VW Golf Highline 250 TSI une emoção, tecnologia, performance e pegada

Ernesto Zanon - Especial para o GuarulhosWeb - 24/02/2019 17:05

autos01 de Guarulhosweb
Já imaginou subir uma serra, numa rodovia de pista dupla, por mais de 40 quilômetros, ao volante de um hatch médio, numa tocada na casa dos 100 km/h, sem precisar pisar no freio ou no acelerador uma vez sequer? Veja como isso é possível.  
 
 
Você aciona o ACC no pé da serra. Coloca como velocidade máxima 100 km/h (compatível com a rodovia que tem à frente). Segue o fluxo entre os carros que se preparam para enfrentar as subidas e curvas que tem pela frente. Percebe um sedã alemão que se aventura a abrir a fila à sua frente. Pronto. Cenário perfeito para testar um dos equipamentos tecnológicos mais interessantes oferecidos no Golf 250 Highline com o motor 1.4 TSI Total Flex, que o GuarulhosWeb avaliou durante uma semana.  
 
O Controle Adaptativo de Velocidade e Distância, conhecido como ACC, é um sistema que usa um sensor de radar integrado à dianteira do veículo. O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a melhor condição de segurança).  
 
Com ele, foi possível vencer a serra, na rodovia Mogi-Bertioga, na subida, sem pisar uma vez sequer no freio ou no acelerador. Trata-se de um equipamento antes disponíveis apenas em importados e carros maiores de luxo, mas que é oferecido nesta versão do Golf como equipamento opcional. Pode até ser um detalhe a mais. Mas demonstra o quanto está evoluído o hatchback premium da Volkswagen que atravessa várias décadas oferecendo o que há de melhor em performance, desempenho e tecnologia.  
 
É um carro completo, delicioso de se conduzir nas mais diferentes condições. O motor 1.4 turbo se destaca pela facilidade em arrancar e deslanchar até velocidades altas, sem titubear. O câmbio automático (transmissão automática de 6 marchas com conversor de torque e função Tiptronic AQ250-6F) responde de forma rápida e precisa, o que torna o dirigir – até de forma esportiva – muito mais agradável. Vale ressaltar que este motor desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 4.500 rpm. Seu torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), surge a apenas 1.500 rpm, independentemente da mistura de combustível. Ou seja, é pisar e sentir as respostas.  
 
Segundo a VW, o Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge 203 km/h de velocidade máxima. Na avaliação, não chegamos a tudo isso. Porém, foi possível perceber que ele vai com muita facilidade a velocidades maiores, sempre à mão.  
 
E não é só no desempenho que o Golf agrada. Conta com volante multifuncional revestido de couro e com aletas para trocas de marcha; sensores de chuva e crepuscular e sistema “coming&leaving home”, que mantém os faróis acesos por determinado período (programável pelo computador de bordo). Também tem retrovisor interno eletrocrômico, controlador automático de velocidade (“cruise control”) e câmera traseira para estacionamento. As rodas de liga leve de 16 polegadas são novas, com desenho Venturi. As lanternas traseiras são de LED. 
 
Todos esses itens se somam aos sete airbags; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; bloqueio eletrônico do diferencial EDS e XDS+; controle eletrônico de estabilidade (ESC) e ar-condicionado Climatic.  Há ainda sistema “Kessy” para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial) e luz ambiente na cabine. Traz, ainda, ar-condicionado Climatronic de duas zonas; sistema start-stop, que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo; e bancos revestidos de couro. 
 
 
Itens opcionais disponíveis no modelos avaliado deixam o Golf ainda mais bonito e agradável como  teto solar, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Karlskoga”. Fora o pacote Premium, que integra sistema ACC com Front Assist e City Emergency Brake, sistema Pro Active, sensor de fadiga, sistema FLA de ajuste automático de farol alto, faróis de LED, sistema Park Assist 2.0 e o sistema de infotainment Discover Media. 
 
O preço de tabela, sem os opcionais, e de R$ 115 mil. Salgado? Um pouco. Mas é delicioso.  

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Nova geração do Onix chega maior, mais tecnológica e com motor 1.0 turbo

O Chevrolet Onix estreia uma nova geração com o objetivo de se manter líder em vendas no Brasil. Entre as novidades apresentadas...

13/09/2019 15:09
T-Cross Comfortline 200 TSI Automático, uma boa pedida entre os SUVs menores

Depois da ótima impressão deixada durante a avaliação realizada com o modelo de entrada, o T-Cross 200 TSI, com...

06/09/2019 19:37
Hyundai divulga primeiras imagens oficiais do novo HB20

A poucos dias do lançamento oficial da nova geração do HB20, marcado para 16 de setembro, a Hyundai Motor Brasil divulga em suas...

04/09/2019 11:56
Novo Honda Accord garante desempenho superior, muita tecnologia e sobriedade

As linhas modernas e futuristas lembram muito as do Honda Civic. Muita gente, numa primeira olhada, pode até nem perceber que se tratam de...

22/08/2019 18:08

Últimas Notícias

Carro Express

Renault Kwid Outsider, a versão top do subcompacto que mais vende

Não é à toa que o Renault Kwid vem sendo o preferido dos consumidores que buscam um carro pequeno, com vocação...

15/09/2019 18:04

Esportes

Guarulhos sofre virada em casa e precisa vencer em São José para avançar na 4ª Divisão

O Guarulhos se complicou na 4ª Divisão do Campeonato Paulista, ao perder, de virada, para o Fernandópolis por 2 a 1, no...

15/09/2019 13:14

Cidades

Carro capota e fica destruído no Jardim Vila Galvão

O GuarulhosWeb recebeu imagens de um carro capotado e bem avariado na esquina das Ruas Diogo Botelho com a Princesa Izabel, no Jardim Vila...

15/09/2019 12:17

Policial

Motorista embriagado tenta fugir, mas é pego pela polícia na Rodovia Ayrton Senna

Um motorista que dirigia pela Rodovia Ayrton Senna, altura do KM 28, 5, em Guarulhos, na noite deste sábado, 14/09, por volta das 20h20,...

15/09/2019 10:58