Guarulhosweb
Guarulhosweb

Por causa de semáforo, EDP promete adequar cabeamento elétrico na Timóteo Penteado

Redação Guarulhosweb    17/07/2019 15:56

 

Um poste semafórico localizado na esquina da Avenida Timóteo Penteado com a Rua Sílvio Maia, na Vila Progresso, chamou a atenção de um leitor do GuarulhosWeb. Na foto que ele enviou ao portal é possível ver que o semáforo fica entre duas redes de cabos. O cabeamento local é composto por fios da rede elétrica e de operadoras de TV a cabo, telefonia e internet. “Em São Paulo houve um caso de óbito por conta de um poste eletrificado durante o Carnaval. A situação na Timóteo é perigosa”, afirmou.
 
Questionada se a instalação apresenta algum risco de choque elétrico para os transeuntes da via, a EDP, empresa responsável pela rede elétrica de Guarulhos, informou que fará adequações no cabeamento para evitar qualquer tipo de incidente. Atualmente, a parte do poste que fica próxima aos fios é isolada por meio de uma manta laranja. 
 
"A EDP informa que a adequação do cabeamento elétrico local está contemplada no cronograma de melhorias da companhia. A empresa reforça que adota medidas de controle para que não haja risco ou interferência relacionados à rede elétrica", afirmou. 
 
Nunca aconteceu nenhum acidente, diz Prefeitura
A Prefeitura de Guarulhos é a responsável pelo semáforo. De acordo com a administração municipal, o poste está no local há mais de 15 anos e nunca houve registro de incidentes. 
 
"A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) informa que o semáforo do cruzamento da avenida Doutor Timóteo Penteado com a rua Sílvio Maia está instalado no local há mais de 15 anos e nunca aconteceu nenhum acidente. O isolamento feito por mantas é de responsabilidade da empresa de eletricidade", destacou. 
 
Empresa de telefonia também se pronunciou
O GuarulhosWeb questionou a Claro/NET sobre o cabeamento da empresa na região. Segundo a operadora, o trabalho realizado por seus funcionários é baseado em um rígido padrão de segurança, inclusive, dialogando com a concessionária de energia elétrica, a EDP. A empresa ainda salientou que, constantemente, faz manutenção e adequação em sua rede.
 
"A Claro informa que obedece a rígidos padrões de segurança na operação de sua rede e possui uma rotina de manutenção e adequação do cabeamento nas ruas das cidades. Além disso, a empresa segue os padrões técnicos da concessionária de energia elétrica, responsável pelo aluguel dos postes", pontuou.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. alex borrego 18/07/2019 06:46

    cuidado com informações de caráter técnico

    Que o leigo não se influencie com a possibilidade de adotar medidas futuras na sua vida, na sua casa, etc. É necessário ter cuidado com medida que possui caráter técnico, como citado na reportagem, sobre a aplicação da manta laranja como isolação. Tem outros fatores a serem analisados.

Insira um comentário