GuarulhosWeb | Na palma da sua m�o
Aumenta número de casos de sarampo no Brasil

Redação Guarulhosweb - Foto: Banco de Imagem    31/10/2010 10:25
Neste ano, até agora, já foram confirmados 55 casos em três Estados

 

 

O Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária (Inbravisa) alerta que após três anos sem casos de sarampo, o Brasil está prestes a alcançar um recorde de registros da doença na década de 57 casos em 2006.

Neste ano, até agora, já foram confirmados 55 casos em três Estados, sendo que este número deve aumentar, porque ainda há cerca de 70 pessoas com suspeita da doença. O mais afetado é a Paraíba, que concentra 45 deles. Os outros são Rio Grande do Sul (sete casos) e Pará (três casos).

"O sarampo é uma doença infecciosa viral , causada por um vírus chamado morbili vírus. É transmitida de pessoa para pessoa através de com gotículas de saliva contaminadas e expelidas através de espirros e tosse principalmente" explica Rui Dammenhain, especialista em vigilância sanitária e diretor do Inbravisa. A vacina anti-sarampo é eficaz em cerca de 97% dos casos, e deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança , complementa Dammenhain.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que se manifesta por alterações marcantes da pele, com aparecimento de placas avermelhadas, febre alta e perda de apetite. são complicações graves do sarampo a otite, pneumonia e encefalite.

O tratamento é sintomático, isto é, objetiva o alívio dos sintomas. Pacientes com sarampo devem fazer repouso, ingerir bastante líquido e tomar antitérmicos para baixar a febre, sempre sob orientação médica.

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta noticia