Censo aponta Guarulhos com população menor que estimada

Francisco X. Sampaio - Foto: Ana Paula Almeida    05/11/2010 08:41
Segundo o IBGE, o mesmo não foi verificado na quantidade de novos domicílios

Na última projeção de número de habitantes realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guarulhos teria 1.299.283 habitantes, um avanço de 26,42% em relação aos números levantados durante o Censo de 2000. No entanto, após o recenseamento realizado neste ano, o instituto constatou que a segunda maior cidade do Estado de São Paulo apresentou um crescimento de 14,51% nestes últimos dez anos - o que totaliza uma população de 1.176.804 pessoas contra as 1.027.717 de 2000.

Enquanto Guarulhos apresentou variação menor do que a prevista no número de habitantes, o mesmo não foi verificado na quantidade de novos domicílios. De acordo com os dados divulgados pelo instituto, o município conta com 346.379 estabelecimentos recenseados, contra os 289.836 verificados há uma década. Esse números demostram um aumento   de 19,51%.

O Guarulhos Hoje apurou que os dados totais da cidade, previstos para serem divulgados pelo IBGE apenas depois do dia 20 de novembro, foram antecipados por conta da pressão do Tribunal de Contas da União (TCU) para efetivar os valores de repasse para o Fundo de Participação dos Municípios.

Mesmo após divulgar os dados no Diário Oficial da União como sendo os oficiais, o IBGE informou que as prefeituras terão 20 dias para apresentar suas avaliações a respeito dos números obtidos durante a pesquisa. No dia 29 de novembro, o instituto poderá divulgar outros resultados das populações dos municípios.

Domicílios fechados -S egundo o coordenador de área do Censo da Agência Guarulhos, Dejair Delalibera, cerca de nove mil domicílios não puderam passar pelo  recenseamento por estarem fechados durante as visitas. Ele estima em 25 mil o número de moradores nesses lares. "Estamos com uma força tarefa para tentar fazer o recenseamento nesses locais. Mesmo assim, o crescimento populacional ficará abaixo das expectativas. A média por domicilio é de 3,3 habitantes. Já a média projetada para estabelecimentos fechados cai para 2,4 pessoas", explicou.

Cinco mil imóveis são utilizados ocasionalmente

O Censo 2010 constatou que, além dos estabelecimentos fechados, Guarulhos possui aproximadamente 5.070 imóveis ocasionais - ou seja, que são utilizados para veraneio ou apenas em finais de semana. O levantamento apontou que a cidade também conta com cerca de 35 mil imóveis vagos. Somados, o número total de domicílios em Guarulhos seria de aproximadamente 396 mil. Uma das atividades de supervisão consiste no retorno aos domicílios onde o recenseador encontrou evidência de morador, mas ninguém foi recenseado.

Entre os possíveis fatores apontados por Dejair Delalibera, coordenador do Censo em Guarulhos, em relação à baixa estimativa de crescimento da população, estão famílias, constituídas ao longo de dez anos, que não tiveram filhos.

"Consequentemente isso faria com que o número de domicílios crescesse. No entanto, outros fatores podem também indicar esse aumento, entre os quais famílias que se separaram e não voltaram para a casa dos pais, constituindo assim novos domicílios".

Campinas, terceira maior cidade do Estado, apresentou crescimento de apenas 5,73%. Atualmente conta com população de 1.024.912 contra os 969.396 do último levantamento. Comparada a Guarulhos o crescimento foi 8,78% menor. A população de São Bernardo do Campo saltou de 703.177 para 746.718, aumento de 6,19.

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. nelson koga 05/11/2010 16:46

    Chutômetro

    Na minha casa também não passaram, perguntei para meus colegas de trabalho e também confirmaram que ninguém passou, ou a pesquisa é na base do chute ou ...

  2. Luís Carlos 05/11/2010 16:38

    Bom trabalho dos censo.

    Não conheço ninguém cujo domicílio não tenha sido visitado pelo recenseador, meus vizinhos tiveram um "bilhete" na caixa de correio marcando dia e hora de sua preferência para receber o recenseador. O telefone para marcar a visita do recenseador foi amplamente divulgado

  3. An�nimo 05/11/2010 12:12

    Não passaram aqui também

    Engraçado que o Censo não passou nem na casa de minha mãe nos Pimentas e nem na minha casa... fiquei esperando e até hoje nada...

  4. Jurandir 05/11/2010 11:52

    os emigrantes

    Será que nesses 10 anos os munícipes cansaram desta política atual e mudaram para outras cidades ou voltaram para sua terra natal? as favelas e invasões foram visitadas pelo censo?creio que não,se fossem passariam mais de 2 milhões de habitantes.Isto merece um estudo muito profundo.

  5. lucimar 05/11/2010 09:34

    Estranho o resultado da pesquisa em guarulhos , no bairro onde moro, que não é pequeno o numero de domicilios , nenhuma casa foi vizitada .