Guarulhosweb
Guarulhosweb

Saiba o que usuário do Sesc Guarulhos encontrará na unidade a partir de sábado

Texto e foto: Vinícius Bacelar    06/05/2019 15:38

 

O Sesc Guarulhos, 44ª unidade do Sesc no Estado de São Paulo, abre suas portas ao público no próximo sábado, dia 11/05, com vários eventos durante todo o final de semana. Na manhã desta segunda-feira, 06/05, no entanto, jornalistas tiveram a oportunidade de fazer um tour guiado pelo espaço. O GuarulhosWeb foi até o local e conta o que o usuário encontrará no primeiro Sesc da cidade.
 
Unidade completa
O Sesc Guarulhos possui tudo o que uma unidade da entidade pode ter: ginásio poliesportivo, piscinas externas e coberta, quadras de tênis, poliesportiva e de futebol society, restaurante, ambiente exclusivo para jovens e crianças, espaço de música e artes cênicas, academia, jardim para projetos ambientais, praça de convivência, lojinha, teatro, entre outras atrações.
 
"É uma unidade completa. Na 24 de maio, por exemplo, não conseguimos colocar uma quadra. Só uma piscina na cobertura. Já na da Paulista, não há piscina. Na área musical, que Guarulhos já tem uma história rica, com a Orquestra Jovem Municipal, investimos também em espaços específicos para aulas e prática. Fornecemos, inclusive, 200 instrumentos diversos para os usuários", pontuou Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, que também destacou o Centro de Educação Ambiental (CEA) como uma atividade específica da unidade do município.
 
"Percebíamos que os guarulhenses se deslocavam para Itaquera, Santana ou Belenzinho. Agora, além de irem a estas unidades, há a própria da cidade. Guarulhos também receberá visitantes de outras regiões", continuou o diretor.
 
Gerente do Sesc Guarulhos, Oswaldo Ferreira de Almeida Júnior comentou que os usuários participarão da dinâmica da unidade. "A partir do dia 11 de maio, vamos construir as atividades e a programação junto com a cidade. Podemos ter novidades futuramente, de acordo com a demanda", salientou.
 
Por que só agora Guarulhos recebeu um Sesc?
Miranda fez questão de ressaltar a importância de Guarulhos para o Estado de São Paulo e para o Brasil. "É uma cidade de pujança econômica e social. Tem o aeroporto e importantes rodovias que passam pelo município", destacou.
 
Questionado o porquê da demora em ter uma unidade do Sesc em Guarulhos, o diretor disse que as coisas nem sempre saem como o planejado. "Recebemos este terreno há 15 anos. Tinha um campo de futebol aqui que tivemos que realocar. Sem falar que havia outras obras em andamentos, articulações com entidades locais e a administração pública. É um processo complexo. Mas, para nossos padrões, a obra foi rápida. Concluímos em quatro anos", respondeu.
 
Arquitetura
De acordo com Miranda, há dez anos houve um concurso para a escolha dos arquitetos responsáveis pela obra. O escritório Dal Pian, do casal Renato e Lilian Dal Pian, ganhou a disputa.
 
"Somos frequentadores do Sesc há muito tempo. Conhecemos um pouco da cultura da entidade. Sabemos que os edifícios devem ser pensados para o uso público. É um local de lazer, cultura, esportes e gastronomia. Apesar de ser imponente, o imóvel tem que abraçar a população da cidade. Tem que recebê-la de forma gentil, não intimidadora", afirmou Renato.
 
"Fizemos um lugar com muitos vidros, muito transparente e de fácil manutenção. As pessoas conseguem ver vários espaços do Sesc estando em um ponto. É um chamamento para participar de todas as atividades que o Sesc proporcionará", completou Lilian.
 
Térreo
Logo na entrada, o visitante encontra uma enorme praça de convivência. Neste ambiente, além de as pessoas poderem circular livremente para conversar, ler um livro, entre outras atividades, haverá eventos culturais. Outra coisa que chama a atenção é uma grande obra suspensa do artista Carlito Carvalhosa, chamada "Já estava assim quando cheguei".
 
"Temos várias obras de artistas brasileiros nesta unidade", afirmou Miranda após o tour guiado.
 
Ainda neste pavimento, os usuários encontram a central de atendimento, o espaço expositivo, a lojinha do Sesc e seis clínicas de odontologia, sendo que quatro delas são para procedimentos gerais.
 
Também no térreo, os jovens, pela primeira vez na história de uma unidade do Sesc, terão um lugar exclusivo para eles. A ideia do espaço juventude é reunir homens e mulheres para a troca de ideias e ações relacionadas ao público jovem.
 
As crianças de até 12 anos também são contempladas com duas salas preparadas especialmente para elas. Decorado de forma lúdica, o ambiente possui objetos que retratam a forma como os pequenos enxergam o mundo.
 
Já para os adultos, as artes manuais e a tecnologia se misturam no Espaço de Tecnologia e Artes (ETA), onde pessoas terão consultoria para realizar trabalhos nestas áreas.
 
Por fim, um dos principais espaços da unidade também possui acesso por este pavimento: o ginásio poliesportivo. Com marcações para a prática oficial das mais diversas modalidades e um grande painel de pintura feito exclusivamente para este ambiente, o local tem capacidade para 615 pessoas sentadas. Nos shows, com a soma do público em pé na quadra, a lotação aumenta para 3.600 lugares.
 
É neste espaço, inclusive, que a Nação Zumbi receberá Pitty e Marcelo D2 para um show gratuito neste final de semana de inauguração. A intenção é que o ginásio tenha um grande show por mês.
 
Outros andares
Subindo as rampas, o usuário poderá visitar - ou visualizar - os seguintes ambientes: biblioteca, que receberá atividades como contação de histórias; salas multiuso para palestras e outras performances corporais (dança e teatro); Centro de Educação Ambiental, com jardim na área externa para projetos relacionados à sustentabilidade; teatro com acessibilidade e grandes espaços entre as fileiras, dando conforto aos espectadores; academia numa área de 700 m²; restaurante que deve servir até mil refeições por dia com preços acessíveis a quem tiver carteirinha do Sesc; cafeteria para o lanche da tarde; piscinas externas e coberta para aulas; quadras de tênis, poliesportiva e de futebol society; e 14 estúdios de música; sendo dez individuais e quatro coletivos, com fornecimento de 200 instrumentos. 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Rivaldo Cabral dos Santos 09/05/2019 17:40

    Valeu! Sesc até que em fim.

    Gostaria de saber como faço para ter a carteirinha.

  2. Francisco 07/05/2019 15:17

    USUÁRIOS

    Favor informar se o público em geral terá acesso ao equipamento ou apenas os associados.

  3. JOSE LIMA 07/05/2019 09:40

    obrigado

    obrigado ..muito obrigado ao SESC.. Espero que nos guarulhenses façamos jus a este presente. Com certeza o guaru sera presente e cuidadoso com todo o espaço.

Insira um comentário