Obra do monotrilho anunciado por Doria no aeroporto de Guarulhos atrasa dois meses

Foto: Adriano Vizoni / Folhapress - 30/11/2019 10:56

cidad01 de Guarulhosweb
Dois meses após o prazo acordado para o início da construção de um monotrilho leve entre a estação Aeroporto da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) e os três terminais de embarque do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, as obras ainda não começaram. A construção foi anunciada em maio pelo governador João Doria e pelo governo federal e a concessionária GRU Airport. A promessa é que a ligação esteja pronta até maio de 2021.
 
De acordo com a concessionária, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) solicitou a prorrogação do prazo de entrega das propostas dos projetos para dezembro deste ano. A informação é do jornal Folha de SP.
 
A estação mais próxima ao aeroporto fica do outro lado da rodovia Hélio Smidt e exige que passageiros atravessem uma passarela e peguem um ônibus até os terminais do aeroporto.
Pelo novo modelo, o passageiro que chegar à estação Aeroporto da CPTM atravessará uma passarela já existente e embarcará em uma espécie de monotrilho mais leve (automated people mover). O veículo terá três paradas, uma em cada um dos terminais do aeroporto. 
 
Segundo o mapa apresentado pelos governos federal e estadual, a estação diante do Terminal 1 deverá ficar na área onde hoje ocorre o embarque e desembarque dos carros. No Terminal 2, a parada deverá ser entre as alas A e B. No terminal 3, internacional, a estação deve ficar próximo ao prédio do estacionamento do aeroporto. 
 
A GRU afirma que o plano proposto não compromete o funcionamento do aeroporto nem os planos de expansão.
 
O percurso até o Terminal 3 é de 2,6 km, num deslocamento que deverá ser de cerca de seis minutos. A via terá dois trens com capacidade para transportar 2.000 passageiros por hora num mesmo sentido. Hoje, os ônibus entre a estação da CPTM e o aeroporto carregam cerca de 2.600 pessoas ao dia.
 
A criação dessa ligação era um acordo informal entre o governo do estado e a concessionária do aeroporto, GRU Airport, desde ao menos 2012. Após o recuo da empresa, a estação da CPTM foi entregue com a ligação com os terminais feita por ônibus.
 
No começo do ano, duas semanas após o assumir o cargo, o governador João Doria (PSDB) chamou a falta de uma estação em Cumbica de “bizarra”. "Não faz sentido transporte público que não leva até o aeroporto. É tão bizarro que é difícil acreditar que isso tenha sido feito no estado de São Paulo", disse, em entrevista.
 


Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Edinaldo Machado - 02/12/2019 20:24
Total incopetencia de gestão

Está linha de trem para o aeroporto e um exemplo da incopetencia de gestão pública e das sangue sugas que são as empresas concecionarias de serviço no Brasil.
Gostaria de saber porque a estação ficou a está distância do aeroporto.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Projeto de lei pode viabilizar a construção da Arena Multiuso de Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos enviou à Câmara Municipal, na última quinta-feira (5), o projeto de lei 3.821/2019, que autoriza a...

09/12/2019 18:09
Mais de 10 mil pessoas celebram os 459 anos de Guarulhos em grande festa no Bosque Maia

Árvore de Natal iluminada, cantata, apresentações musicais, concerto de estreia da Gru Sinfônica e celebração...

09/12/2019 18:06
Casamento comunitário LGBTI celebra a união de 19 casais

No último domingo (8), 19 casais LGBTI puderam oficializar a sua união em uma cerimônia realizada no Clube Recreativo, no centro...

09/12/2019 17:02

Últimas Notícias

Policial

Balão cai em avião da Latam no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Um balão caiu sobre um avião no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na manhã deste domingo, 8/12. Um vídeo com o...

09/12/2019 21:03

Policial

Falso motorista de aplicativo é preso após tentativa de estupro no Bonsucesso

Um homem de 33 anos, que se passava por motorista de aplicativo, foi detido na tarde desta segunda-feira, 09/12, após uma tentativa de estupro...

09/12/2019 19:20

Cidades

Última edição de 2019 do programa Você na Prefeitura acontece neste sábado no Cabuçu

A EPG Vereador Faustino Ramalho, localizada no Cabuçu, recebe no próximo sábado (14) a última edição do...

09/12/2019 18:52