Em pleno Outubro Rosa, paciente com câncer de mama fica sem tomografia no estadual HGG

por Guarulhosweb - 07/10/2019 11:30

cidad01 de Guarulhosweb
A assistente de atendimento Andreia Carmelita Borba trata um câncer de mama há um ano e tinha uma tomografia marcada para a última quarta-feira, 2/10, às 12h, no Hospital Geral de Guarulhos (HGG), de responsabilidade do Estado e administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Porém, ela não realizou o exame, em pleno Outubro Rosa, porque a máquina estava quebrada. 
 
Segundo Andreia, a tomografia estava agendada para o último dia 2 desde o mês passado, quando iniciou o tratamento de radioterapia no HGG. "Mas no dia marcado, às 10h, a equipe do hospital me ligou para dizer que não havia como fazer o exame, pois a máquina estava em conserto e que eu deveria aguardar. Mas eu sou uma paciente oncológica e o câncer não espera", disse em vídeo compartilhado pelo Whatsapp.
 
"A gente fala tanto de Outubro Rosa e de campanhas de prevenção ao câncer de mama, mas a gente não tem amparo do SUS. A máquina está quebrada e agora? Até quando terei que ficar esperando? A gente precisa de um apoio, de uma ajuda com urgência. O que vai acontecer com os pacientes que precisam fazer esta tomografia? Assim como estou desesperada, milhões de pessoas estão na mesma situação", indignou-se a assistente. 
 
Em reportagem exibida pela TV Globo, no último sábado, 5/10, Andreia ligou ao HGG para saber se havia uma previsão para o conserto da máquina. Ela esperou por mais de 10 minutos para ser atendida e a ligação caiu. Na mesma matéria, o repórter afirma que, segundo um funcionário do hospital, o problema com a máquina de tomografia "acontece com certa frequência".
 
À Globo, a Secretaria Estadual da Saúde respondeu que a "manutenção do aparelho está em andamento e que nesta semana já deve estar funcionando". Além disto, a pasta afirmou que o caso de Andreia será tratado com "prioridade, sem prejuízo ao atendimento". O GuarulhosWeb também questionou a Secretaria sobre o problema com o equipamento e a situação de Andreia, porém, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.
 
Atualização às 15h30
 
A Secretaria Estadual da Saúde informou à reportagem que a máquina voltou a funcionar normalmente desde o início da tarde desta segunda-feira, 7/10. 


Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

lourival ferreira costa - 13/10/2019 12:48

Que vergonha po nosso secretário de saúde de guarulhos e po nosso prefeito guti.

Guarulhosweb - 13/10/2019 12:48

O HGG é de responsabilidade do Governo do Estado. Não tem relação alguma com a Prefeitura

Jussara - 09/10/2019 23:19
Prioridade número 1

Há muitos anos este problema nos mamógrafos é relatado. Infelizmente Guarulhos é só mais um. Até qdo pacientes terão q esperar por tratamento digno? Até qdo as autoridades vão esperar p q as denúncias desapareçam?


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Em quatro anos Guarulhos diminui mais de 9% o número de casamentos

O amor está no ar? Para muitos que acompanham as redes sociais e os inúmeros compartilhamentos de cerimônias de casamento, sim....

23/10/2019 17:00
Nossa meta é reduzir espera para 30 dias, diz Guti sobre aplicativo para agendamentos de consultas médicas

A Prefeitura de Guarulhos apresentou nesta quarta-feira, 23/10, no auditório do Paço Municipal, o aplicativo Saúde Guarulhos....

23/10/2019 16:06
9ª Tattoo Week começa neste sábado em São Paulo

Este ano, o foco da maior convenção de tatuagem do mundo será a saúde. A organização espera empoderar o...

23/10/2019 16:00

Últimas Notícias

Economia

Prefeitura alerta população sobre cuidados na compra de imóveis

Muita gente tem dúvidas na hora de comprar um imóvel sobre quais documentos solicitar e onde procurar informações. Afinal,...

23/10/2019 18:02

Cidades

Alunos da EPG Graciliano Ramos encenam adaptação de obra infantil

O teatro do CEU Ponte Alta recebeu no último domingo, 20/10, a apresentação teatral “Quem tem medo do medo?”, do...

23/10/2019 17:38

Cidades

Prefeitura prepara cemitérios municipais para o Dia de Finados

Nesta semana, os quatro cemitérios municipais de Guarulhos tiveram as obras de zeladoria (roçagem, capina, pintura de guias e poda de...

23/10/2019 17:18