Abertas inscrições para o 2º Seminário de Segurança Viária de Guarulhos

Redação Guarulhosweb    05/12/2012 16:43
Na próxima terça-feira, dia 11, acontece o 2º Seminário de Segurança Viária de Guarulhos, das 9h às 17h, no Adamastor Centro, com autoridades dos setores de transportes, trânsito, saúde, segurança, entre outros que dizem respeito ao tema.
O evento é composto por dois debates sobre desenvolvimento urbano na segurança viária das grandes cidades e o compromisso de Guarulhos e a apresentação das obras do PAC Mobilidade, que beneficiou o município com recursos de R$ 308 milhões. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pela internet no seguinte endereço: eventos.guarulhos.sp.gov.br

O Seminário busca reforçar conceitos que sustentem as ações públicas e as da sociedade civil. Sendo assim, serão apresentadas as ações firmadas no 1ª Seminário realizado em 2011, quando se discutiu a importância da atuação conjunta dos mais diversos setores envolvidos nas ocorrências de trânsito, tanto na esfera municipal quanto na estadual e federal.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil ocupa o 5º lugar na lista de países que mais matam no trânsito no mundo, apesar do percentual de óbitos por número de veículos ter caído, no entanto, o percentual de mortes por número de habitantes tem crescido no país nos últimos 10 anos.

O álcool e o excesso de velocidade ainda são os principais fatores de risco no trânsito. São 117 mortes por dia nas estradas brasileiras, sendo que em 2010 foram registradas 42.843 mortes, um aumento de mais de 5 mil casos em relação ao ano de 2009. Em sua maioria, os atingidos são os jovens e os homens entre 40 e 49 anos de idade, o que traz um impacto, inclusive, na economia, por conta dos atingidos serem da faixa etária economicamente ativa, fazendo o país perder produtividade.

Por conta disso, a meta estabelecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é reduzir em 50% o número de mortos e feridos em acidentes em 10 anos na denominada "Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito - 2011/2020". O número de mortos e feridos pode chegar a 1,9 milhão até 2020, caso nenhuma ação internacional seja realizada, buscando a conscientização e ações concretas que viabilizem a maior segurança dos motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e todos que fazem parte do sistema viário terrestre.

Seminário
O credenciamento para o evento será entre 8h e 9h. A abertura oficial acontece até as 11 horas. O primeiro debate sobre "Gestão e Infraestrutura Viária" está marcado para o período entre 11h e 13h, tendo o prefeito Sebastião Almeida como mediador. O segundo debate, com o tema "Segurança Viária: Desafios e Consequências, será entre 15h e 17h, com mediação de Ailton Brasiliense, presidente da ANTP, Associação Nacional de Transportes Públicos.

Estarão presentes ao evento o prefeito Sebastião Almeida, o vice Carlos Derman, o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, o diretor do Ministério do Planejamento, Roberto Garibe, e representantes do Legislativo Municipal e Estadual, das Agências de Transportes, como ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), DERSA, além de autoridades do setor de segurança, como da Delegacia Seccional de Polícia de Guarulhos e das Polícias Militar e Rodoviária Federal.

 

Seja o Primeiro a comentar esta noticia