Guarulhosweb
Guarulhosweb

Zoológico de Guarulhos inaugura novo recinto de saguis ameaçados de extinção

Redação Guarulhosweb    18/04/2019 18:02

 

A família de saguis-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie ameaçada de extinção, vai estrear nesta terça-feira, 23/04, às 12h, seu novo recinto climatizado no Zoológico de Guarulhos (avenida Dona Glória Pagnonceli, 344, Jardim Rosa de França). Na ocasião, os animais vão voltar à exposição, após um período longe do público.  No total, o parque abriga doze indivíduos da espécie.
 
Zoo de Guarulhos é referência em reprodução do sagui-da-serra-escuro
Desde 2009 a equipe do zoo de Guarulhos integra um grupo multi-institucional para conservação dos saguis-da-serra-escuro, ano em que o parque recebeu os primeiros animais apreendidos em cativeiros ilegais, o que possibilitou a formação do primeiro casal.
 
Após anos de dedicação e aprendizado sobre a espécie muito delicada e de difícil procriação, entre 2014 e 2018, veio o resultado tão esperado: o parque guarulhenses foi o primeiro a reproduzir a espécie em cativeiro, com o nascimento de dez filhotes de três casais diferentes, alguns dos quais transferidos para iniciar grupos em outros locais, o que conferiu ao parque o status de instituição de referência no manejo do sagui-da-serra-escuro.
 
O sucesso do trabalho garantiu ao Zoológico de Guarulhos o posto de coordenador do studbook da espécie, que gerencia toda a população em cativeiro no País, trabalho realizado em conjunto com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil do Brasil (AZAB) e o ICMBio,  órgão federal responsável pela gestão da fauna ameaçada no Brasil.
 
Risco de extinção
O sagui da serra escuro está entre as espécies em risco de extinção, principalmente pela destruição de seu habitat e pela hibridação (mistura) com outras espécies de saguis introduzidas pelo homem em sua área de ocorrência. Sem uma população de segurança bem manejada em cativeiro e trabalhos integrados dentro e fora do local de origem, há poucas chances de que esta espécie sobreviva.
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário