
 
Essa perda de foco faz com que os negócios sejam abalados. Por exemplo, um empresário produz equipamentos e sua especialidade é a operação fabril e vendas. Se ele abre mão dessa especialidade para dedicar-se a outras áreas, devido a alguma deficiência no processo transacional, certamente haverá uma perda de produção e/ou nas vendas por falta de controle do foco do seu negócio.
 
Todo empresário precisa conhecer alguns motivos que o levam a contratar uma consultoria externa: dificuldades em saber fazer um diagnóstico – seja por falta de tempo ou de pessoal - para identificar problemas ou como resolvê-los; não possuir profissionais disponíveis e com dedicação plena para atender a urgência; ou por causa de medidas que possam causar impactos não populares diante de sua equipe, com isso, desgastando o relacionamento entre empresa e colaboradores.
 
Entre os benefícios, uma consultoria externa pode colaborar positivamente na gestão de temas como, por exemplo, aumento da participação e potencialidades do mercado; valorização do capital humano; retenção de talentos; aumento da rentabilidade empresarial; acompanhamento de indicadores de performance; acompanhamento de demandas repentinas; crescimento das vendas; redirecionamento das estratégias ineficientes; workshops de capacitação de equipe – utilizando temas em sintonia com as necessidades da empresa; entre outros.
 
2019 é um ano que se inicia positivamente para os empresários brasileiros. Há um contágio de otimismo em todos os segmentos, o que é bom. Porém, a acreditação num momento econômico positivo, tem de vir acompanhada de boas análises, planejamentos estratégicos e objetivos bem definidos para futuros investimentos. 
 
Nosso conselho é que todo empresário faça um diagnóstico de seu negócio com um consultor empresarial para uma análise imparcial com o objetivo de identificar gastos desnecessários, vícios ou oportunidades que não são aproveitadas para o crescimento sustentável de sua corporação.
 
Tenho percebido ao longo destes anos, que os processos das empresas poderiam ser muito mais produtivos e a lucratividade muito maior, mesmo com a influência dos fatores externos, político e econômico que temos experimentando recentemente. Desejo sucesso aos empresários neste ano que ainda está no início.
 
Carlos Alberto Fernandes é CEO e sócio-diretor do Grupo Marca, consultor sênior da Lean Enterprise e da Six Sigma Black Belt.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Marcelo Tenório 07/02/2019 22:14

    Eng.

    Muito bem apresentado o cenário atual de falta de foco e clareza nas decisões dos empresários que resultaram no fechamento de várias empresas e negócios durante o período de recesso, deixando de garantir o melhor resultado por falta de análises especializadas e imparciais sobre os pontos críticos.

Insira um comentário