Guarulhosweb
Guarulhosweb

Coletor de lixo fala sobre descarte de seringas: "Senti a picada e achei que fosse um galho"

Katia Russões    19/06/2019 09:52

 

Há um ano Ricieri de Assis Pereira, de 38 anos, trabalha como coletor de lixo em Guarulhos. Em tão pouco tempo, ele já coleciona incidentes com materiais descartados irregularmente em lixos domésticos. O último - e mais grave - aconteceu durante a coleta em um condomínio residencial no Bom Clima, quando sua equipe encontrou diversas seringas em sacos de lixo comum.
 
“Começamos o nosso trabalho e um colega sentiu uma picada na perna. Neste condomínio o volume de lixo é grande e é costume os moradores colocarem galhos de árvores. Nós achamos que seria este o motivo, até que um saco rolou e bateu na minha perna. Eu também levei uma picada. Decidimos então abrir a embalagem e encontramos diversas seringas. O material foi encontrado em mais dois sacos”, lembra Ricieri.
 
O procedimento adotado foi paralisar o serviço e acionar a empresa. “Existem hospitais próximo ao condomínio. Era só a pessoa ir até lá e fazer o descarte correto”, lamentou. O coletor disse que é grande a frequência com que objetos são descartados de maneira errada no lixo doméstico.
 
Evite o descarte irregular
No último domingo, a Prefeitura de Guarulhos lançou uma campanha de conscientização sobre o descarte correto do lixo. Por meio das redes sociais, a administração municipal chamou a atenção dos guarulhenses para o descarte de agulhas e seringas.
 
Segundo a Prefeitura, recentemente, três coletores sofreram acidentes com agulhas descartadas junto ao lixo comum. Tal incidente pode causar ferimentos e fazer com que os profissionais da coleta de lixo contraiam doenças. 
 
No caso de material perfurante como seringas, agulhas, ampolas, vidros ou qualquer material pontiagudo que contenham fios de corte capaz de causar perfurações e cortes, o descarte deve ser feito da seguinte forma: o material precisa ser colocado dentro de garrafas PET ou em caixas de leite e devem ser identificadas, para que o coletor saiba que precisa tomar cuidado. Sempre que possível, o lixo deve ser encaminhado para reciclagem.
 
As seringas, agulhas e ampolas devem ser entregues em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário