Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Guarulhos ganha o 2º Serviço de Acolhimento Masculino, no Residencial Bambi

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG    13/03/2019 16:52

 

O prefeito Guti inaugurou oficialmente nesta quarta-feira (13) o Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Parque Residencial Bambi, com 80 vagas destinadas a adultos do sexo masculino em situação de rua. Trata-se de um serviço de execução indireta, parceria da administração municipal com a organização da sociedade civil Núcleo Batuíra, selecionada através de edital de chamamento público da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) no segundo semestre de 2018. Este é o segundo serviço no município que já conta com uma unidade no Taboão, entregue em 2017, porém executado de forma direta.
 
O prefeito Guti salientou o compromisso da administração com os mais necessitados. “É um privilégio estar aqui hoje inaugurando este serviço essencial para o município. O que move o governo é atender quem mais precisa. As pessoas assistidas aqui e que estavam em situação de vulnerabilidade, com o acolhimento, não tenho dúvida nenhuma, e com o trabalho duro e vontade, chegarão aonde querem. Basta acreditar. O município acredita nessas pessoas em situação de vulnerabilidade. E é um orgulho ter como parceira o Núcleo Batuíra, uma entidade que trabalha sério e faz as coisas acontecerem. Não tenho dúvida de que o trabalho será executado da melhor forma possível. Estamos fazendo melhor e com mais qualidade: mais com menos. Isto é eficiência de gestão no serviço público”, afirmou o prefeito.
 
A instalação do serviço, que funciona 24 horas, atende as normas do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), de acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale. “Temos dois Serviços de Acolhimento Institucional Adulto Masculino que atendem as recomendações do MDS. Este espaço funciona 24 horas e irá resgatar a integridade e promover a reinserção social dos assistidos, oferecendo atividades e cursos de capacitação para a inserção no mercado de trabalho”, explicou Viterale.   
                                                                                                                                                                                      
A vocação do Núcleo Batuíra foi destacada pela sua presidente, Ana Lúcia Silva. “Quando fomos chamados para este trabalho, ficamos bem felizes porque a ideia do Núcleo Batuíra é a promoção à família. Os assistidos estavam em situação de rua – e qualquer um de nós pode ficar com a dificuldade que vive nosso país. Aqui os assistidos têm um lar”, disse Ana Lúcia.
 
Para a secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, o serviço irá possibilitar a reinserção social do assistido. “Com este serviço poderemos atender com mais dignidade a população que se encontra em situação de rua, possibilitando oportunidade de reinserção na sociedade”, disse a gestora.
 
Serviço de Acolhimento Institucional Masculino Adulto 
O equipamento irá atender a este público específico, promovendo atividades direcionadas para o desenvolvimento dos usuários para sua ressocialização e fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares. Os assistidos contarão com atendimento técnico e encaminhamentos a serviços da rede socioassistencial, bem como terão acesso às políticas públicas que contribuam para sua autonomia, reinserção social e proteção às situações de vulnerabilidade. Os encaminhamentos para o serviço serão realizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.
 
O espaço conta com amplo salão de convivência, horta, banheiros equipados com chuveiros, quartos para até quatro conviventes, refeições completas diárias, salas próprias para atendimento técnico e orientação individual, assim como atividades de desenvolvimento social em grupo. A limpeza e manutenção do equipamento, desde a arrumação da cama, cuidados com o quarto e roupas, horta até a pintura, ficam a cargo do usuário.
 
Por meio de parceria com a Associação Paulista de Supermercados (APA), estão previstos cursos de culinária do projeto Nova Chance, visando à capacitação para o mercado de trabalho.
 
Serviço
Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Parque Residencial Bambi
Rua Rua Gerânio, 355 
Informações: Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – tel.: 2087-7400.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário