Guarulhosweb
Guarulhosweb

OAB-Guarulhos elege novo presidente nesta quinta; três chapas estão na disputa

Katia Russões    27/11/2018 17:58

 

Na próxima quinta-feira, 29/11, três chapas disputam a presidência da 57ª Subseção da Ordem dos Advogados (OAB), em Guarulhos. A votação é obrigatória para profissionais inscritos na OAB e que estejam em dia com o pagamento das anuidades até 2017. O processo de escolha acontece no Prédio U da Universidade de Guarulhos, das 9h às 17h.
 
Atual presidente, o advogado Alexandre de Sá Domingues não concorrerá à reeleição. “Assumi o compromisso de não ser candidato à reeleição e vi na candidatura do Eduardo Ferrari a oportunidade de cumprir mais esse compromisso”, afirmou ao GuarulhosWeb, deixando claro seu apoio ao representante da chapa 1, de situação.
 
Segundo Alexandre de Sá, houve apoio da atual diretoria e outros advogados para que ele concorresse novamente. “Com o convite para a participação da Vianei Principato [atual vice de Alexandre] na Diretoria da Seccional, entendi que eu seria mais útil para a Advocacia de Guarulhos se eu fosse candidato a uma vaga no Conselho, pois juntamente com a Dra. Vianei, representaríamos a nossa cidade mais ativamente”. Ambos concorrem na chapa do atual presidente da OAB-SP, Marcos da Costa.
 
O GuarulhosWeb ouviu as propostas dos candidatos a presidente das três chapas inscritas. Confira:
 
Eduardo Ferrari - Chapa 1
A chapa 1, do candidato Eduardo Ferrari, tem como objetivo dar sequência aos projetos implantados pela atual gestão da OAB Guarulhos. O candidato afirma que participou do trabalho que tem sido feito e está apto a manter e implantar melhorias nas ações já em andamento. 
 
Entre as propostas da chapa estão o apoio a mulher advogada, com nivelamento de ocupação; e outras ideias como o espaço kids dentro da sede da OAB, que deve auxiliar nos momentos em que as profissionais participam de atividades no local e precisam levar os filhos.
 
Outro ponto é ao apoio ao jovem advogado, em início de carreira, que é aprovado no exame da OAB e passa a realizar o pagamento das anuidades. Neste projeto o profissional deve contar com a escolinha da advocacia, que tem como objetivo tratar de prática profissional, como fazer uma procuração, atendimento de cliente, contratos, entrevistas, prerrogativas e necessidade específicas. Além de fortalecer o espaço de coworking, para facilitar as práticas de escritórios, projeto que já existe e precisa evoluir.
 
Caso eleito, Ferrari pretende ainda criar polos regionais, como Pimentas/Bonsucesso, para atender os profissionais de regiões mais afastadas. E promover congressos para advogados, que devem abordar assuntos pertinentes a gestão dos escritórios e da profissão, como planilhas, marketing e atendimento ao cliente.
 
Para o candidato, o maior desafio da próxima gestão será unir a classe. “Estamos passando por uma fase ruim nessa eleição por conta de rivalidade desnecessária”, disse.
 
Edson Belo - Chapa 2
Para o candidato a presidente da Chapa 2, Edson Belo, a independência da gestão da OAB com relação às decisões internas é fundamental. Belo faz críticas duras à atual gestão. “Não podemos ficar pendurados na Prefeitura. Trabalhamos para promover a democracia e cidadania. Caso a Prefeitura tenha projetos estaremos junto. Aquilo em que a administração pisar na bola a gente vai questionar”, disse.
 
Outra proposta da chapa é a promoção de defesa da advocacia, que tem como objetivo oferecer aos advogados atendimentos direto dentro dos fóruns: intervir em questões como a demora de juízes, além de apoio aos estudantes e estagiários.
 
A integração entre população e advogados é outra proposta da chapa 2, segundo Belo. “Mais de 50% dos advogados estão nos bairros mais afastados da região central de Guarulhos. O Taboão, por exemplo, é um dos polos do município e uma advocacia apoiada de verdade pela OAB pode satisfazer os pleitos dos cidadãos que estão ali”.
 
Belo acredita que com a mudança da gestão todas as ações devem ter um recomeço. “Tenho conhecimento e capacidade para isso e sei muito bem o que é administração pública e privada”, completa.
 
Eliana Galvão - Chapa 3 
Entre as propostas da chapa 3, da candidata a presidente Eliana Galvão, está o apoio a mães e pais que precisam de um local onde as crianças possam ficar durante os compromissos na OAB, além da valorização do advogado na melhor idade, profissionais que optaram pela formação em idade avançada e têm dificuldade com algumas práticas da profissão como as novas mídias e alterações da legislação.
 
Outro ponto abordado pela candidata é o auxílio no processo digital. “Embora os funcionários tenham boa vontade, precisamos de um setor específico para ajudar os profissionais nos processos digitais e outras novidades tecnológicas”, explicou.
 
Eliana esclareceu ainda que pretende buscar a aquisição da sede própria da OAB, além da regionalização dos profissionais de escritório mais afastados e promover reuniões da diretoria com transparência para que toda a categoria possa participar.
 
Caso eleita, a candidata acredita que é necessário patrocinar a união e cumplicidade entre os profissionais. “Somente com a sensação de pertencimento e a união entre os profissionais seremos mais fortes, o resto trabalhamos para conseguir. Já passei por várias fases, trabalhei sozinha, aprendi sozinha e sinto nestes anos a falta de coleguismo, união e senso de pertencimento da categoria”, concluiu. 
 
Serviço
Eleições para a presidência da OAB-Guarulhos
Quinta-feira, 29 de novembro de 2018, das 9h às 17h
Local: Universidade Guarulhos – UNG – Prédio U
Acesso exclusivamente pela Rua Dr. Nilo Peçanha, 71 – Centro
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Alessandra 28/11/2018 12:17

    Campanha rasteira

    Essa campanha foi a mais rasteira de todos os tempos.....

Insira um comentário