GuarulhosWeb | Na palma da sua m�o
Prefeitura inicia implantação do Bilhete Único de Guarulhos
   

Redação Guarulhosweb    28/12/2010 14:34
Iniciativa permite integração com diversas linhas de ônibus e micro-ônibus por duas horas; novo cartão poderá ser adquirido a partir desta quarta-feira

 

 

Como parte do processo de reestruturação do sistema de transporte, o prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, promoveram, na manhã desta terça-feira, no Terminal Urbano, o lançamento do Bilhete Único de Guarulhos.

O novo cartão permitirá que as pessoas possam se locomover pelo município pagando apenas o valor de uma única tarifa (R$ 2,65) pelo período de duas horas, contado a partir do momento em que passar pelo aparelho de leitura do primeiro veículo usado. Com isso, será possível economizar tempo e dinheiro para circular por toda a cidade.

O cartão só terá validade nas viagens feitas pelas linhas do transporte coletivo municipal. Os passageiros poderão usar, em qualquer local (pontos de parada, estações de transferência e terminais urbanos), mais de um ônibus ou micro-ônibus. "A implantação do Bilhete Único de Guarulhos representa uma mudança significativa do sistema de transportes e vai ao encontro das mudanças pelas quais passa o município, que cresceu e ganhou corpo de uma grande cidade. Como presente à população, o novo sistema entrará em operação em janeiro próximo", disse o prefeito.

O Bilhete Único ainda não permitirá fazer integração com as linhas intermunicipais. Assim, quem precisar se deslocar para outro município terá de pagar a tarifa separadamente. "O Governo do Estado poderia implantar o Bilhete Único em âmbito metropolitano para possibilitar a interligação da capital paulista com as outras cidades da Grande São Paulo", afirmou Sebastião Almeida.


INTEGRAÇÃO - Não há obrigatoriedade para aquisição do Bilhete Único. Caso a passagem seja paga com dinheiro, não será possível fazer integração com outra linha municipal. Qualquer passageiro terá direito a utilizar o cartão. O funcionamento do sistema é simples. Basta aproximar o cartão com créditos do validador e a catraca será liberada, a exemplo do que ocorre atualmente com os cartões de passagem já existentes.

"Estamos vencendo mais uma etapa do processo de reestruturação do sistema de transporte. A partir de amanhã (quarta-feira), o Bilhete Único de Guarulhos torna-se realidade para a população, que poderá adquirir seu cartão em vários pontos de venda. A expectativa é que 450 mil pessoas passem a utilizar, diariamente, o novo cartão. Trata-se de um ganho para toda a cidade, que resultará inclusive na melhoria do processo de mobilidade urbana", contou o secretário José Evaldo Gonçalo.

Ele garantiu ainda que a administração municipal respeitará a decisão da Justiça em relação às liminares concedidas aos profissionais que não conseguiram passar no processo seletivo do novo sistema e que continuam a operar: "Vamos cumprir todas as decisões judiciais, ao mesmo tempo em que damos sequência à implantação do Bilhete Único."

Segundo o secretário, a intenção é que as casas lotéricas e as redes de farmácia passem a fazer a recarga do Bilhete Único. Inicialmente estarão à disposição seis modelos de cartões: Bilhete Único Cidadão (utilizado por qualquer pessoa), Bilhete Único Escolar (para uso de estudantes e professores), Bilhete Único Vale-Transporte (para empregados), Bilhete Único Sênior (para idosos a partir de 60 anos), Bilhete Único Gratuidade (para pensionistas e aposentados) e Bilhete Único Especial (para portadores de deficiência).

ACESSIBILIDADE - A implantação do Bilhete Único de Guarulhos contará ainda com a aquisição de 550 ônibus e 301 micro-ônibus, todos movidos a biodiesel e devidamente equipados para permitir o acesso das pessoas portadoras de deficiência. "Dessa forma, Guarulhos terá a frota mais nova em operação no país, com 100% de acessibilidade", disse o representante das empresas de ônibus, José Roberto Yasbek.

Com o Bilhete Único, todas as atuais linhas do transporte coletivo terão seus números modificados. Algumas permanecerão com o mesmo nome e haverá ainda a criação de novos itinerários. Para informar a população a respeito dessas mudanças, equipes da Secretaria de Transportes e Trânsito, espalhadas por diversas regiões da cidade, irão orientar os passageiros e distribuir folhetos e cartilhas. Além disso, cartazes serão afixados no interior dos próprios ônibus com informações sobre o processo de reestruturação do sistema de transporte.

