Estudantes de Guarulhos são os campeões da IV Jornada da Matemática

Redao Guarulhosweb - Foto: Arquivo/GH    13/12/2011 09:34
Alunos da escola estadual José Sylvio Cimino, no Jardim Santa Emília, venceram o concurso

Os alunos da Escola Estadual Professor José Sylvio Cimino, do Jardim Santa Emília, venceram a IV Jornada da Matemática, concurso promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e voltado a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede em todo o Estado. A etapa final foi disputada na última sexta-feira, no Teatro Franco Zampari, na Capital, entre equipes de seis escolas estaduais, sendo uma de São Paulo, duas de cidades da região metropolitana e três do interior.

"É muito gratificante ver o quanto os alunos são capazes, principalmente porque acompanhamos todo o envolvimento deles, que estudaram juntos e se empenharam para dar o melhor de si, fazendo um belo trabalho de equipe", declarou a diretora da Escola Estadual Professor José Sylvio Cimino, Andrea Patoleia Dantas Lima, que considera o concurso uma forma de despertar nos estudantes o interesse pela disciplina. "Toda a escola se envolve e os alunos se sentem estimulados, o que contribui muito para o aprendizado", acrescentou.

Integrante da equipe vencedora, Victor Alcides Oliveira Gois, de 11 anos, acha que a competição é uma forma divertida de aprender a matemática. "Achei bem legal, tinha até torcida. Estudei bastante para participar, porque achei que pudesse vencer", disse o estudante.

O objetivo da competição é desenvolver o conhecimento e raciocínio dos estudantes, que têm de usar criatividade e conceitos matemáticos para solucionar problemas aplicados ao cotidiano.

Até chegar à final, as equipes formadas por cinco participantes e dois suplentes de uma mesma classe, disputaram eliminatórias por escola, por diretoria regional de ensino, e semifinal e final por pólos definidos pela COGSP (Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo) e pela CEI (Coordenadoria de Ensino do Interior).

Cada um dos cinco integrantes, os dois suplentes e o professor-orientador da equipe vencedora receberam um netbook e kit de livros.

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Marcelo Martnez 15/12/2011 23:46

    Parabns Campees da IV Jornada de Matemtica!

    Meu filho Pedro Henrique (4 srie C) e eu tivemos a grata notcia de que a escola Cimino sagrou-se Campe da Jornada de Matemtica. Queremos deixar os parabns aos alunos e a todos aqueles que tornaram isso possvel! Sabemos que no foi fcil devido ao alto nvel das outras escolas competidoras e isto torna a vitria mais "saborosa". Esta conquista nos deixa orgulhosos j que mais uma prova de que na escola pblica tambm existem grandes talentos que podem brilhar quando lhes dada uma oportunidade. diretora Andreia e sua equipe por sua excelente administrao e Professora Ana Luclia pelo carinho e profissionalismo: PARABNS e obrigado ! Meu filho deixa a escola caminho a uma nova etapa em sua vida estudantil, mas com saudades e feliz pela oportunidade e pela parceria da qual participamos todos estes anos. Parabns Escola Cimino e SUCESSO sempre! Marcelo e Pedro Henrique (Dez.2011)

  2. Nivaldo Vieira 13/12/2011 14:02

    Parabns . . .

    Meus parabns tanto aos alunos como a seus educadores e orientadores pelo empenho, disciplina e capacidade que os conduziram a to notvel vitria !!Cursando nvel superior sei o quanto importante ter habilidades nesta matria pois requer muita concentrao e tem alto grau de dificuldade .