União de profissionais pode amenizar impacto das fake news, diz professora ao GuarulhosWeb

Paulo Manso e Katia Russões - 07/11/2018 18:06

TV de Guarulhosweb
O GuarulhosWeb é o veículo de comunicação local parceiro do projeto “Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News”. Na manhã desta quarta-feira, 7/11, o portal recebeu a jornalista Yara Verônica Ferreira, professora de Publicidade da Faculdade Anhanguera de Guarulhos. Para a especialista, as fake news não são novidade e a união de profissionais da comunicação pode amenizar os impactos sempre negativos das notícias falsas.
 
CONFIRA O VÍDEO:
 
 

Guarulhosweb TV

 
O projeto “Jornalismo em Movimento - Combate às Fake News” é uma iniciativa da DeMello Consultoria, Truckvan e Grupo Band Rádios e tem o patrocínio da Anhanguera Educacional por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura; apoio institucional da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e parceria da Comunicação Integrada, Boatos.org, Canaltech e UOL.
 
Uma carreta de cerca de 15 metros de comprimento percorrerá 4 regiões de São Paulo (Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo) e capital paulista no período de 6 de novembro a 16 de dezembro. Desde a última terça-feira, 6/11, até o domingo, 11/11, o GuarulhosWeb manterá uma redação itinerante na unidade móvel e fará entrevistas com profissionais de diversas áreas sobre o tema. A professora Yara Ferreira falou sobre como o assunto é abordado em sala de aula e qual é o papel dos veículos de comunicação para combater notícias falsas.
 
Ela falou sobre danos à imagem que uma fake news pode causar tanto para pessoas comuns, personalidades da mídia, políticos e também empresas, além da importância de debater o assunto no ambiente familiar e tratar a fake news como algo que precisa ser explorado também nas salas de aula e durante a grade de programação dos grandes veículos de comunicação.
 
A jornalista indicou alguns passos para identificar uma fake news: “É preciso prestar atenção nos detalhes. Já conhecemos os principais veículos de comunicação dentro do Brasil e temos como checar se eles existem ou não. Seria importante notar se há erros de português, geralmente as notícias começam com frases bombásticas que chamam a atenção e fazem com que as pessoas abram, além dos detalhes do formato da construção texto e a contextualização”, explicou.
 
Yara lembrou que as fake news sempre existiram, porém não haviam muitos veículos de comunicação como no cenário atual. Dentro da sala de aula a professora afirma que os alunos costumam levar notícias para serem discutidas.
 
A iniciativa de grandes grupos de comunicação, que criaram ferramentas para o combate às fake news, foi algo elogiado pela professora. Para o futuro a jornalista espera que a união de pessoas e projetos como os que surgiram com profissionais da comunicação para checar as informações devem estimular a checagem de notícias para evitar a disseminação das informações falsas.
 
O projeto ficará na cidade até o dia 11 de novembro, dentro do Bosque Maia. A ação é interativa e convida os frequentadores do parque a identificar as fake news através de quizzes e do jogo de escape “The Fake” (jogo de fuga com enigmas jornalísticos no qual o público precisa identificar as informações falsas e verdadeiras para escapar de uma redação que mistura o cenário do jornalismo antigo com atual).
 
Nesta quinta-feira, 8/11, o GuarulhosWeb conversará com a responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ermelinda Tomé. E com o jornalista Leandro Siqueira, assessor de comunicação da Truckvan e curador do projeto.
 
Entre as outras pautas confirmadas, destaque para “Mitos e Verdades sobre Ayrton Senna” no dia 9 de novembro, das 14h às 15h, com a participação de Paola Santilli, gerente executiva do Instituto Ayrton Senna; e para o bate papo do GuarulhosWeb com jornalista Thiago Kazu, professor da São Paulo Digital School.
 
No dia seguinte (10/11), o bate-papo será sobre Raul Seixas, com curiosidades contadas por Sylvio Passos, amigo do cantor baiano e fundador do Raul Rock Club, fã-clube oficial do Maluco Beleza, e pelo escritor Leonardo Mirio, autor do livro “Raul Nosso de Cada Um”. Esta conversa acontecerá das 16h às 17h.
 
As Rádios Bandeirantes e BandNews FM transmitirão alguns programas ao vivo direto da Unidade Móvel.
 
Depois de Guarulhos, a carreta segue para as cidades de Osasco, Taboão da Serra, São Bernardo do Campo e a capital.
 
Programação
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 19h
Os horários sofrerão alterações em dias de transmissão ao vivo do Grupo Band Rádios
 
6 A 11 DE NOVEMBRO
Cidade: Guarulhos
Local: Parque Bosque Maia
 
13 A 18 DE NOVEMBRO 
Cidade: Osasco
Local: Terminal de Trem – Estação Osasco
 
20 A 25 DE NOVEMBRO 
Cidade: Taboão da Serra
Local: Praça Nicola Vivilechio
 
27 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO 
Cidade: São Bernardo
Local: Praça da Matriz
 
04 A 16 DE DEZEMBRO (não haverá ação na segunda-feira, dia 10/12)
Cidade: São Paulo
Local: Largo da Batata
 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Loja realiza desejos de quem sonha ter importados de alto padrão por preços mais "acessíveis"

Já sonhou em ter um Porsche, mas seu dinheiro dá no máximo para comprar um Fusion? De olho em um seleto grupo, que tem...

20/09/2019 09:21
Polo Wear oferece 10% de desconto em produtos para servidores municipais de Guarulhos

A loja da Polo Wear, da Outlet Só Marcas, oferece 10% de desconto em produtos a todos os servidores municipais de Guarulhos. A...

29/08/2019 17:03
CURTA GUARULHOS - Confira o que fazer na cidade neste fim de semana

O Curta Guarulhos desta semana tem a participação especial de dois atores mirins guarulhenses: os irmãos Carolina e Arthur Nobre, de 4 e 6 respectivamente ...

28/06/2019 11:02

Últimas Notícias

Cidades

CPTM reduz intervalos neste feriado da Consciência Negra

Nesta quarta-feira, 20/11, feriado da Consciência Negra na capital paulista e em alguns municípios, a CPTM vai operar com intervalos...

19/11/2019 19:00

Cidades

Especialista Helena Sato explica porque as pessoas se vacinam menos e faz alerta

Nesta terça-feira, 19/11, dia em que Guarulhos inicia a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para...

19/11/2019 18:29

Cidades

Campanha 16 Dias de Ativismo é aberta em evento no Paço Municipal

A campanha 16 dias de Ativismo foi aberta na manhã desta terça-feira, 19/11, no auditório do Paço Municipal, no Jardim Bom...

19/11/2019 18:09