Guarulhosweb
Guarulhosweb

Guti 'destrava' PPP da Iluminação Pública e anuncia entrega de outras 116 ações até dezembro

Texto e foto: Paulo Manso    09/05/2019 16:33

 

Um dia após resolver junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo a questão legal que travou o processo de licitação para a Parceria Público-Privada (PPP) de modernização da iluminação pública, o prefeito de Guarulhos, Guti, concedeu entrevista coletiva ao lado de nove secretários para anunciar, além desta PPP, outras 116 ações de governo que serão entregues até dezembro deste ano.
 
A apresentação do planejamento estratégico intersecretarial aconteceu no Paço Municipal, na manhã desta quinta-feira, 9/05, e, além dos titulares da Chefia de Gabinete, Obras, Desenvolvimento e Assistência Social, Educação, Habitação, SDCETI, Comunicação, Segurança Pública e Saúde, teve a presença dos vereadores Rafa Zampronio e Moreira.
 
“Quando iniciamos esse planejamento, pretendíamos entregar, até o fim de 2019, 155 ações. Mas, depois da primeira fase de nosso mandato, de limpeza da casa e pagamento de dívidas, conseguimos reduzir o buraco no orçamento pela metade e, ainda assim, o tesouro municipal só permitiu entregarmos essas 117 ações. 90% delas são bancadas com verbas federais e estaduais”, explicou Guti.
 
Uma das ações é a PPP que visa modernizar e ampliar a rede de iluminação pública da cidade com lâmpadas de LED, para reduzir custos e aumentar a eficiência. Em março, o TCE suspendeu o certame após contestações de três empresas que disputam a licitação. “Resolvemos ontem [quarta-feira, 8/05] a questão e, agora, daremos continuidade à tramitação legal da PPP”, disse o prefeito.
 
Tecnologia
Guti disse que algumas das ações prometidas já estão em funcionamento, como o portal do Procon e o Regime Próprio de aposentadoria do funcionalismo. “Outra melhoria que vamos entregar logo é o novo sistema de gestão da Secretaria de Saúde”, prometeu.
 
Com o novo mecanismo, o governo poderá controlar eletronicamente os prontuários de pacientes, a emissão de receitas e a distribuição de remédios. “Se eu perguntar hoje para a secretária quanto gastamos de insumos em determinada unidade de saúde, a informação não virá com rapidez e será estimada. Com o novo sistema, saberemos na tela do celular quanto cada unidade usou de material. É algo extraordinário”, afirmou o prefeito.
 
Outra ação predominantemente tecnológica envolve a Segurança Pública e a Mobilidade Urbana. “Vamos entregar o Cerco Digital, conjunto de câmeras que vão monitorar todos os carros que entram e saem da cidade”, apontou.
 
Guti ainda citou projetos que dependem da Câmara Municipal para serem aprovados, como a Lei de Inovação, o Plano Diretor (que já estão no Legislativo) e o Passe Livre do Estudante. Para saber a lista completa de ações, basta acessar o documento no site da Prefeitura.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário