Novo Honda Accord garante desempenho superior, muita tecnologia e sobriedade

Ernesto Zanon - Especial para o GuarulhosWeb - 22/08/2019 18:08

autos01 de Guarulhosweb
As linhas modernas e futuristas lembram muito as do Honda Civic. Muita gente, numa primeira olhada, pode até nem perceber que se tratam de carros distintos ou até enxerguem nele um Civic um pouco maior. Mas o Accord 2020, que o GuarulhosWeb avaliou durante uma semana, vai bem além do irmão médio. Trata-se de um sedã grande, muito sofisticado, com muita tecnologia embarcada, motor 2.0 turbo de 250 cavalos, que entrega conforto, eficiência, potência e – bastante – sobriedade. Tudo isso por algo em torno de R$ 208 mil.  
 
Por parecer bastante com o Civic, o Accord não ostenta tanto como concorrentes diretos, que vêm da Europa. Este Honda, fabricado nos Estados Unidos, consegue ser atraente nos mais diferentes aspectos, sendo uma ótima opção para quem quer um sedã grande, que garante ótimo desempenho, a partir da motorização  2.0 Turbo com injeção direta, comando de válvulas VTEC e duplo VTC, em conjunto com uma nova transmissão automática de 10 velocidades.  
 
O motor fornece 252 cavalos a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 rpm. No dia-a-dia, há um desempenho bastante satisfatório com um dirigir suave, em baixas rotações, que garantem suavidade e conforto. Numa estrada, basta uma pisada mais forte, para o turbo entrar em cena, os giros subirem e a velocidade ir lá para cima. Em pouco mais de 200 metros de uma pista livre, o velocímetro salta acima dos 160 km/h “num piscar de olhos”.  
 
Numa rodovia, em condições de teste, o desempenho é de gente grande. Levar o Accord da casa dos 120 km/h, velocidade de cruzeiro, para próximo dos 200 km/h, é tarefa das mais fáceis. Conforme o pé direito vai para o acelerador, percebe-se rapidamente o turbo em ação e a velocidade, que aparece projetada no parabrisa a partir do display, avança sem sobressaltos, graças ao excelente câmbio automático 10AT de 10 velocidades.  
 
Aliás, a tradicional alavanca do câmbio foi substituída por um seletor de marchas totalmente eletrônico. As posições Park, Neutro e Drive são selecionadas ao toque de um botão, permitindo um visual mais moderno ao interior e mais espaço na cabine. A ré é acionada puxando um interruptor específico. Luzes indicadoras nos botões ou próximas a eles indicam o modo selecionado. Para segurança adicional, se o veículo parar em Drive ou Ré, o sistema automaticamente seleciona Park se o cinto de segurança do motorista estiver solto ou a porta do motorista estiver aberta. Um sistema de trocas por aletas no volante permite ao motorista assumir o controle manual da troca de marchas. 
 
Por dentro, o Accord dá um banho em tecnologia e sofisticação que o coloca numa posição de sedão premium de verdade.  O novo painel de instrumentos de toque suave tem um perfil ultrafino e design em três camadas, com uma forte plataforma superior que descreve um arco contínuo desde sua seção externa através da base das portas, dando uma sensação de força e continuidade visual. O volante em couro super macio ao toque tem inspiração esportiva com profundos apoios para os polegares. 
 
O posicionamento dos bancos para dentro proporciona liberdade de movimentos e é complementado pelos apoios de braço mais acolchoados, longos e largos na frente e atrás. O banco do motorista tem ajuste elétrico de 12 posições com apoio lombar de altura regulável e o conforto do passageiro é ainda maior com os novos bancos dianteiros ventilados. 
 
Conta também comsistema multimídia totalmente novo, incluindo um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com controles físicos rotativos de volume e sintonia. Oferece tambem o Apple CarPlay e Android Auto, bem como a tecnologia de recarga de celulares (apenas alguns modelos) por indução no console central. 
 
Um novo head-up display de 6 polegadas, projetado diretamente no para-brisas, fornece informações claras ao condutor. Além disso, os ocupantes são agraciados com diversas tecnologias e itens de conforto superiores, como um sistema de som Premium, teto solar, enquanto o motorista conta com comodidades como oito sensores de estacionamento, câmera de ré, partida, abertura e fechamento do carro sem chave, navegador nativo, dentre outros equipamentos. 
 
