Novo Honda Accord garante desempenho superior, muita tecnologia e sobriedade

Ernesto Zanon - Especial para o GuarulhosWeb - 22/08/2019 18:08

autos01 de Guarulhosweb
As linhas modernas e futuristas lembram muito as do Honda Civic. Muita gente, numa primeira olhada, pode até nem perceber que se tratam de carros distintos ou até enxerguem nele um Civic um pouco maior. Mas o Accord 2020, que o GuarulhosWeb avaliou durante uma semana, vai bem além do irmão médio. Trata-se de um sedã grande, muito sofisticado, com muita tecnologia embarcada, motor 2.0 turbo de 250 cavalos, que entrega conforto, eficiência, potência e – bastante – sobriedade. Tudo isso por algo em torno de R$ 208 mil.  
 
Por parecer bastante com o Civic, o Accord não ostenta tanto como concorrentes diretos, que vêm da Europa. Este Honda, fabricado nos Estados Unidos, consegue ser atraente nos mais diferentes aspectos, sendo uma ótima opção para quem quer um sedã grande, que garante ótimo desempenho, a partir da motorização  2.0 Turbo com injeção direta, comando de válvulas VTEC e duplo VTC, em conjunto com uma nova transmissão automática de 10 velocidades.  
 
O motor fornece 252 cavalos a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 rpm. No dia-a-dia, há um desempenho bastante satisfatório com um dirigir suave, em baixas rotações, que garantem suavidade e conforto. Numa estrada, basta uma pisada mais forte, para o turbo entrar em cena, os giros subirem e a velocidade ir lá para cima. Em pouco mais de 200 metros de uma pista livre, o velocímetro salta acima dos 160 km/h “num piscar de olhos”.  
 
Numa rodovia, em condições de teste, o desempenho é de gente grande. Levar o Accord da casa dos 120 km/h, velocidade de cruzeiro, para próximo dos 200 km/h, é tarefa das mais fáceis. Conforme o pé direito vai para o acelerador, percebe-se rapidamente o turbo em ação e a velocidade, que aparece projetada no parabrisa a partir do display, avança sem sobressaltos, graças ao excelente câmbio automático 10AT de 10 velocidades.  
 
Aliás, a tradicional alavanca do câmbio foi substituída por um seletor de marchas totalmente eletrônico. As posições Park, Neutro e Drive são selecionadas ao toque de um botão, permitindo um visual mais moderno ao interior e mais espaço na cabine. A ré é acionada puxando um interruptor específico. Luzes indicadoras nos botões ou próximas a eles indicam o modo selecionado. Para segurança adicional, se o veículo parar em Drive ou Ré, o sistema automaticamente seleciona Park se o cinto de segurança do motorista estiver solto ou a porta do motorista estiver aberta. Um sistema de trocas por aletas no volante permite ao motorista assumir o controle manual da troca de marchas. 
 
Por dentro, o Accord dá um banho em tecnologia e sofisticação que o coloca numa posição de sedão premium de verdade.  O novo painel de instrumentos de toque suave tem um perfil ultrafino e design em três camadas, com uma forte plataforma superior que descreve um arco contínuo desde sua seção externa através da base das portas, dando uma sensação de força e continuidade visual. O volante em couro super macio ao toque tem inspiração esportiva com profundos apoios para os polegares. 
 
O posicionamento dos bancos para dentro proporciona liberdade de movimentos e é complementado pelos apoios de braço mais acolchoados, longos e largos na frente e atrás. O banco do motorista tem ajuste elétrico de 12 posições com apoio lombar de altura regulável e o conforto do passageiro é ainda maior com os novos bancos dianteiros ventilados. 
 
Conta também comsistema multimídia totalmente novo, incluindo um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com controles físicos rotativos de volume e sintonia. Oferece tambem o Apple CarPlay e Android Auto, bem como a tecnologia de recarga de celulares (apenas alguns modelos) por indução no console central. 
 
