GuarulhosWeb | Na palma da sua m�o
Sorriso perfeito com lentes de contato nos dentes

Ana Paula Almeida, da Free São Paulo - Foto: Divulgação    24/01/2012 12:28
Famosos já usam a técnica, que consiste em colar pequenas placas nos dentes
Atriz Drew Barrimore foi uma das que aderiu ao procedimentoAtriz Drew Barrimore foi uma das que aderiu ao procedimento

 

 

Você nunca se perguntou como aquela celebridade conseguiu um sorriso perfeito após suas primeiras aparições na mídia, quando seus dentes não eram tão harmoniosos assim? Quem nunca se encantou com o aspecto branco, saudável e simétrico daqueles sorrisos que atire a primeira pedra, mas saiba que nem tudo é obra de Deus. Muitos sorrisos dos grandes astros são desenvolvidos por profissionais com o uso de facetas laminadas de porcelana, chamadas lentes para os dentes.

Essas facetas são pequenas placas coladas aos dentes que permitem a mudança no formato do sorriso. Com a técnica é possível que se faça ajustes que o aparelho ortodôntico, por exemplo, não seria capaz de fazer. "O aparelho coloca os dentes em seu devido lugar, mas não muda sua forma. Com as lentes de contato, dentro de uma análise criteriosa, é possível melhorar a estética do sorriso", disse o dentista e especialista em estética dentária, Luiz Fernando Akaki Borges. Com as facetas de porcelana, o desgaste dos dentes é mínimo e o resultado pode ser visto rapidamente.

Antes de qualquer procedimento, entretanto, é necessário que se façam testes. De acordo com Akaki, é preciso que se faça uma análise virtual para que um projeto seja elaborado, depois disso, tudo é testado na boca do paciente, para só então as facetas serem aplicadas. "O protocolo fotográfico deve ser bem rigoroso, nada deve ser feito antes de um análise detalhada", garantiu. Entre análises e colocação do material, o procedimento leva, geralmente, quatro sessões para ser concluído.

Procedimento

As facetas de porcelana preenchem os espaços e corrigem o formato e proporção dos dentes, além de ser possível consertar fraturas, desgastes e até recobrir obturações antigas. "Existem também pessoas que não combinam com o sorriso que possuem. Uma pessoa muito alta com dentes muito pequenos, por exemplo, nós harmonizamos o sorriso, deixamos os dentes maiores, enfim, a pessoa terá um sorriso com similaridade", pontuou o especialista.

Mas para aqueles que gostaram da ideia de mudar o sorriso, doutor Akaki faz um alerta. "Busque um profissional com conhecimentos em estética, atualmente são poucos laboratórios especializados. Se o dentista não tiver conhecimento pode prejudicar os dentes do paciente". Com relação a durabilidade das facetas, o especialista é enfático. "Com manutenção, a lente de contato pode ser usada por longos períodos, ela é muito eficiente", finalizou.

Seja o Primeiro a comentar esta noticia