Sábado, 29 de Fevereiro de 2020
(11) 94702-3664 Whatsapp

Celebre o Dia da Pizza em Guarulhos e - mais importante - não saia da dieta

Por Redação GuarulhosWeb

10 de Julho de 2019

Os brasileiros celebram o Dia Nacional da Pizza nesta quarta-feira, 10 de julho, por causa de um evento realizado há exatos 34 anos, no dia 10 de julho de 1985. O prato, apesar de não ter sido criado no País, é uma paixão nacional. Segundo dados da Associação das Pizzarias Unidas de São Paulo, são produzidos 1 milhão de discos diariamente em todo o Brasil, sendo que o estado paulista é responsável por mais de 50% desta produção: 572 mil unidades. 
 
Isto coloca nossa nação como uma das que mais consomem pizza no mundo. A cidade de São Paulo, por exemplo, só perde para Nova York no consumo do prato. Mas, se por um lado, estes números mostram como os brasileiros adoram pizza, por outro, uma pesquisa da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) aponta que 80% dos habitantes do País buscam uma alimentação saudável. 
 
A boa notícia é que agora é possível juntar as duas coisas: comer uma pizza deliciosa sem se descuidar da dieta. É o que afirma o chef guarulhense Bruno Caraça, da Tok D’Chef. Especialista em alimentação funcional com foco em nutrigemônica, ciência que estuda a nutrição genética por meio da alimentação, ele afirmou que já prestou consultorias a diversas padarias e pizzarias de Guarulhos para a produção de uma pizza mais saudável. 
 
"Estamos habituados com a pizza tradicional, mas conseguimos fazer pizzas com ingredientes funcionais, trazendo todos os benefícios que uma alimentação sadia pode promover para a manutenção básica do nosso corpo", destacou. 
 
Dentre as mudanças em relação ao prato tradicional, Caraça salientou que a farinha de trigo comum pode ser trocada por uma integral. "Já ajuda bastante. Temos as opções de farinha de aveia, adicionando linhaça e lichia, farinha de arroz integral, farinha de couve-flor, de tapioca... podemos também substituir por brócolis, berinjela, abobrinha, fazer a base com algum legume ou até mesmo com batata doce", sugeriu. 
 
Em relação ao recheio, o chef indicou novamente legumes, como abobrinha, além de sugerir uma mistura. "Podemos brincar adicionando brócolis, couve-flor, cebola, alho... desde que façamos uma massa mais natural. Tem a muçarela de búfala, que também é muito boa. Queijos brancos, como uma ricota temperada. Também deixam a pizza fantástica", finalizou.
 
Anote aí uma receita de massa de pizza integral
1 colher de chá de açúcar;
1 1/2 xícara de água morna;
1 colher de sopa de fermento biológico seco;
1 colher de sopa de azeite de oliva;
1 colher de chá de sal;
2 xícaras de farinha de trigo integral;
1 xícara de farinha de trigo;
1/2 xícara de farinha de amêndoas;
1 colher de sopa de linhaça.