Um novo head-up display de 6 polegadas, projetado diretamente no para-brisas, fornece informações claras ao condutor. Além disso, os ocupantes são agraciados com diversas tecnologias e itens de conforto superiores, como um sistema de som Premium, teto solar, enquanto o motorista conta com comodidades como oito sensores de estacionamento, câmera de ré, partida, abertura e fechamento do carro sem chave, navegador nativo, dentre outros equipamentos. 
 
Segurança  
 
O novo Accord é o primeiro modelo da Honda no Brasil a contar com o sistema SENSING, que inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade), CMBS (Sistema de frenagem para mitigação de colisão), LKAS (Sistema de assistência de faixa) e o RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista). Traduzindo a sopa de letrinhas: você decide sua velocidade máxima, deixa o carro seguir e ele vai sozinho, acelerando e freando conforme os obstáculos - outros veículos - que vão surgindo à frente. Tecnicamente perfeito, numa rodovia, basta ajustar o sistema na velocidade máxima estabelecida, 120 km/h, por exemplo, e tomar conta apenas da direção. Ele tem rápida reação, chegando a parar totalmente e reacelerar quando necessário.  
 
Para garantir uma direção segura e ter o carro sempre à mão, entram em cena os avançados sistemas de segurança ativa e passiva, que incluem o Vehicle Stability Assist (assistente de estabilidade) com controle de tração e freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem). Ainda no quesito segurana, há monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags laterais para o motorista e passageiro da frente e novos airbags de joelhos para o motorista e passageiro da frente. 
 
 
Design refinado 
 
Como ele lembra muito o Civic, não poderia deixar de ter um design ousado e imponente. A dianteira é destacada pela grade tradicional da Honda com uma asa cromada posicionada acima de uma grande entrada de ar e flanqueada por faróis full-LED com faróis de neblina também de LED. O capô cinzelado apresenta um centro elevado, agressivo e diferenciado, e as laterais profundamente esculpidas da carroceria reforçam o comprimento visual e a força da parte inferior da carroceria. Complementando o design refinado, rodas de liga leve de 18 polegadas, com desenho exclusivo trazem ainda mais sofisticação e porte ao modelo. 
 
A vista traseira similarmente baixa e larga é arrematada por uma tampa de porta-malas elevada, lanternas traseiras em LED diferenciadas e as saídas duplas de escapamento.  
 
 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Hyundai Creta Prestige, o SUV top de linha da família tenta se impor entre os SUVs médios

O Hyundai Creta não tem vida fácil. Além da difícil missão de disputar espaço entre os SUVs médios de...

15/11/2019 10:48
Com visual renovado, Renault Sandero Zen 1.6 é boa opção entre os compactos

A Renault, que se consolida como um dos quatro maiores fabricantes presentes no país, desbancando de forma consistente a Ford, segue...

09/11/2019 15:53
Chevrolet Trailblazer Premier, um verdadeiro monstro de alto luxo e conforto

Um verdadeiro monstro (no bom sentido). Assim pode ser definido o Chevrolet Trailblazer que, na linha 2020, passa a ser oferecido apenas na...

03/11/2019 10:55

Últimas Notícias

Cidades

CPTM reduz intervalos neste feriado da Consciência Negra

Nesta quarta-feira, 20/11, feriado da Consciência Negra na capital paulista e em alguns municípios, a CPTM vai operar com intervalos...

19/11/2019 19:00

Cidades

Especialista Helena Sato explica porque as pessoas se vacinam menos e faz alerta

Nesta terça-feira, 19/11, dia em que Guarulhos inicia a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para...

19/11/2019 18:29

Cidades

Campanha 16 Dias de Ativismo é aberta em evento no Paço Municipal

A campanha 16 dias de Ativismo foi aberta na manhã desta terça-feira, 19/11, no auditório do Paço Municipal, no Jardim Bom...

19/11/2019 18:09