Audiência pública discute segurança em Guarulhos

   14/05/2013 16:33
O encontro reuniu representantes dos Conselhos Regionais de Segurança Pública que questionaram as autoridades sobre problemas no município

Os ConselhosRegionais de Segurança Pública (CONSEGs) estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (13) em audiência no plenário da Câmara Municipal. Durante o encontro, a população teve oportunidade de questionar sobre os problemas e cobrar melhorias em diversas regiões do município.

 

Participaram do encontro, alguns vereadores, comandante do Comando Policial Área Metropolitana - região 7 (CPAM7), Glauco Silva de Carvalho, coordenador Estadual dos Consegs, Evaldo Coratto, delegado seccional de Guarulhos, Nelson Guimarães, além de representantes da Secretaria de Segurança Pública.

 

O coordenador Estadual dos Consegs, Evaldo Coratto, afirmou que o encontro representou uma reunião de trabalho, com o objetivo e ouvir os questionamentos e as sugestões para melhorar a segurança do município em diversas regiões.

As reivindicações dos membros dos Consegs e dos demais munícipes que participaram da audiência foram diversas, como a instalação de câmeras de segurança, aumento no número de policiais, melhoria de estrutura nas delegacias, combate à violência no ambiente escolar e política de segurança para turistas para a Copa do Mundo. As queixas partiram de representantes de diversos bairros, entre eles, Parque Santo Antônio, Santa Clara, Jardim Paraíso, Pimentas e Taboão.

 

Para Antônio Netode Lima, membro do Conseg Taboão, um dos maiores problemas da região é a falta de uma delegacia 24 horas. "O município de Guarulhos tem somente quatro delegacias que funcionam todos os dias emperío do integral, as demais funcionam apenas de segunda a sexta-feira em horário comercial, gerando uma demanda muito grande de atendimento", afirmou.

 

Resposta aosmunícipes

Todas osquestionamentos foram respondidos pelas autoridades presentes no encontro, quese comprometeram em buscar solução para garantir melhorias em segurança nasvárias regiões do município de Guarulhos.

 

O coronel Glauco Silva de Carvalho destacou que tem interesse em trazer a "Operação Delegada" para Guarulhos. "Seria um grande benefício para o local", afirmou. A operação é um convênio firmado entre o Estado e a Prefeitura, permitindo que policiais militares possam trabalhar em dias de folga, fardados e com armada corporação, ganhando gratificação extra.

 

O coronel ressaltou o interesse em modernizar e capacitar o corpo de policiais. Também aproveitou o momento da reunião para falar sobre as drogas,que necessita ter um trabalho em conjunto com outras áreas. "Primeiro é um problema de saúde pública. Em segundo é um problema de segurança pública", disse.

 

 

Papel dos Consegs

O vereador Gilvan Passos (PSDB) afirmou que os Consegs têm um papel importante para sugerir açõesde melhorias para segurança do município. "Eles fazem um elo de ligação entre os munícipes e as autoridades responsáveis pela segurança", afirmou o vereador que substitui o presidente da Comissão de Segurança Pública Geraldo Celestino (licenciado). Também estiveram no encontro os vereadores Guti (PV), Dr.Alexandre Dentista (PSC), Toninho Magalhães (PTC) e Gileno (PSL).

 

Os Consegs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou região que se reúnem para analisar os problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativase estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais e o Estado e Prefeitura.

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Ewerton dos Santos Loureno Teles 16/05/2013 07:55

    Essa reunio est mais um churras rsrsrsr

    Aqui na Vila Any uma zona, esses nias ficam na porta das Escolas e Esquinas de Ruas Sem Saida; ver a Policia aqui a coisa mais rara por aqui!! Sem falar que os mesmos arrumam os lugares mais inusitados pra transar, causando o maior constragimento. Fora Almerda!!!!!

  2. GUSTAVO KLEIN 15/05/2013 09:26

    sem respaldo

    estas reunies no tem respaldo do governo do Estado,portanto perda de tempo,enquanto no tivermos uma politica seria entre prefeitura e Estado nada acontece.

  3. ISMAEL ISMALLI ARAK 14/05/2013 17:38

    COM OU SEM A MESMA COISA

    ESTA REUNIO SOBRE SEGURANA NO VAI A LUGAR ALGUM,REFERENTE A BASE O SR GLAUCO FALOU PRA MANTER FUNCIONANDO PRECISA DE DEZ POLICIAIS,PARADOS,ONDE?A BASE NA PA 8 SEGUINDA A RUA CORREGO DO BOM JESUS PX.FINAL DESTA ROLA UM FUMODROMO DE MACONHA,MALANDRAGEM ROLA SOLTO NOS ARREDORES,E ELES BLA,BLA,BLA,B