A primeira via do Bilhete Único Cidadão, que pode ser usado por qualquer pessoa, é gratuita. Para utilizar este cartão será preciso carregar, no ato de aquisição, o valor mínimo de duas tarifas municipais (R$ 5,30). A segunda via do cartão terá um custo equivalente a oito passagens, que não serão revertidos em créditos para uso. Mais informações, como os pontos de venda existentes, podem ser obtidas na Central do Bilhete Único (0800 559499) ou no site www.guarulhos.sp.gov.br.

Confira a relação dos postos de venda do Bilhete Único de Guarulhos (Bilhete Único Cidadão):

Cabine Bonsucesso (Supermercado Nagumo)

Av. Armando Bei, 430, Bonsucesso

Cabine Shopping Bonsucesso

Av. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 413, Bonsucesso

Cabine Carmela (Supermecado Sublime)
Av. Carmela Thomeu, 678, salão 4, Bonsucesso

Cabine Cabuçu
Estrada David Correia, 2.003, Cabuçu

World Cel
R. Capitão Gabriel, 117, Centro

Cabine Cocaia
Av. Brig. Faria Lima, 2.934, Cocaia

Banca Gopoúva
Pça. Antonio Nader, 1, Gopouva

Cabine Ouro Branco
R. Humberto Brochinni, 156, Jd. Bela Vista

Cabine Cumbica (Supermecado Nagumo)
R. Porto Velho, 150, Jd. Cumbica

Perfumaria Bonfim
R. Porto Velho, 79, Jd. Cumbica

Cabine Pérola (Supermecado Opção)
R. Glauco Antonio Gali, 1, Jd. Palmira

Cabine Presidente Dutra (Supermercado Irmãos Lopes)
R. Amélia Rodrigues, 38, Jd. Pres. Dutra

Cabine São Domingos
R. Limoeiro do Norte, 6, Jd. São Domingos

Cabine São João (Supermecado Lopes)
Av. Florianópolis, 360, Jd. São João

Vivo São João (Supermecado Barbosa)
Estrada Guarulhos-Nazaré, 3.055, Jd. São João

Banca Tranquilidade
R. Eusonia, Jd. Tranquilidade

Cabine Lavras (Supermercado Quatro Irmãos)
Estrada das Lavras, 88, Lavras

Cabine Cecap (Supermercado Comprebem)
Alameda das Vitórias Régias, s/n, Pq. Cecap

Cabine Continetal (perto do Supermercado Barbosa)
R. Duréia Dina Damiani, 37, Pq. Continetal II

Cabine Mikail (Supermercado Paraná)
R. Dr. Roberto Domingos João Rossia, s/n, Pq. Mikail

Cabine Primavera (Supermercado RC)
Estrada do Zircônio, 1.111, Pq. Primavera

Loja Paraíba
R. Venancio Aires, 12, Pq. Uirapuru

Supermercado SS
R. Condessa Amália, 22, Picanço

Cabine Pimentas (Supermercado Nagumo)
Avenida Jurema, 1.600, Pimentas

União Farma (Drogaria Mey)
Av. Guarulhos, 4.056, Ponte Grande

Marcos Freire (Supermercado Vip)
Estrada do Sacramento, 300, Residencial Marcos Freire

Cabine Barbosa
R. Santo Antonio Aventureiro, 217, Taboão

Embratel Taboão
Av. Otávio Braga de Mesquita, 4.669, Taboão

Cabine Taboão (Supermercado Lopes)
R. Dep. Ulisses Guimarães, 65, Taboão

Revistaria Atual
R. Cônego Valadão, V. Augusta

Cabine Otávio Braga (Supermercado Barbosa)
Av. Otávio Braga de Mesquita, 1.960, V. Flórida

Chaveiro Splice
R. Sete de Setembro, 1.535, Vila Galvão

Revistaria Monte Alegre (Carrefour)
Av. Benjamin Harris Hunnicutt, s/n, Vila Rio de Janeiro

Banca Flórida
Av. Otávio Braga de Mesquita , 100, Vila Barros

Banca Getúlio Vargas
Praça Getúlio Vargas, 18, Centro

Tabacaria e Revistaria Premier II
Av. Paulo Faccini, 240 (dentro do Carrefour), Centro

Banca Virtual
Rua Justino de Maio, 920, Cidade Satélite Cumbica

K Farma Farmácia Ltda.
Av. Dr. Timóteo Penteado, 3.491, Vila Galvão

Farmácia Central de Guarulhos Ltda.
Rua João Gonçalves, 430, Centro

Drogaria Taboão Ltda.
Av. Otávio Braga de Mesquita , 4.671, Taboão


Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Renata 10/01/2011 10:37

    Descaso com a população!!!

