Guarulhosweb
Guarulhosweb

Pimentas e Bonsucesso registram maiores índices de violência contra a Mulher

Redação Guarulhosweb    21/02/2019 15:31

 

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos, recebeu dados atualizados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) referente ao Mapa da Violência contra a Mulher em 2018. Os bairros Pimentas, Bonsucesso e São João registram o maior índice de violência contra às mulheres.
 
Segundo a SSP, de sete tipos de crimes apurados no Mapa da Violência houve ligeira redução somente em relação à Violação de Domicílio e Danos. Os demais continuam em elevação, com destaque para o Crime de Estupro (tentado/consumado) com elevada acentuação de mais de 21 %, apontando 352 casos no ano de 2018.
 
Para reduzir esse quadro, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres desenvolve diversas ações de enfrentamento aos atos de violência. Uma das iniciativas é o projeto “E eu com isso”, uma proposta de sensibilizar toda a sociedade para a conscientização de que todos devem denunciar casos de violência doméstica e contribuir para salvar vidas e famílias. Uma das ações foi a realização de palestras que atingiram mais de 800 pessoas, com ênfase na região do Pimentas.
 
Também em 2018 foi firmado o termo de parceria com o Ministério Público para desenvolvimento da Prevenção da Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres, com a estratégia de Saúde da Família, em parceria com a Secretaria de Saúde e executado pelos agentes de saúde com início no primeiro trimestre deste ano. Além disso, a Subsecretaria promoveu palestras de empoderamento, elevação da autoestima, informações na área da saúde e empreendedorismo.
 
Reforço
A Prefeitura lançou a Patrulha Maria da Penha durante a comemoração dos 12 anos da Lei Maria da Penha, em agosto do ano passado, uma conquista muito significativa para a causa, segundo a subsecretária da Pasta, Verinha Souza. “Esse reforço demonstra a sensibilidade e atenção do prefeito Guti para com as mulheres e o comprometimento da Secretaria de Segurança Pública de nossa cidade”, afirma a subsecretária.
 
Verinha Souza analisa que o aumento dos registros de Boletins de Ocorrência deve ser reflexo da disseminação da informação e da iniciativa da mulher em garantir os seus direitos. “Esse desvio social requer atenção e empenho de todos para buscarmos um futuro com mais respeito, equidade, consciência para redução dos índices de violência contra a Mulher”, ressalta.
 
O secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, endossa as ações da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres para ajudar a reduzir esses índices e observa que é uma luta incessante. “É preciso denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher para diminuir esse quadro e os criminosos sejam punidos com o rigor da lei”, disse Lameh.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário