Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Mais velho de 4 irmãos, jovem encontra emprego rápido após curso do Acessuas Trabalho

Foto: Sidnei Barros/PMG    08/02/2019 14:56

 

Conseguir uma colocação em uma empresa é o desejo de todo jovem como Denny Vitor da Silva Ferreira, de 17 anos, morador do Jardim Belvedere. Por meio do Programa Acessuas Trabalho, ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), ele foi encaminhado para a escola Natasha Franco Vieira Educação Profissional, parceira da Prefeitura de Guarulhos, na qual fez curso de Empregabilidade e foi contratado por uma transportadora como Jovem Aprendiz, em agosto passado.
 
Filho mais velho de uma família de quatro irmãos, Denny disse que tudo aconteceu muito rápido. “Me inscrevi no Acessuas, no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), e me encaminharam para o curso. Fiz três entrevistas e uma deu certo. Comecei a trabalhar na transportadora como Jovem Aprendiz”, afirmou o adolescente.
 
Sua rotina diária inclui o trabalho pela manhã quatro vezes por semana, já que às quintas-feiras ele frequenta aula do programa Jovem Aprendiz até as 13h30, na escola Natasha. À tarde, auxilia a mãe com o cuidado dos irmãos e da casa e, à noite, cursa o último ano do ensino médio.
 
As aulas do mundo do trabalho, segundo Denny, o auxiliaram muito. “Era muito tímido e aprendi como me apresentar, me comportar na empresa e a importância de ser organizado, entre outras coisas”, revelou.
 
O jovem adiantou alguns de seus projetos. “Se eu for efetivado, pretendo fazer faculdade de Logística. Meu sonho era cursar Engenharia Civil, porque gosto de construção. Já ajudei a construir casas de alvenaria de algumas amigas de minha mãe e gostei muito. Até fiz uma cama de alvenaria e um closet para ela”, contou o estudante.
 
Para o secretário da SDAS, Alex Viterale, o Acessuas Trabalho possibilita oportunidade aos que estão em situação de vulnerabilidade social. “O Acessuas trabalho se consolida em um conjunto de ações, articulação, políticas públicas de trabalho, emprego, renda, mobilização e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, para acesso a oportunidades a políticas afetas ao trabalho e emprego. A implementação no município visa, além de empregabilidade, resgatar os indivíduos que se encontram fragilizados com a falta de emprego”, destacou o gestor.
 
A importância da preparação do jovem para o primeiro emprego foi abordado pela diretora da escola, Marisa Fumanti. “O curso prepara o aluno que entra na empresa com noção do que é uma corporação. A transformação que se opera nele é maravilhosa, porque aprende a se relacionar, se comprometer, passa a ter noção de disciplina e de respeito a si mesmo e ao próximo. Estas são algumas coisas que trabalhamos muito aqui”, afirmou Marisa.
 
Acessuas Trabalho
O objetivo do Acessuas Trabalho é dar autonomia às famílias em situação de vulnerabilidade social e usuárias da Política de Assistência Social por meio da integração ao mundo do trabalho. Para participar, é necessário que a família seja acompanhada pelo CRAS - Centro de Referência da Assistência Social e esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
 
Desde abril do ano passado, quando a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social retomou o Programa Acessuas Trabalho, foram realizados 1.427 atendimentos, que resultaram em oficinas e cursos de qualificação profissional com 255 participantes, outros 42 foram encaminhados às oficinas de aprendizagem do Programa Jovens Aprendiz e 10, inseridos no mercado de trabalho.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário