Peugeot 2008 Griffe AT, uma boa e interessante opção entre os SUVs compactos

Ernesto Zanon - Especial para o GuarulhosWeb - 28/09/2019 16:36

autos01 de Guarulhosweb
 
O Peugeot 2008 ganhou um bom espaço no mercado entre os SUVs compactos, ajudando bastante na recuperação da marca no Brasil. Com o lançamento da versão 2020, a Peugeot busca dar garantias em relação a seu modelo, oferecendo revisões por preços acessíveis, reposição de peças e garantindo recompra. Tudo faz parte de uma estratégia de apagar marcas do passado, quando alguns modelos não entregaram exatamente aquilo que os consumidores desejavam, contribuindo para atrapalhar – e muito – a imagem do francês no Brasil.  
 
O GuarulhosWeb avaliou a versão Griffe AT, que vem equipada de série com itens bem interessantes como ar condicionado digital bi-zone; roda de liga-leve 16 polegadas, teto de vidro panorâmico; sensor de chuva e sensor de luminosidade, entre outros itens disponíveis inclusive nas versões mais básicas. Só não é o top de linha porque vem com o motor aspirado 1.6 EC5 VTI, de 118 cv a 5.750 rpm (com etanol). O excelente1.6 THP é uma opção acima.  
 
Interessante citar que este Peugeot se apresenta como uma ótima opção frente a concorrência direta com o VW T-Cross, um SUV compacto de mesmo porte, já que custa por volta de R$ 87 mil bem completo, enquanto o adversário tem preço parecido, mas com câmbio manual, motor 1.0 turbo e com bem menos itens de série.  
 
O Peugeot 2008 ganhou uma nova roupagem, que o deixa mais próximo do visual dos irmãos maiores 3008 e 5008, principalmente na dianteira. A nova grade frontal, emoldurada em acabamento em preto Onyx e verticalizada, traz elementos tridimensionais, enaltecendo o “leão”, símbolo da marca. O novo para-choque frontal aumenta o ângulo de ataque do carro e facilita a superação dos obstáculos nas ruas e estradas de terra. Durante a avaliação, foi possível notar grande facilidade para superar obstáculos urbanos como lombadas e valetas.  
 
O SUV ganhou ainda faróis afilados, com DRL em LED e refletores com lente semielíticas. A robustez da carroceria é reforçada pelo uso da linha de cintura elevada, com pneu 205/60 de rodas de 16 polegadas. Os protetores pretos, agora como item de série para todas as versões, situados na parte inferior da carroceria, se estendem do para-choque dianteiro ao traseiro e dão um tom elegante e esportivo. 
 
A parte traseira mantém sua identidade com o para-choque saliente à carroceria, com a parte inferior em preto Onyx, que reforça a ideia de proteção. Integradas na peça ficam as luzes de neblina e de ré.  A tampa do porta-malas permanece emoldurada pelo teto com ondulação dinâmica. As lanternas traseiras conduzem, flutuando em seu interior, uma identidade visual (que remete às “garras” do leão) iluminadas por LEDs e pelo piso rebaixado do porta-malas, que facilita o seu carregamento. 
 
Durante a avaliação, tanto na cidade como na estrada, o motor 1.6 não deixa a desejar. Bem equilibrado, tem desempenho discreto e conversa muito bem com a a caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas (EAT6). Com quatro modos de condução (drive, eco, sport e sequencial), ele se adapta às mais diferentes necessidades do proprietário, seja para ter respostas mais esportivas do carro, como quando o modo de direção Sport é acionado, ou ainda, ao reduzir o consumo de combustível em situações de trânsito intenso em até 6,5%, no caso da ativação da função “Eco”. 
 
A suspensão dianteira do utilitário esportivo mantém o conjunto tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora. Assim como as traseiras são formadas por travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora. 
 
Assim como nos irmãos maiores 3008 e 5008, já avaliados pelo GuarulhosWeb, o 2008 conta com o conceito inovador e exclusivo Peugeot i-Cockpit®, solução que priviletia o prazer da condução. Ele se destaca por proporcionar um posto de direção mais elevado e intuitivo. O motorista fica completamente integrado ao veículo e com acessos simples a todas as funcionalidades presentes no painel ou no volante do carro.  
 
Os bancos contam com regulagem de altura, profundidade e inclinação, com um formato que gera a sensação de ser abraçado e permite ao motorista ter maior sustentação do corpo, conforto e segurança. À frente, o volante de multifunções com dimensões reduzidas no estilo SportDrive, revestido em couro (na versão Griffe). O painel de instrumentos está estrategicamente posicionado acima do volante, dentro do campo de visão do motorista, o que permite completa visualização de toda a condição do veículo sem que seja necessário tirar os olhos da estrada. 
 
De série desde a versão de entrada, no console central encontra-se o Peugeot Connect Radio de 7”. A central multimídia possui os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay e possibilita o espelhamento do celular. Com essa tecnologia, aplicativos populares de música ou navegação, entre outros, podem ser utilizados com mais facilidade – contanto que já estejam instalados no smartphone do usuário. Uma vez que os aparelhos estejam conectados, as chamadas telefônicas também podem ser feitas por comando de voz ao apertar um botão do volante. Ofreio de mão é no estilo aviador, liberando espaço no posto do condutor graças ao seu formato robusto. 
 
No acabamento, materiais nobres com detalhes cromados que emolduram as saídas de ar condicionado, a central multimídia e as portas, além do acabamento em black-piano. Na versão Griffe avaliada, os bancos contam com revestimento que mistura couro e tecido.  
 
O 2008 conta com distância entre-eixos de 2,54m, aliada na separação dos espaços internos e proporciona aos passageiros do banco traseiro um espaço confortável para as pernas e cabeças. O porta-malas tem capacidade para 402 litros. Com a possibilidade de rebatimento dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.172 litros. 
 
 
O que o 2008 Griffe oferece de série 
 
- dois air-bags laterais;  
- faróis com guia de luz em LED e DRL; 
- controle elétrico para os retrovisores;  
- vidros elétricos dianteiros e traseiros;  
- limitador e regulador de velocidade;  
- volante com comandos integrados;  
- Peugeot Connect Radio de 7", Android Auto e Apple CarPlay integrados;  
- barras de teto na cor Preto Onyx  
- moldura nas caixas de roda. Preço: R$ 69.990,00 
- faróis de neblina;  
- volante revestido em couro;  
- câmera de ré;  
- alarme perimétrico;  
- ar condicionado digital bi-zone;  
- roda de liga-leve 16" Áquila Diamantada; 
- teto de vidro panorâmico;  
- sensor de chuva;  
- sensor de luminosidade. 

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