Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Participação popular marca as pré-conferências da Pessoa Idosa em Guarulhos

Redação Guarulhosweb    21/02/2019 17:16

 

As pré-conferências dos Direitos da Pessoa Idosa de Guarulhos foram encerradas nesta quinta-feira (21) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Sítio dos Morros. Ao todo foram realizados três encontros promovidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) com apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS). 
 
O objetivo da iniciativa é a preparação da população para a 6ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Guarulhos – 2019 “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas”, marcada para os dias 26 e 27 de março, no Salão de Artes do Adamastor Centro. Até o dia 21 de março, interessados podem se credenciar para participar da Conferência, acessando o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScyhQYryWEtVmVe74omDvNNk2tSdr8qAdQ3KPgFM6KXTvps_Q/viewform.
 
A secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), Claudia Papotto, considerou positiva a participação da população. “O encontro no Sítio dos Morros foi muito bom e produtivo, principalmente no envolvimento dos participantes na discussão dos eixos saúde, cultura, esporte e lazer”, disse a gestora. Ela destacou ainda o valor de as demandas serem levantadas pelo segmento da pessoa idosa. “Além de serem necessárias para que conheçamos a real situação da população, as propostas são formuladas pela própria comunidade o que é muito positivo para o avanço da construção de políticas públicas para a pessoa idosa. Estou ansiosa para a 6ª Conferência Municipal, quando serão apresentadas as propostas e escolhidas as que serão encaminhadas à Conferência Estadual”, explicou Claudia.
 
Já o presidente do CMDPI, Claudio Sebastião Favatto, lembrou que na Conferência Municipal serão escolhidos os representantes para a etapa estadual. “Vamos eleger sete representantes, os quais irão levar o que a comunidade considera mais relevante para a Conferência Estadual em agosto. Nas três pré-conferências conseguimos catalogar várias demandas boas das quais pretendemos tirar pelo menos 14 demandas de cada eixo para a Conferência Estadual”, afirmou Favatto.
 
Entre os eixos norteadores da Conferência Municipal estão: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, com subeixos Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos: Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.
 
As pré-conferências contaram também com a participação do subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, representantes da sociedade civil, gestores e idosos.
 
Serviço
6ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Guarulhos – 2019 “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas”
Dias 26, das 19 às 21 horas - Abertura
 27 de março, das 8 às 17 horas – Discussão de Eixos e Plenária
Local: Salão de Artes do Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 721, Macedo)
Inscrições até 21 de março pela internet: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScyhQYryWEtVmVe74omDvNNk2tSdr8qAdQ3KPgFM6KXTvps_Q/viewform
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário