RESENHA GWEB - Obra prima do cinema, Coringa é para estômago forte

Denis Le Senechal Klimiuc, especial para o GuarulhosWeb - 03/10/2019 10:26

asec de Guarulhosweb
Quem diria que um personagem secundário com tantas versões conseguiria conquistar sua própria obra-prima. Pois esta é a sensação de quem assiste a este “Coringa”, de Todd Phillips. Um filme aterrador, cujas discussões em tela são muito maiores do que as imaginadas para um personagem aparentemente tão caricato. Mas eis que o inimigo número um do Batman chegou lá.
 
Para começar, o filme não é sobre heróis e vilões. É muito mais do que isso. Trata-se de uma viagem alucinante à cabeça de um homem completamente perturbado. Com suas motivações, reais ou não, os questionamentos levantados podem soar até mesmo políticos, na clássica representação da época na qual o filme foi feito, com o propósito aqui abordado. E o tal do objetivo é o que sujeitará o espectador a uma experiência visceral do que a humanidade pode representar.
 
Por isso, se você pretende assistir a este “Coringa”, saiba que não é para estômagos sensíveis. Não é apenas um palhaço que quer espalhar o caos, cortar sua boca perifericamente e rir descontroladamente. Ao contrário, aqui a melancolia ganha tom tão importante quanto as motivações do protagonista. E mais do que isso, resultará em uma sucessão de spoilers, os quais poderão acabar com sua experiência.
 
Pois este é o tipo de filme que questiona a realidade de um homem dentro e fora de seus limites físicos e psicológicos. Este é o tipo de cinema que leva o espectador a questionamentos sobressalentes ao que costuma ver sob uma capa de super-herói. E de nada adiantaria o surpreendente talento do diretor para algo que fuja de suas habituais comédias (“Se Beber Não Case”, por exemplo) se ele não contasse com um ator tão talentoso quanto a premissa do filme.
 
Joaquin Phoenix é um ator seleto, que escolhe a dedo seus papéis, sempre esbaldando-se em talento, mas jamais o celebrando em premiações. Desta forma, aqui o Coringa é levado sob a pele de um ator que não reconhece qualquer limite de interpretação - e o vilão talvez leve, pela segunda vez, a estatueta dourada para seu hall da fama. Mas, se não levar, sabemos que há um filme soberbo que alimenta e destrói a alma ao mesmo tempo, como a mais promissora insanidade pode o fazer.
 
Opinião Gweb
Nota do filme (de 0 a 5): 5
Recomendado? Sim. É uma obra-prima do drama, do terror psicológico e do que um personagem de histórias em quadrinhos consegue ser. Um novo patamar.
Onde assistir: Circuito Cinemas - Shopping Bonsucesso (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308 - Jardim Albertina)
 
Serviço
Coringa
Ano: 2019
País: EUA
Duração: 122 min
Direção: Todd Phillips
Classificação: 16 anos
 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

RESENHA GWEB - ´Doutor Sono´ é presente aos fãs de ´O Iluminado´

Os livros de Stephen King entraram no imaginário popular há muitos anos. Dono de histórias que vão do terror de...

12/11/2019 14:32
RESENHA GWEB - A Família Addams volta sem muita novidade

A onda de nostalgia nos cinemas também está alcançando os filmes infantis, sobretudo as animações, como é o...

01/11/2019 14:53
RESENHA GWEB - 10 anos depois, Zumbilândia volta com muito a mostrar

Desde que estreou, em 2009, ?Zumbilândia? se tornou uma das boas referências da cultura pop quando o assunto é o...

28/10/2019 19:07

Últimas Notícias

Policial

GCMs são presos sob suspeita de matar jovem após briga em bar no Paraventi

Um jovem de 23 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira, 15, após um desentendimento com seguranças de uma casa noturna, no...

16/11/2019 16:12

Economia

Operação em Guarulhos ajuda Sabesp a dobrar lucro no 3º trimestre na comparação anual

Segundo reportagem publicada pela revista Exame, o lucro da Sabesp mais que dobrou no terceiro trimestre deste ano em comparação com o...

16/11/2019 09:27

Esportes

Ginástica rítmica encerra sua participação com duas medalhas

Nesta sexta-feira, 15/11, a ginasta Isabella Harumi garantiu o bronze na disputa das mãos livres e encerrou a participação da...

15/11/2019 20:30