Vítimas de imigração ilegal passavam por Guarulhos antes de jornada perigosa

Reprodução TV Globo - 31/10/2019 14:45

policial de Guarulhosweb
Uma operação da Polícia Federal, junto com a Agência Norte-Americana de Imigração, prendeu nesta quinta-feira, 31/10, em São Paulo um homem, considerado o maior contrabandista de imigrantes do mundo. Outras sete pessoas foram presas suspeitas de participar da organização criminosa que levou ilegalmente quase 200 pessoas da Ásia para os Estados Unidos passando pelo Brasil. O primeiro destino dos imigrantes era o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. As informações foram divulgadas pela TV Globo.
 
A polícia acredita que Saifullah Manun é o maior contrabandista de pessoas do mundo. Ele tem permanência de refugiado e mora há 6 anos no bairro do Brás na região central de São Paulo.
 
Manun é dono de uma agência de turismo e de um mercado no Brás, e tem diversas empresas que ele contratava em nome de terceiros, além várias contas em nome de terceiros também.
 
Cinco imigrantes que estavam presos foram resgatados nesta operação. Ao todo oito mandados de prisão e 18 de busca e apreensão foram cumpridos numa grande operação contra a imigração ilegal e lavagem de dinheiro que envolveu 20 países das Américas.
 
Os imigrantes partiam de países como Afeganistão, Bangladeche, Índia, Nepal e Paquistão, chegavam ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, de onde seguiam para o Acre. Lá começava uma longa e perigosa jornada feita de ônibus, barco e a pé por Peru Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, El Salvador e Guatemala.
 
A etapa final de coiotes e imigrantes era cruzar a fronteira do México e entrar nos Estados Unidos. Mortes e maus tratos aconteciam pelo caminho, segundo a investigação.
 
Os investigadores trabalhavam no caso desde maio em colaboração com a Agência Norte-Americana De Imigração e a Polícia Federal l. No Brasil, de 2014 para cá, a quadrilha faturou. A quadrilha teria movimentado mais de US$ 10 milhões.
 
Os criminosos providenciavam documentos falsos de viagem como passaportes, vistos e cartas de tripulantes marítimos. Com autorização da Justiça a polícia quebrou sigilos bancários e fiscal, fez interceptações telefônicas, de e-mail e bloqueou 42 contas bancárias. Segundo a Polícia Federal, o Brasil sempre foi rota de imigração ilegal, mas a operação mostra que esse tipo de crime aumentou e mudou.
 
"Eles utilizariam como método para a introdução desses estrangeiros no território nacional a legislação de refúgio, solicitações de refúgio que eram feitas por esses imigrantes que tinham por objetivo de ingressar no país e migrar posteriormente, com a ajuda desse grupo para os Estados Unidos”, diz o delegado da PF Marcelo Ivo de Carvalho.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Polícia procura suspeito de matar namorado de sua ex em Cumbica

A Polícia Civil procura um homem de 59 anos, suspeito de matar a tiros Victor de Oliveira, de 34, na madrugada do dia 1º/11. A...

14/11/2019 11:40
Polícia Federal apreende peças de roupa engomadas com cocaína

A Polícia Federal (PF), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos,  prendeu na tarde da quarta-feira, 13/11, um...

14/11/2019 10:00
Mulher com histórico de agressões se revolta e destrói cadeiras na UPA São João

Outro caso de uma usuária da rede de saúde destruindo equipamentos públicos foi registrado em Guarulhos. Depois da mulher que...

14/11/2019 07:39

Últimas Notícias

Variedades

Prefeitura promove mostra de música autoral do Conservatório de Guarulhos

Valorizar a produção autoral, revelar talentos da cidade e propiciar a oportunidade para jovens músicos são alguns dos...

14/11/2019 14:38

Economia

Ciet oferece vagas de emprego para motorista de caminhão

O Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (Ciet), órgão da Secretaria Municipal do Trabalho que busca reinserir o munícipe...

14/11/2019 14:23

Esportes

Guarulhos conquista sua primeira medalha nos Jogos Abertos

O primeiro pódio de Guarulhos nos Jogos Abertos do Interior veio na noite desta quarta-feira, 13/11, na ginástica rítmica. A...

14/11/2019 14:15