Confira dicas para o segundo dia de prova do Enem

por Guarulhosweb - 08/11/2019 13:18

educa01 de Guarulhosweb
No próximo domingo, 10/11, acontece o segundo dia de prova do Enem 2019. Para os estudantes este é o momento de se concentrar e se preparar para mais uma maratona. Confira agora dicas para se preparar para as 90 questões e o que você não deve esquecer no dia da prova. 
 
Segundo o Guia do Estudante, é importante avaliar o resultado da primeira prova e traçar uma estratégia para o segundo dia. Além do controle emocional o estudante precisa entender o que pode ter atrapalhado durante a realização do exame, como a má administração do tempo, por exemplo.
 
“A partir dessa análise, estabelecer uma estratégia para alterar o que pode ser alterado, por exemplo, maior controle do tempo ao longo da prova para não ser surpreendido no final; foco nos estudos dos conteúdos que cairão na segunda prova; manutenção da rotina de estudos, para que isso não implique no aumento do nervosismo”, aconselha a psicóloga Bárbara Souza, do Anglo Vestibulares. Mas tudo isso, é claro, dentro do que for possível fazer em uma semana. 
 
A psicóloga Rafaela Mugnaro, da Oficina do Estudante, lembra que é preciso ter em mente também que você não pode fazer nada para mudar seus resultados do primeiro dia, então é importante focar apenas em pensamentos que podem ser úteis para melhorar seu desempenho na próxima prova. 
 
Dicas
O Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), destaca dicas essenciais para o momento da prova.
 
O que fazer na véspera da prova?
É preciso relaxar para se livrar da ansiedade e descansar a mente. Durma cedo e esqueça os estudos, você já se preparou antes, nada de estudar na véspera.
Programe-se para chegar na hora: É muito importante chegar com antecedência, assim, verifique onde realizará a prova, como chegar até o local e o meio de transporte que utilizará.
Deixe separado tudo que precisará levar para a prova, assim, não correrá o risco de esquecer nada.
 
O que levar para a prova? 
Caneta esferográfica PRETA com tubo transparente;
Documento oficial de identificação com foto (identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho e/ou passaporte);
Comprovante de inscrição (acesse o site do ENEM).
OBS: A carteira de estudante não é considerada como documento oficial.
 
O que não levar? 
Caneta em que o tubo não é transparente, lápis, borracha, bloco de notas, boné, gorro, calculadora, celular ou quaisquer aparelhos eletrônicos, relógio, óculos escuros, dentre outros.
O indicado é comparecer na prova somente com o documento, caneta preta com tubo transparente e o comprovante de inscrição, para evitar problemas.
Caso leve celular ou qualquer outro objeto proibido pelo edital, esses ficarão dentro de sacos plásticos fechados que serão cedidos pela organização da prova.
 
O que fazer no dia? 
Chegue cedo! Muitas pessoas estarão se dirigindo aos locais para realização da prova, por isso, saia de casa com antecedência para evitar atrasos;
Certifique-se de que pegou todo material separado no dia anterior para que não tenha problemas de acesso ao local da prova;
Alimente-se bem. Porém, prefira alimentos leves e que já esteja habituado a consumir. Alguns alimentos são indigestos e laxativos, evite-os;
Vá com roupas confortáveis;
Mantenha-se concentrado e calmo, para que consiga lembrar de todo o conteúdo estudado;
Fique atento às regras e não as infrinja;
Não esqueça de assinar a prova;
O caderno de questões é seu, portanto, utilize de modo que o auxilie, você pode grifar os trechos mais importantes ou eliminar questões que considere incorretas.
Após a prova, confira o gabarito e se prepare para a próxima etapa!
Priorize as questões mais fáceis!
No momento da prova, realize primeiro as questões que considere mais fáceis para garantir seus acertos e uma nota mais alta na média final.
Não perca muito tempo nas questões difíceis
Uma das dicas que já citamos é de cronometrar o tempo para se preparar para a realização da prova. Portanto, se perdermos muito tempo na realização de uma questão, logo, impactaremos no tempo das demais.
 
“Chutar” ou não as questões?
Caso realmente não saiba a resposta, é mais indicado chutar do que deixá-la em branco.
Caso você acerte e o sistema identifique que foi no “chute” a nota será mais baixa, porém, receberá alguma pontuação.
 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Terminam nesta quarta-feira as inscrições para o Prêmio Capes Talento Universitário

As inscrições para o 1º Prêmio Capes Talento Universitário foram prorrogadas para até 23h59 desta quarta-feira,...

13/11/2019 15:20
Eniac se une a Parceiros da Educação e investe R$ 1 milhão em escola no Pimentas

O Centro Universitário Eniac, referência em inovação e tecnologia, por meio do seu braço social Eniac Innovation,...

11/11/2019 18:58
Grupo responsável pela UNG registra queda de 35,5% no 3º trimestre de 2019

O grupo Ser Educacional, responsável pela Universidade de Guarulhos (Ung), teve aumento de despesas operacionais e piora do resultado...

08/11/2019 15:27

Últimas Notícias

Cidades

Exposição destaca a importância da mulher na sociedade mundial

Entre os dias 24 de novembro e 12 de janeiro de 2020, diariamente das 8h às 22h, o salão de exposições do Adamastor Centro...

14/11/2019 11:47

Policial

Polícia procura suspeito de matar namorado de sua ex em Cumbica

A Polícia Civil procura um homem de 59 anos, suspeito de matar a tiros Victor de Oliveira, de 34, na madrugada do dia 1º/11. A...

14/11/2019 11:40

Cidades

Artistas de Guarulhos são destaque no Revelando São Paulo 2019

Artistas guarulhenses são mais uma vez destaque na abertura da programação do Revelando São Paulo 2019, que aconteceu...

14/11/2019 11:24