Segurança  
 
O novo Accord é o primeiro modelo da Honda no Brasil a contar com o sistema SENSING, que inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade), CMBS (Sistema de frenagem para mitigação de colisão), LKAS (Sistema de assistência de faixa) e o RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista). Traduzindo a sopa de letrinhas: você decide sua velocidade máxima, deixa o carro seguir e ele vai sozinho, acelerando e freando conforme os obstáculos - outros veículos - que vão surgindo à frente. Tecnicamente perfeito, numa rodovia, basta ajustar o sistema na velocidade máxima estabelecida, 120 km/h, por exemplo, e tomar conta apenas da direção. Ele tem rápida reação, chegando a parar totalmente e reacelerar quando necessário.  
 
Para garantir uma direção segura e ter o carro sempre à mão, entram em cena os avançados sistemas de segurança ativa e passiva, que incluem o Vehicle Stability Assist (assistente de estabilidade) com controle de tração e freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem). Ainda no quesito segurana, há monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags laterais para o motorista e passageiro da frente e novos airbags de joelhos para o motorista e passageiro da frente. 
 
 
Design refinado 
 
Como ele lembra muito o Civic, não poderia deixar de ter um design ousado e imponente. A dianteira é destacada pela grade tradicional da Honda com uma asa cromada posicionada acima de uma grande entrada de ar e flanqueada por faróis full-LED com faróis de neblina também de LED. O capô cinzelado apresenta um centro elevado, agressivo e diferenciado, e as laterais profundamente esculpidas da carroceria reforçam o comprimento visual e a força da parte inferior da carroceria. Complementando o design refinado, rodas de liga leve de 18 polegadas, com desenho exclusivo trazem ainda mais sofisticação e porte ao modelo. 
 
A vista traseira similarmente baixa e larga é arrematada por uma tampa de porta-malas elevada, lanternas traseiras em LED diferenciadas e as saídas duplas de escapamento.  
 
 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Nova geração do Onix chega maior, mais tecnológica e com motor 1.0 turbo

O Chevrolet Onix estreia uma nova geração com o objetivo de se manter líder em vendas no Brasil. Entre as novidades apresentadas...

13/09/2019 15:09
T-Cross Comfortline 200 TSI Automático, uma boa pedida entre os SUVs menores

Depois da ótima impressão deixada durante a avaliação realizada com o modelo de entrada, o T-Cross 200 TSI, com...

06/09/2019 19:37
Hyundai divulga primeiras imagens oficiais do novo HB20

A poucos dias do lançamento oficial da nova geração do HB20, marcado para 16 de setembro, a Hyundai Motor Brasil divulga em suas...

04/09/2019 11:56
Trekking, a versão aventureira do Argo que vai bem na cidade

Confira a avaliação do Fiat Argo Trekking, o compacto aventureiro da Fiat que vem para brigar com o Onix Active e HB 20X, entre outros compactos vestidos de SUV

11/08/2019 15:53

Últimas Notícias

Carro Express

Renault Kwid Outsider, a versão top do subcompacto que mais vende

Não é à toa que o Renault Kwid vem sendo o preferido dos consumidores que buscam um carro pequeno, com vocação...

15/09/2019 18:04

Esportes

Guarulhos sofre virada em casa e precisa vencer em São José para avançar na 4ª Divisão

O Guarulhos se complicou na 4ª Divisão do Campeonato Paulista, ao perder, de virada, para o Fernandópolis por 2 a 1, no...

15/09/2019 13:14

Cidades

Carro capota e fica destruído no Jardim Vila Galvão

O GuarulhosWeb recebeu imagens de um carro capotado e bem avariado na esquina das Ruas Diogo Botelho com a Princesa Izabel, no Jardim Vila...

15/09/2019 12:17

Policial

Motorista embriagado tenta fugir, mas é pego pela polícia na Rodovia Ayrton Senna

Um motorista que dirigia pela Rodovia Ayrton Senna, altura do KM 28, 5, em Guarulhos, na noite deste sábado, 14/09, por volta das 20h20,...

15/09/2019 10:58