Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Fórum Innovation do Eniac apresenta projetos inovadores

Redação Guarulhosweb    12/06/2013 10:44

 

Um semáforo inteligente para auxiliar deficiente áudio-visual na travessia de ruas, o recondicionamento de computadores e o museu tecnológico sustentável foram alguns dos projetos apresentados no 3º Fórum Innovation and Talents, realizado no último sábado, dia 8, no auditório Eniac. O evento, gratuito e aberto ao público, teve como objetivo promover e valorizar talentos de alunos e ex-alunos do Eniac, por meio de palestras, workshops, exposições e premiações.

"Trata-se de um encontro semestral do grupo Eniac Innovation, formado por alunos e ex-alunos do Colégio e Faculdade Eniac, onde são realizadas atividades, estudos e pesquisas relacionadas a diversos temas como Educação, Robótica, Informática, Sustentabilidade e Administração", explica o professor Douglas dos Reis, coordenador do Eniac Innovation.

Semáforo inteligente - Um dos projetos apresentados no 3º Fórum Innovation and Talents foi o Semáforo Inteligente, dispositivo elaborado para auxiliar o deficiente áudio-visual na travessia de vias. O projeto foi desenvolvido com recursos sustentáveis, cujo seu grande diferencial é a mudança de conceito sensitivo para inclusão do deficiente visual. Ao invés de sinais sonoros, ele utiliza o conceito vibratório. "Com este novo conceito, o deficiente passa a ter uma maior confiabilidade na travessia e a poluição sonora diminui sensivelmente", informa o coordenador.

Outra opção inserida neste projeto é o aviso luminoso de travessia especial, que fica ativo para o condutor automotivo toda vez que este modo de acessibilidade for acionado. "Desta maneira, pessoas com limitações ou dificuldades na travessia passam a usufruir deste novo conceito, além de humanizar o condutor automotivo nos processos de parada", diz o professor Douglas.

CRC e Museu Tecnológico - O encontro deu continuidade ao Centro de Recondicionamento de Computadores - CRC, que tem como propósito a reutilização do denominado "lixo eletrônico". Além deste recondicionamento, a utilização de seus componentes fora de condição de uso são reaproveitados em projetos tecnológicos e sociais, como por exemplo, o Museu Tecnológico Sustentável , que conquistou o prêmio do Selo Ambiental 2012 na modalidade de melhor projeto sustentável acadêmico. "O museu é um conceito novo de reaproveitamento de nosso lixo eletrônico. Através de descartes com um grande apelo histórico, alunos dos cursos técnicos de administração e hotelaria criaram, em junho do ano passado, o museu, onde o foco principal é cronologia histórica e administrativa de produtos que influenciaram marcas e tendências", explica Douglas dos Reis, acrescentando que o museu "nada mais é que a reunião, pesquisa e exposição de um vasto acervo, que demonstra toda evolução tecnológica ao longo da história, como a máquina de escrever, o vídeo cassete, entre outros". No Fórum, foi inaugurada a segunda fase do Museu Tecnológico, com a evolução da telefonia e dos games.

Talentos - Durante o 3º Fórum Innovation também foram entregues certificados de estágio para os talentos e premiação do talento referência. "Trata-se de um projeto social de inclusão acadêmica onde alunos dos cursos técnicos têm a possibilidade de realizar seus estágios dentro do ambiente de estudos. Estas práticas facilitam, e muito, a relação de ensino-aprendizagem", completa o coordenador.

copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário