Alunos da EPG Edson Malecka conhecem o Parque Ecológico do Tietê

por Guarulhosweb - 09/10/2019 11:06

cidad01 de Guarulhosweb
Na manhã desta terça-feira, 8/10, mais de 160 alunos da EPG Edson Nunes Malecka aproveitaram encantados a viagem de trem até o Parque Ecológico do Tietê, localizado na zona leste da Capital.A viagem teve início na estação Guarulhos-Cecap, linha 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e o desembarque na estação Engenheiro Goulart, em São Paulo.
 
Gestores e professores da unidade escolar aproveitaram a programação da Semana da Criança para proporcionar muita animação para os alunos. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a nova estação de trem da cidade, inaugurada em 2018, além de fazer um delicioso piquenique no parque.
 
O passeio integra ações do projeto “Guarulhos, suas tradições e contradições”, desenvolvido pela escola desde agosto. O projeto também envolveu estudos sobre a história dos bairros Jardim Ponte Alta e Lavras, dentre diversos locais da cidade.
 
“O passeio turístico contribui para o roteiro do nosso trabalho, pois além de abordar práticas pedagógicas lúdicas por meio das brincadeiras no parque, trata da importância do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e a utilização do trem como meio de transporte público para se chegar até ele”, explica a coordenadora pedagógica da EPG Edson Malecka,Rosana da Silva Ferreira dos Santos.
 
Ao longo do percurso, os alunos observaram a paisagem com muito entusiasmo. “As crianças amaram, só de verem rapidamente o ônibus do Corinthians já foi o máximo, ainda mais porque a maioria não tinha tido a experiência de passear de trem antes”, relatou a professora Jéssica Elias de Azevedo.
 
Enquanto conversava com o amigo sobre as brincadeiras de que mais gosta, o aluno Davi Moura, do 2º ano, revelou sua preferência na hora de brincar.“O campo é a melhor parte do parque, mas empinar pipa também é muito legal”, vibrou o menino.
 
Piquenique e diversão garantida
Na hora do piquenique, a turma do 3º ano da professora Jacqueline Lopes se desdobrou em puro entretenimento e muita união, dividindo o lanche entre eles. “Os alunos são bem organizados e os pais muito dedicados, o que facilita o trabalho que desenvolvemos em sala de aula.Nós trabalhamos as lendas de Guarulhos, falamos da Casa da Candinha, patrimônio histórico e cultural da cidade, e enfatizamos a importância do aeroporto e das novas estações da CPTM para o desenvolvimento de Guarulhos. E ainda tem muito mais”, lembrou Jacqueline.
 
“É minha primeira vez no parque e me apaixonei”, contou o aluno Pablo Eduardo dos Santos. Seu amigo Lucas já conhecia o espaço. “Eu vimao Parque Ecológico do Tietê, mas hoje é diferente, pois meus amigos estão todos juntos, aí é muito mais divertido”, contou.
 
A professora do 5º ano, Deayse Cangussu, falou sobre o envolvimento dos alunos com o projeto. “Em nossa turma discutimos diversos assuntos, como o ciclo do ouro desde a época indígena, a sua colonização, que culminará numa maquete”. A professora destacou ainda as peças teatrais elaboradas pelas próprias crianças sobre o tema e valorizou a inciativa da gestão de dar importância ao transporte público, que é o meio de transporte do futuro para essa geração.
 
“O passeio é muito importante para que os alunos conheçam o trem e como é a rotina de milhares de adultos diariamente”, reiterou a professora Priscila Correia.
 
Ao todo, cerca de quinze adultos, entre professores, estagiários e colaboradores da CPTM, acompanharam as crianças. As demais turmas da unidade escolar também realizaram visitas aos zoológicos de São Paulo e de Guarulhos.
 
 
 


Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

jose lima - 10/10/2019 08:15
PARABENS

É isso ai, galera do Maleka. Parabéns a direção e professores. Com certeza se houvesse possibilidade fariam este tipo de aula, varias vezes ao ano.É um aprendizado total e com muita interação social. Valeu. Os outros tantos alunos devem ter ficado ansiosos para estarem neste passeio... Valeu


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Em quatro anos Guarulhos diminui mais de 9% o número de casamentos

O amor está no ar? Para muitos que acompanham as redes sociais e os inúmeros compartilhamentos de cerimônias de casamento, sim....

23/10/2019 17:00
Nossa meta é reduzir espera para 30 dias, diz Guti sobre aplicativo para agendamentos de consultas médicas

A Prefeitura de Guarulhos apresentou nesta quarta-feira, 23/10, no auditório do Paço Municipal, o aplicativo Saúde Guarulhos....

23/10/2019 16:06
9ª Tattoo Week começa neste sábado em São Paulo

Este ano, o foco da maior convenção de tatuagem do mundo será a saúde. A organização espera empoderar o...

23/10/2019 16:00

Últimas Notícias

Economia

Prefeitura alerta população sobre cuidados na compra de imóveis

Muita gente tem dúvidas na hora de comprar um imóvel sobre quais documentos solicitar e onde procurar informações. Afinal,...

23/10/2019 18:02

Cidades

Alunos da EPG Graciliano Ramos encenam adaptação de obra infantil

O teatro do CEU Ponte Alta recebeu no último domingo, 20/10, a apresentação teatral “Quem tem medo do medo?”, do...

23/10/2019 17:38

Cidades

Prefeitura prepara cemitérios municipais para o Dia de Finados

Nesta semana, os quatro cemitérios municipais de Guarulhos tiveram as obras de zeladoria (roçagem, capina, pintura de guias e poda de...

23/10/2019 17:18