Agricultura: Brasil autoriza importação de uva e alho do Egito

Redação - 15/09/2019 11:13


A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou hoje que, após o Brasil ter conseguido, ontem (14), a abertura do mercado do Egito para produtos lácteos nacionais, o País deverá autorizar a importação de uva e alho egípcios.

Neste domingo, 15, Tereza Cristina se reuniu no Cairo com o ministro da Agricultura e Recuperação de Terras do Egito, Ezz el-Din Abu Steit. Na pauta do encontro também esteve a importação de laranjas pelo Brasil e o envio de caprinos e ovinos para o Egito, medida que, segundo o MInistério, pode beneficiar o Nordeste brasileiro, onde há um centro avançado de pesquisas da Embrapa sobre a atividade, em Sobral (CE).

"Durante muitos anos ficamos fechados, o Brasil agora tem pressa por essa abertura de mercado", disse a ministra em nota distribuída por sua assessoria. Já o ministro egípcio disse que seu país tem a intenção de aumentar as importações de produtos agropecuários brasileiros, bem como incrementar a parceria na área de pesquisa. Os dois países estão revisando protocolo de parceria entre a Embrapa e o Centro de Pesquisas do Egito.

No Cairo, a ministra brasileira participou de seminário com empresários na Federação das Câmaras Egípcias de Comércio. O presidente da Federação das Câmaras Egípcias de Comércio, Ibrahim Al- Arabi, disse, ainda de acordo com a nota, que 11% dos produtos alimentícios consumidos no Egito são provenientes do Brasil. Para ele, é preciso fortalecer a logística e o transporte para ampliar a relação bilateral.

Entre os dias 11 e 23 de setembro, a ministra Tereza Cristina visitará quatro países do Oriente Médio: Egito, Arábia Saudita, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Bolsonaro: reforma administrativa deve ser menos difícil que a tributária

Passada a reforma da Previdência, o presidente Jair Bolsonaro considera que o próximo passo deverá ser a reforma administrativa. Para ele, a proposta...

22/10/2019 22:01
Com risco de alteração, Senado adia conclusão da reforma para quarta-feira

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), cancelou a votação de duas tentativas de alteração na reforma da Previdência, adiando a conclusão da...

22/10/2019 20:53
Reforma de Bolsonaro só não teve aprovação mais rápida que a de Lula

A reforma do governo Bolsonaro demorou 244 dias para ser aprovada pelo Congresso e só não foi mais rápida que a mudança proposta pelo ex-presidente...

22/10/2019 20:48

Últimas Notícias

Política

Vereadores querem interditar Aeroporto de Guarulhos por falta de AVCB

Nesta terça-feira, 22/10, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Guarulhos obteve a...

22/10/2019 21:42

Cidades

Saúde promove o 5º Simpósio de Infecção Relacionada à Assistência

Cerca de 100 pessoas participaram nesta terça-feira, 22/10, do 5º Simpósio de Infecção Relacionada à...

22/10/2019 18:41

Educação

Iniciativa do MEC visa a criação de um banco de dados nacional dos estudantes

Nesta segunda-feira, 21/11, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação do Sistema Educacional Brasileiro...

22/10/2019 18:03