Guarulhosweb
Guarulhosweb

Fã de Tiago Camilo, guarulhense vice-campeão paulista começou no judô por ser agitado

Vinícius Bacelar    12/06/2019 15:53

 

Uma semana depois de fazer 12 anos de idade, completos no último dia 31 de maio, o guarulhense Felipe Octavio Alves Ferraz quase ganhou o melhor presente de aniversário, a 260 km de sua cidade natal, mais precisamente em São Carlos, no Interior de São Paulo. 
 
Foi neste município, no último sábado, 8/06, que Felipe ganhou quatro lutas até chegar à final do Campeonato Paulista de Judô, na classe Sub-13, categoria Pesado. Na decisão, porém, o jovem atleta guarulhense, de 1,65 m e 57 kg, acabou superado por Lucas Meili Dell'Aquila, do Clube Paineiras do Morumby, e ficou com o vice-campeonato estadual. 
 
"Vale o aprendizado e a ciência que a evolução deve ser constante. Ele desponta como um dos grandes destaques paulista e guarulhense para o esporte", avaliou o empresário Claudio Nogueira de Queiroz, padastro de Felipe, que mora com o jovem no Jardim Iporanga, em Guarulhos. 
 
75% da vida no judô
O jovem judoca começou muito cedo no esporte. Desde os três anos, ele treina na Associação de Judô 9 de Julho, localizada na Avenida Suplicy, no Picanço. Atualmente, Felipe se aperfeiçoa sob os cuidados dos senseis Maurício Lima e Vinícius Messias. "Dois primos dele, João e Bárbara, já treinavam lá quando ele ainda era criança. Seus tios Lilian e Daniel perceberam que o Felipe era agitado e sugeriram o judô por toda a filosofia da modalidade. É um esporte de disciplina e respeito. E, de fato, ajudou. Já são nove anos de treinamentos", relembrou Claudio. 
 
O padastro não sabe ao certo quantas medalhas Felipe tem, mas disse que deve ser cerca de 50 em cinco anos como federado pela Federação Paulista de Judô (FPJ). Neste ano, além do vice-campeonato estadual, o judoca foi campeão do III Open Aspirante, no dia 1º de junho, um dia depois de completar 12 anos, e também faturou as fases regional e inter-regional do Paulista. 
 
Já em 2017, no Sub-11, ele chegou ao lugar mais alto do pódio no Estadual. Neste mesmo ano, Felipe foi vice-campeão do Meeting Interestadual, realizado em Santa Catarina. 
 
Objetivo é ser medalha de ouro em um Olimpíada
Apesar da juventude, Felipe já pensa grande. Segundo Claudio, o sonho de seu enteado é ganhar uma medalha de ouro olímpica. Para tanto, ele se espelha em um judoca que chegou perto deste feito em 2000, quando o guarulhense ainda nem havia nascido. "Ele é fã do Tiago Camilo", disse o padrasto.   
 
Camilo foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e bronze na Olimpíada de Pequim, oito anos depois. Mas se bateu na trave em relação ao ouro olímpico, no Mundial, o judoca se sagrou campeão nas categorias juvenil, júnior e sênior. Além disto, Camilo, hoje com 37 anos, foi tri campeão Pan-Americano (2007, 2011 e 2015).
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário