Guarulhosweb
Guarulhosweb

Sesc Guarulhos contará com conjunto aquático, clínica odontológica e outros espaços

Foto: Taba Benedicto    12/04/2019 10:12

 

A cidade de Guarulhos ganhará a sua unidade do Sesc. No sábado, 11/05, a partir das 10h, será inaugurado o Sesc Guarulhos. Localizado no bairro Jardim Flor do Campo, o novo centro cultural, esportivo e de convivência da instituição contará com uma área total construída de 34,2 mil m².
 
Com expectativa de receber 4.000 pessoas por dia, o Sesc Guarulhos oferecerá à população diversos equipamentos presentes nas unidades do Sesc no estado. Entre eles estão teatro com 349 lugares, ginásio poliesportivo, campo de grama sintética, quadra poliesportiva, quadra de tênis, centro de educação ambiental, biblioteca, centro de música, área de exposição, espaço de brincar, sala de ginástica, espaço de tecnologias e artes, clínica odontológica, conjunto aquático com piscina semiolímpica coberta e piscinas descobertas adulto e infantil, entre outros espaços.
 
Para abrigar essa gama de equipamentos, a edificação da nova unidade foi construída em três pavimentos, respeitando as questões socioambientais da cidade e priorizando a acessibilidade Universal, além do subsolo para estacionamento.
 
O diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, afirma que “a inauguração do Sesc em Guarulhos amplia a capacidade de atendimento para oferecer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e ao público em geral a oportunidade de desfrutar de uma série de programas e atividades que proporcionam o aprendizado, o encontro e o diálogo. A entrega de um novo equipamento à população reafirma o compromisso da instituição em ser promotora do bem-estar coletivo nas comunidades em que atua, e também facilitadora do acesso de todos à vivência plena da dinâmica cultural de sua cidade e região”.
 
Encontro - Por conta de sua localização estratégica, essa nova unidade já nasce com vocação para ser um ponto de encontro de toda a região – não apenas dos moradores de Guarulhos – mas também da população dos munícipios vizinhos e dos bairros próximos, nas zonas norte e leste de São Paulo, oferecendo uma programação diversificada que estimula a autonomia e o desenvolvimento humano, proposta do Sesc SP nas suas 44 unidades do Estado.
 
Unidade sustentável – Entre os exemplos da construção sustentável do Sesc Guarulhos está uma  estação de tratamento de esgoto, cobertura verde e placas solares para aquecimento da água da piscina e dos chuveiros, além do reaproveitamento do calor residual do sistema de ar-condicionado também para o aquecimento da água.
 
A obra segue padrões de conservação ambiental dentro dos parâmetros definidos pelo Selo LEED Categoria Gold, concedido a construções sustentáveis, e a Certificação de Eficiência Energética (Selo Procel), que atesta a eficiência energética da construção.
 
Os espaços da nova unidade
 
Parque Aquático
Piscina semiolímpica (coberta e aquecida), piscinas descobertas adulto e infantil e solário. O Programa de Atividades Aquáticas conta com cursos regulares que incentivam a autonomia no meio líquido, a iniciação, aprendizagem e desenvolvimento da natação e o contato com os esportes e outras atividades aquáticas. É necessário ser credenciado e estar com o exame dermatológico válido para frequentar as piscinas.
 
Teatro
Com 349 lugares, o teatro é o espaço principal para os espetáculos das artes cênicas, música e exibições de filmes. Sediará também seminários, bate-papos, palestras e cursos. A programação busca contemplar a diversidade da produção cultural nacional e internacional, proporcionando acesso aos mais variados públicos.
 
Centro de Música
Para quem conhece música ou sempre sonhou em se aproximar do fazer musical, o Centro de Música oferece cursos, oficinas, vivências, residências e experimentações lúdicas acerca do universo sonoro. São dez estúdios individuais e 4 salas para práticas coletivas com programação para todas as idades.
 
Espaço de Exposições
Espaço com 350 m² onde serão realizadas exposições de artes de diferentes estilos. Em seu Programa de Artes Visuais, o Sesc tem um Acervo de Arte Brasileira que está disponível nas unidades.
 
Biblioteca
Cerca de cinco mil títulos entre livros, jornais e revistas estarão disponíveis para empréstimo e também acessíveis com equipamentos para leitores com deficiência visual total ou parcial. O incentivo à prática da leitura e à formação de novos leitores se dará ainda pela programação que promove encontros com escritores, narrações de histórias, cursos e oficinas de criação literária, além de espetáculos de literatura e música.
 