    O descaso com a população e falta de planejamento da Prefeitura de Guarulhos é realmente surpreendente!!!! No bairro que moro, o transporte público já era deficente, poucos ônibus e poucas linhas e agora com a implatação desse bilhete, tiraram 3 linhas, acrescentaram 1 e para chegar ao centro o povo tem que fazer um tour pela cidade, sem contar a falta de divulgação e esclarecimento à população. É um ABSURDO!!!

  2. Anônimo 08/01/2011 16:15

    É pro povo aprender....

    Eu acho é pouco...isso é pro povo aprender a escolher políticos para governarem a cidade que tenham no mínimo modelos estabelecidos de planejamento. Rídiculo isso que estão fazendo, ter de pegar dois ônibus para chegar ao Centro de Guarulhos, se já era demorado, agora então.

  3. Anônimo 04/01/2011 01:10

    Roubo nas passagens

    Muitos motoristas e cobradores da Transguarulhense e da V. Galvão embolsam o valor pago em dinheiro pelos passageiros, e os mandam descer pela frente sem o giro da catraca. As Empresas não fiscalizam, perdem receita, tiram ônibus da linha devido ao menor registro de passag. e querem aumento na passa

  4. Mee Lane Costa Chan Silva 03/01/2011 23:21

    Estão esperando aumentar o valor da passagem para liberar o bilhete unico

    Hj, dia 03.01.2011, tentei comprar o bilhete único e não consegui pelo simples fato de, nos locais de venda indicados pela Prefeitura de Grs, vergonhosamente tais locais nem sabiam que venderiam o bilhete. Isso é uma grande VERGONHA...Estão esperando aumentar o valor da passagem no dia 05.01.11????

  5. Anônimo 03/01/2011 23:04

    Absurdo

    Hj dia 03-01-2011, fui tentar comprar o tal do bilhete unico lançado no dia 28-12-2010 e nada.... Fui nos 2 ( indicado na lista) (Carrefour) Av. Benjamin Harris Hunnicutt, s/n, V. Rio de Janeiro Av. Paulo Faccini. Os funcionários dos 2 locais nem sabiam que eles iriam vender.

  6. Silva 03/01/2011 15:30

    ACESSIBILIDADE ONDE??

    Muito facil vir com essa historia de onibus novos, com acessibilidade , eu quero ver é manter , meu noivo é cadeirante , a um ano atraz tambem foi colocado na rua onibus da empresa vila galvao todos com as rampas funcionando , E hoje ?? Cade?? se for ver de 20 que rodam apenas 5 funcionam .PALHAÇADA

  7. Aline 02/01/2011 23:16

    Indignada com a prefeitura de Guarulhos.

    Quero indagar como acho incrível a falta de planejamento da prefeitura de Guarulhos,ficamos 40 minutos no ponto de ônibus, temos 2 aumentos anuais de tarifas, passamos 30 minutos no trevo de bonsucesso para conseguir chegar aos nossos destinos e agora para "tapear" vocês colocam bilhete ún

  8. wanilda gomes 02/01/2011 10:41

    começou hoje vender

    começou hoje a vender a carga vcs que lançam um projeto analise antes de soltar na midia.

  9. wanilda gomes 29/12/2010 13:02

    fui comprarr e ninguem esta sabendo

    li a materia de vcs ontem ,e resolvi comprar hoje nos locais ninguem,esta sabendo e nao tem e um absurdo , aprefeitura lança um projeto e nao informa a pessoas ,ridiculo,tudo que se faz em guarulhos eles nao pensam direito ja lança no mercado e quando vai ver ninguem,esta sabendo,igual a rodoviari

Visualize todos os 9 comentários
 |