Guarulhosweb
Guarulhosweb

CAMPANHA GWEB - Descarte errado de lixo pode ferir trabalhadores e transmitir doenças

Katia Russões    02/08/2019 15:38

 

Há mais de 10 anos, Alisson Furtunato da Silva, de 30 anos, trabalha como coletor de lixo em Guarulhos. Ele conversou com o GuarulhosWeb, sobre seus acidentes com objetos perfurantes, agulhas e outros materiais descartados de forma errada no lixo comum pela cidade. “Uma vez, eu apertei uma sacola plástica dentro de uma lixeira domiciliar e sofri uma perfuração com uma seringa. A gente até chama alguém da residência, mas ninguém aparece para dar uma explicação”, lamentou.
 
O GuarulhosWeb teve acesso a imagens assustadoras feitas pelos coletores somente na última semana. São sacos plásticos de lixo comum com facas grandes, cacos de vidro e agulhas de seringas. “Estes acidentes atrapalham nossa rotina no trabalho e em casa, pois temos que nos deslocar até um ponto de atendimento especializado para fazer exames e tomar o coquetel, que muitas vezes provoca efeitos colaterais”, explicou Alisson.
 
Acidentes com objetos perfuro-cortantes descartados de maneira irregular podem, dependendo da gravidade do ferimento, causar o afastamento do profissional. Além disso, nos casos que envolvem acidentes com agulhas, o coletor precisa ser encaminhado para uma unidade de saúde, para prevenir doenças transmitidas pelo sangue, dentre elas a Aids.
 
Em julho, a Prefeitura autuou um condomínio residencial, no Jardim Silvestre, por descarte irregular de agulhas. O material foi encontrado por coletores, que acionaram a Secretaria de Serviços Públicos.
 
Em junho, o GuarulhosWeb publicou outra entrevista com um coletor de lixo que se feriu achando que era um galho. “Começamos o nosso trabalho e um colega sentiu uma picada na perna. Naquele local é costume os moradores colocarem galhos de árvores. Nós achamos que seria este o motivo, até que um saco rolou e bateu na minha perna. Eu também levei uma picada. Decidimos então abrir a embalagem e encontramos diversas seringas. O material foi encontrado em mais dois sacos”, lembra Ricieri de Assis Pereira, de 38 anos.
 
Como descartar
O descarte correto de objeto perfuro-cortantes é fácil. Caixas de leite e garrafas pet podem ser usadas como isolamento. Basta colocar o material dentro do recipiente e lacrar com fita adesiva. Se possível, sinalize para que o coletor saiba que precisa tomar cuidado. 
 
No caso de seringas e agulhas, o armazenamento deve ser feito em embalagens especiais fornecidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Este tipo de material jamais deve ser descartado em lixo doméstico. Após o uso, os objetos devem ser deixados nas UBS.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário