Guarulhosweb
Guarulhosweb

Guarulhos lidera rede de cidades preocupadas com a inovação e avança com agenda nacional

Redação Guarulhosweb    21/03/2019 23:14

 

Aconteceu nesta quinta-feira, 21/03, a abertura da 2ª edição do Smart City Expo Curitiba, na capital paranaense. O evento é a edição brasileira ligada ao Smart City Expo World Congress e é palco de debates de soluções e oportunidades para as cidades e os desafios para torná-las efetivamente inteligentes. Cerca de 6 mil pessoas são esperadas nos dois dias de evento, inclusive com visitantes de 25 cidades do exterior.
 
Durante a abertura, foi realizada a segunda reunião de trabalho do Fórum InovaCidades, criado a partir da parceria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Instituto Arapyaú. O secretário municipal da SDCETI de Guarulhos, Rodrigo Barros, é o presidente do Fórum, que tem o papel de debater e fortalecer a política de ciência, tecnologia e inovação no país, discutindo os principais desafios dos municípios.
 
“Guarulhos tem a oportunidade de liderar uma rede de secretários de inovação das grandes cidades brasileiras, muitas delas capitais, preocupados com políticas públicas voltadas a soluções tecnológicas. Estamos formulando uma agenda positiva que vai colocar esse grupo de gestores em conselhos de ministérios e até mesmo em audiências com a presidência da República”, explicou Barros ao GuarulhosWeb. Nesta sexta-feira, o prefeito Guti estará em Curitiba para uma palestra no evento.
 
A pauta de trabalho do InovaCidades para 2019 foi dividida em 3 eixos estratégicos: Ambientes de Inovação (que abordará políticas e regulamentações estruturantes da inovação nas cidades); Soluções Inovadoras (que tratará dos projetos inovadores voltados à soluções locais, implementados por cidades e parceiros); e Governança e Planejamento (que abordará a governança de políticas públicas e planejamento de longo prazo nas cidades, tendo a inovação como principal condutor da agenda).
 
Foi definida a estrutura de governança do Fórum, que será constituída, além do presidente Rodrigo Barros, por 5 vice-presidências temáticas, muitas delas já com seus representantes definidos: Relações Institucionais (a confirmar), Soluções Inovadoras (Cris Alessi, de Curitiba), Ambientes de Inovação (Guilherme Calheiros, de Recife), Governança e Planejamento (a confirmar) e Desenvolvimento Regional (José Lages, de Maceió).
 
Esta vice-presidência terá sob sua governança uma diretoria regional para cada uma das regiões nacionais, sendo o diretor Regional Norte (Eduardo Mantoan, de Palmas), Sul (a confirmar), Sudeste (a confirmar), Centro Oeste (a confirmar) e Nordeste (Michel Araújo, de Juazeiro do Norte). O secretário-executivo é Marcelo Cabral, do Instituto Arapyaú.
 
Na próxima segunda-feira, 25/03, o Fórum fará a apresentação dessa pauta e governança aos prefeitos de todo Brasil por meio de sua VP de Soluções Inovadoras, Cris Alessi, durante a 75ª Reunião Geral da FNP, em Brasília.
 
“A atuação do InovaCidades será muito importante para colocar a inovação nas cidades em evidência junto aos prefeitos da FNP e de todo o Brasil, como já foi possível fazer em Guarulhos em conjunto e com a confiança do prefeito Guti. Essa atuação também vai permitir a promoção da pauta de inovação dos municípios nas principais instâncias regionais, nacionais e internacionais de tomada de decisão”, completou Barros.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário