Secretaria de Educação discute igualdade racial dentro do Novembro Negro

por Guarulhosweb - 07/11/2019 14:37

cidad01 de Guarulhosweb
Nesta quarta-feira, 6/11, coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino participaram de mesa-redonda com o tema “A desnaturalização do olhar para a promoção da igualdade racial e os impactos da lei 10.636/2003 na educação brasileira”, no Adamastor Centro. A iniciativa da Secretaria de Educação integra as ações do Novembro Negro 2019 promovidas pela Prefeitura de Guarulhos. O evento contou com exposição de artes e palestras sobre a importância de contemplar o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas unidades escolares, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
 
Para Patrícia de Silva Matildes, chefe de divisão técnica de Políticas para Diversidade e Inclusão Educacional, o tema visa a ampliar a discussão e fortalecer a luta contra o racismo nos espaços educacionais. “Pensando em ressignificar o nosso olhar como profissional, como cidadão no nosso município, é de grande relevância a discussão acerca da lei 10.636 nas escolas, além do diálogo e reflexão com as crianças a fim de potencializar nossa prática dentro da discussão racial”, destacou.
 
A programação contou com a participação dos palestrantes Cleber Santos Vieira e Marina Pereira de Almeida Mello, ambos professores da Unifesp. Por meio do tema “Coordenação pedagógica e educação para as relações étnico-raciais, um lugar estratégico”, Cleber abordou a importância de conhecer a história da população negra do Brasil, mostrando dados estatísticos, experiências eas lutas por uma sociedade mais justa e igualitária, sobretudo no espaço pedagógico, considerando o papel transformador dos educadores.
 
Na sequência, a palestra “Não sou escrava da escravidão que escravizou meu país: sobre abolição e insurgências”, Marina falou sobre o processo de escravidão por meio de imagens de livros didáticos, conteúdo apresentado historicamente para os alunos, e suas experiências como professora,com as percepções das crianças em relação ao ensino das relações étnico-raciais.
 
A palestra contou ainda com a apresentação do vídeo Quanto Vale ou é por Quilo, do diretor Sérgio Bianchi, baseado em documentos oficiais do estado do Rio de Janeiro, por meio de recortes do século XVIII e os tempos atuais. De forma alternada, o filme retrata os instrumentos utilizados como castigos para os escravos, tais como a máscara de folha de flandres e o tronco, que ocorria após a sua captura, dentre outros meios de sofrimento e forças desiguais.
 
FND Graffiti Art
Durante o evento, o público pôde apreciar as obras da série Todo Dia é Preto, Não só Novembro, produzidas por meio de tinta acrílica e spray, do artista plástico guarulhense Fernando Manuel da Silva, mais conhecido como FND Graffiti Art.Repleta de expressividade, a arte retratada nos olhares envolveu os participantes.
 
“Eu gosto de retratar os rostos de pessoas, que revelam os sentimentos, momentos de alegria e sofrimento”, explicou FND sobre o colorido de suas obras e expressão nos olhares. O artista pertence ao Núcleo Cultural Pimentas e contribui periodicamente com os coletivos Somos a Mídia e Movimento Popular Cultura Ativa. 
 
Mostra Afro-Brasil
O projeto Literalmente Isso apresentou a mostra Afro-Brasil, que conta com a Árvore Baboá repleta de folhas com curiosidades, lendas africanas, além do passo a passo para construção de bonecas abayomi. A árvore foi construída pelos artistas e servidores da Prefeitura de Guarulhos Antonio Donizeti Vaz de Azevedo, o Cabelo, e Marly Akemi Soga Alves, que juntos realizam um trabalho primoroso a partir do uso de materiais como papel, papelão, argamassa e tinta.
 
As árvores baobás são nativas de Madagascar, das savanas da África, e parecem ter sido plantadas de cabeça para baixo devido a seus galhos lembrar raízes e permanecer por durante muito tempo sem folhas. Essas espécies são bem grandes, podendo alcançar até 25 metros de altura.
 
Neste ano, as Escolas da Prefeitura de Guarulhos Deucélia Adegas Pera, Dolores Gilabel Hernandes Pompêo e Milton Luiz Ziller também recebem a exposição.
 
 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Operação da PRF registra uma morte na Fernão Dias durante o feriado

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço da Operação Nacional Proclamação da República,...

18/11/2019 12:02
Tombamento de caminhão interdita faixa da Dutra e causa lentidão de quase 3 km

Um caminhão tombou na manhã desta segunda-feira, 18/11, no KM 215, 5 da Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro, em Guarulhos....

18/11/2019 09:12
Acidente grave deixa quatro feridos na Fernão Dias; uma vítima teve parada cardíaca

Um grave acidente entre um caminhão e um carro de passeio deixou quatro pessoas feridas na altura do KM 90 da Fernão Dias, sentido...

17/11/2019 12:26

Últimas Notícias

Cidades

Intervenção da Sabesp afeta abastecimento de água em 6 bairros nesta terça-feira

A Sabesp informa que no dia 19/11 (terça-feira) realizará uma intervenção programada no sistema de...

18/11/2019 18:09

Esportes

Guarulhos vence Osasco e conquista a medalha de bronze nos Jogos Abertos do Interior

O time masculino sub-20 do Guarulhos, representado pela equipe do Flamengo, venceu o Osasco/Audax, por 2 a 1, na tarde desta segunda-feira, 18/11, e...

18/11/2019 17:45

Cidades

Homem é atropelado por ônibus no Bom Clima e socorrido com fratura exposta ao HGG

Um homem de 47 anos foi atropelado por um ônibus na Avenida Tiradentes, sentido bairro, altura do 3792, no Bom Clima, às 14h37 desta...

18/11/2019 17:26