Comedoria e Café do Teatro
Ambiente que favorece o convívio, onde é possível saborear refeições, salgados, sanduíches, saladas, frutas, doces, sorvetes e bebidas a preços acessíveis e que valorizam ingredientes brasileiros.
 
Ginásio, Quadras e Campo
A unidade conta com cinco espaços para a prática esportiva: Ginásio poliesportivo coberto com arquibancada de 610 lugares; Campo  de grama sintética; Quadra de tênis; Quadra poliesportiva e Pista de caminhada. Nestes locais são desenvolvidas as atividades do Programa Sesc de Esportes, ações de Recreação Esportiva, e campeonatos abertos e para empresas.
 
Salas de Ginástica
Ampla sala com cerca de 700 m². No espaço será desenvolvido o Programa de Ginástica Multifuncional (GMF) que promove o desenvolvimento das habilidades motoras e capacidades físicas em séries personalizadas ou aulas em grupo, além do Programa de Práticas Corporais, com cursos permanentes e aulas abertas que utilizam diversas técnicas corporais orientais e ocidentais, com movimentos que trabalham força, flexibilidade, ritmo, respiração, concentração, e que colaboram para o autoconhecimento.
 
Espaço de Tecnologias e Artes
Trata-se de um laboratório para a prática de oficinas e cursos com suportes tecnológicos e atividades relacionadas à cultura e à fabricação digital: design, editoração, animação e games. Um espaço que promove o saber cientifico e o aprendizado por meio do “fazer junto”.
 
Espaço de Brincar
Na unidade, o Espaço de Brincar ocupa área interna e externa, com objetivo de estimular a criatividade e a convivência coletiva entre as crianças de até seis anos e os adultos acompanhantes. Um espaço que incentiva o livre brincar.
 
Centro de Educação Ambiental
Um espaço de aprendizado sobre questões socioambientais de Guarulhos e suas inter-relações com os aspectos regionais e globais. Conta com maquete topográfica do território, estações de realidade aumentada e em sua área externa, espaços educadores como jardins, horta, ervanário e composteiras.
 
Clínica Odontológica
Conta com seis consultórios clínicos, um cirúrgico, além de raio X panorâmico e periapical. Mais do que tratar as doenças bucais, a Odontologia do Sesc estimula a autonomia das pessoas e a promoção da saúde. Além do tratamento odontológico, diversas atividades educativas são desenvolvidas e, abertas à comunidade. A clínica contemplará as duas novas especialidades de implante e ortodontia.
 
Ficha técnica
Sesc Guarulhos
Inauguração dia 11 de maio
Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos - SP
Área do terreno: 22.018 m²
Área construída: 34.216 m²
Arquitetura: Dal Pian Arquitetos Associados s/s Ltda
Capacidade de atendimento: 4.000 pessoas por dia
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9 às 21h30. Sábados, das 9h às 20h  e domingos e feriados, das 9h às 18h.
 
Nas redes sociais do Sesc Guarulhos, você acompanha os preparativos para a inauguração da nova unidade do Sesc SP. Fique de olho: facebook.com/sescguarulhos, twitter.com/sescguarulhos, instagram.com/sescguarulhos.
 
Site: www.sescsp.org.br/guarulhos
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Marcela 13/04/2019 21:52

    Quem poderá frequentar e usufruir de tudo isso?

  2. valter dos santos 13/04/2019 11:08

    erro na data da inauguração do sesc

    Erro na data da inauguração do sesc guarulhos

  3. Paulo 12/04/2019 15:20

    Nossa que unidade maravilhosa, que qualidade de construção em tão pouco tempo! Quando vimos já estava pronto! Se todas obras desse país tivessem essa agilidade o país seria outro! Parabéns sesc

  4. Anônimo 12/04/2019 11:16

    Eu e meu marido somos aposentados. Podemos frequentar o Sesc?

  5. Rosana torres Silva 12/04/2019 11:11

    Gostaria de saber como faço para mandar o meu currículo para vaga de emprego

  6. Anônimo 12/04/2019 11:03

    Dúvida

    Sou Químico formado e trabalho com tratamento de piscinas, vocês irão contratar alguém para essa área ?

  7. JOSE LIMA 12/04/2019 10:41

    obrigado..

    Nos guarulhenses agradecemos este maravilhoso equipamento esportivo, social e cultural. Ainda confiamos no bom senso da prefeitura local em tornar a avenida um pouco mais bonita e adequada para o fluxo de pessoas e carros ao local...obs..nao basta pintar guias..

Visualize todos os 7 comentários

Insira um comentário