Guarulhosweb
Guarulhosweb

Professoras da Prefeitura participam do 3º Festival de Invenção e Criatividade

Redação Guarulhosweb    25/03/2019 15:28

 

As professoras da Prefeitura de Guarulhos, Renata Ferreira, da EPG Casimiro de Abreu, e Rosana Bononi, da EPG Inez Rizzato, participaram da 3ª Edição do Festival de Invenção e Criatividade (FIC), realizado entre 19 e 21 de março na USP, em São Paulo. O evento objetiva divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais.  
 
Os trabalhos das educadoras foram selecionados por atenderem  requisitos do festival como criatividade, interatividade e inovação na abordagem do conteúdo em sala de aula. Ambas as professoras desenvolveram seus projetos utilizando materiais de baixo custo e também elementos tecnológicos.
 
A professora Renata Ferreira compartilhou a experiência intitulada “Como eu sou por dentro” com os alunos do estágio I, que têm idade entre 4 e 5 anos. O objetivo foi solucionar as dúvidas dos alunos sobre a estrutura interna do corpo humano. Com muita criatividade e mão na massa, a professora aproveitou um avental, normalmente utilizado nas aulas de artes, e LEDs (dispositivos capazes de emitir luz) coloridos para confeccionar “O avental dos órgãos”, que permite que as crianças interajam enquanto identificam cada parte estudada.
 
Já a professora Rosana Bononi apresentou o resultado do projeto sobre os usos das engrenagens em nosso cotidiano, elaborado com os alunos do 4º ano (9 e 10 anos). Também motivada pela curiosidade dos estudantes, a Rosana trabalhou com o recurso LEGO e materiais recicláveis para incentivar os alunos a produzirem outros objetos. Em decorrência deste processo de aprendizagem, foram criados coletivamente diversos recursos, dentre eles um robô articulado que acende os olhos como resultado do movimento, por conta do uso de LED e bateria.
 
Os projetos apresentados na 3ª FIC foram desenvolvidos no curso Professor que Inova oferecido pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), em parceria com a Escola de Administração Pública (ESAP). Neste espaço formativo os participantes refletem sobre o uso das tecnologias para o desenvolvimento de projetos desenvolvidos em sala de aula, contemplando as competências exigidas para a formação do cidadão do século XXI. Para conhecer mais sobre o evento acesse: http://www.ficmaker.org.br/2019/.
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário