Jovens guarulhenses ganham o mundo por meio da música

Vinícius Bacelar / Imagens: Paulo Manso - 18/04/2019 09:13

TV de Guarulhosweb
Recentemente, em março, o Teatro Adamastor recebeu a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. Não foi a primeira apresentação do respeitado grupo, mas a atuação de dois jovens guarulhenses chamou a atenção. Foi a primeira vez que os músicos Leandro Isaac, de 22 anos, e Erick Venditte, de 16, solaram juntos. E junto com a OJM. Ambos até já visitaram outros países para mostrar ao mundo um pouco da primeira arte.
 
Nascido em uma família de músicos, Erick é trompetista, por influência do pai, que também toca trompete, e morador do Jardim Munhos. "Para mim é mais fácil tocar do que falar", brincou o tímido jovem, antes de começar a entrevista com o GuarulhosWeb.
 
No entanto, depois que a câmera e o gravador foram ligados, ele se soltou um pouco mais. "Esta câmera é daquelas que fazem milagres e vai me deixar bonito?", divertiu-se. A entrevista foi feita no último dia 10 de abril, no mesmo Adamastor em que Erick se apresentou, solando ao lado do pianista Leandro Isaac.
 
Além do local escolhido para a entrevista ser especial, a data 10 de abril também é marcante para o músico. Foi neste dia, em 2017, que ele ganhou o Concurso Latino-Americano de Trompete, em Bogotá, na Colômbia. "Eu era o mais novo na competição, mas recebi apoio de todos e consegui superar as dificuldades", lembrou Erick, que já passou por França e Itália por causa da arte. 
 
CONFIRA O VÍDEO:
 
 

 
Relação com a música e com Guarulhos
"Não sei se a música chegou a mim ou se eu nasci na música. Meu pai é trompetista e toca em vários lugares. Minha mãe é pianista e dá aulas também. Então, cresci observando eles e outros parentes tocando. Isto foi me influenciando. Com cinco anos, dei indícios de que poderia tocar trompete e meu pai me guiou neste caminho", recordou ele, que é integrante da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo desde 2016. 
 
E foi com a orquestra estadual que Erick se apresentou pela primeira vez no Adamastor, em 2017. "Naquele dia, o trompetista venezuelano Pacho Flores solou conosco. É um dos maiores nomes da América Latina. Além disso, vi meus pais, professores e amigos na plateia. Foi uma experiência única", destacou. 
 
Questionado sobre o que falaria para os jovens que querem ingressar no mundo da música, Erick alertou que a área musical é difícil, porém prazerosa. "Comparo com a vida de um atleta que leva vários tombos. A pessoa tem que persistir. Até os maiores músicos já erraram. A música representa quase tudo para mim. Sem ela, seria apenas mais um jovem que ainda não achou o sentido na vida", pontuou. 
 
Jovem professor
Outro jovem guarulhense que tem se destacado na música é o pianista Leandro Isaac, que se apresentou com Erick e a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, no Adamastor, em março. Sua introdução na primeira arte aconteceu no Conservatório Municipal, local que oferece cursos gratuitos, no bairro do Macedo. E foi neste espaço que o pianista recebeu o GuarulhosWeb
 
Quando Leandro entrou no projeto, não foi nem para tocar piano. Ele teve aulas de violino e elas eram ministradas em outro lugar. No entanto, apesar da mudança de endereço, o músico se sentiu em casa no dia da entrevista. "Para mim é gratificante estar aqui de volta, com professores incríveis e amigos que colaboraram tanto para a minha trajetória. Foi no conservatório que a minha paixão por música começou. Os frutos que colho hoje, devo a esta iniciação", comentou. 
 
CONFIRA O VÍDEO:
 
 

 
Leandro recordou que, quando criança, pedia para seus pais colocá-lo em um curso de instrumento musical. "Então, comecei a ter aulas particulares de teclado. Fiz provas para o conservatório e para a Emesp [Escola de Música do Estado de São Paulo, na Capital]. Passei nos dois lugares. Em São Paulo, tive aulas de piano. Em Guarulhos, optei por fazer o curso de violino para diversificar", contou. 
 
O músico também se lembrou de quando viu sua primeira apresentação de orquestra. "Eu tinha oito anos e a assisti no Adamastor, com a regência do maestro Emiliano Patarra. Desde então, segui na música. Hoje não consigo nem dizer mais o que é a minha vida sem esta arte. Há muito tempo tive a certeza de qual era o caminho a seguir", disse Leandro, que ministra aulas há oito anos. 
 
"Comecei aos 14 anos, aqui em Guarulhos mesmo. Meus vizinhos me ouviam tocar piano e bateram na porta para perguntar se eu dava aulas. Uma vizinha achou que eu era bem mais velho. Ela se surpreendeu quando me viu [risos]", relatou. Atualmente, ele continua ensinando em aulas particulares, na cidade, e ministra cursos em duas escolas na Capital.
 
Na estrada
Por causa da música, Leandro já foi para os Estados Unidos, em duas oportunidades, Argentina e Inglaterra. "A primeira vez que saí do Brasil foi para ir à Argentina. Um pianista me viu tocar aqui e me convidou para ficar uma semana na casa dele, tendo aulas todos os dias e trabalhando o repertório que eu estava desenvolvendo", disse. 
 
Agora, o próximo passo internacional é tentar fazer um mestrado nos EUA. "Em uma das vezes em que estive lá, vi pianistas que nunca imaginei ver ao vivo", recordou.  
 
A exemplo de Erick, Leandro também deixou seu recado aos jovens guarulhenses que sonham em viver da primeira arte. "Quando falamos em música, não importa a idade, o sexo e nem outra coisa. Sempre é tempo de aprender. A gente tem uma missão de tocar e emocionar as pessoas com a música. E sermos tocados por ela. Isto tem um valor inestimável", ressaltou.  
 
Para o pianista, todas as pessoas deveriam aprender a tocar um instrumento, mesmo que não sigam carreira, pois os benefícios são enormes. "É uma área difícil como qualquer outra, mas para quem se dedica de verdade, sempre há lugar. E em Guarulhos, temos a vantagem de ter o conservatório. Um centro de excelência, com ótimos professores e cursos gratuitos", finalizou.
 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Loja realiza desejos de quem sonha ter importados de alto padrão por preços mais "acessíveis"

Já sonhou em ter um Porsche, mas seu dinheiro dá no máximo para comprar um Fusion? De olho em um seleto grupo, que tem...

20/09/2019 09:21
Polo Wear oferece 10% de desconto em produtos para servidores municipais de Guarulhos

A loja da Polo Wear, da Outlet Só Marcas, oferece 10% de desconto em produtos a todos os servidores municipais de Guarulhos. A...

29/08/2019 17:03
CURTA GUARULHOS - Confira o que fazer na cidade neste fim de semana

O Curta Guarulhos desta semana tem a participação especial de dois atores mirins guarulhenses: os irmãos Carolina e Arthur Nobre, de 4 e 6 respectivamente ...

28/06/2019 11:02

Últimas Notícias

Cidades

CPTM reduz intervalos neste feriado da Consciência Negra

Nesta quarta-feira, 20/11, feriado da Consciência Negra na capital paulista e em alguns municípios, a CPTM vai operar com intervalos...

19/11/2019 19:00

Cidades

Especialista Helena Sato explica porque as pessoas se vacinam menos e faz alerta

Nesta terça-feira, 19/11, dia em que Guarulhos inicia a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para...

19/11/2019 18:29

Cidades

Campanha 16 Dias de Ativismo é aberta em evento no Paço Municipal

A campanha 16 dias de Ativismo foi aberta na manhã desta terça-feira, 19/11, no auditório do Paço Municipal, no Jardim Bom...

19/11/2019 18:09